A era da Telemedicina, e suas vantagens .

Telemedicina
Telemedicina continua pós Covid

Por mais que o número de casos de Covid esteja diminuindo, muita  gente ainda se preocupa com o  vírus. Um costume que ainda continua e  da consulta virtual que  abriu uma exceção na rotina das consultas médicas.  A telemedicina foi autorizada pelo Ministério da Saúde – em caráter de emergência  em 15 de abril de 2020,

Desde então, o número de teleconsultas disparou. Segundo dados da APM (Associação Paulista de Medicina) 82,65% dos médicos paulistas afirmam que já utilizaram ferramentas tecnológicas para auxiliar os pacientes

A visão de médicos

Além de ser positivo para os pacientes, a telemedicina também pode ser benéfico para profissionais de saúde. A pesquisa da Demanda sobre o tema foi realizada, de forma qualitativa, com médicos de diferentes especialidades. É quase unânime o testemunho de que estão sobrecarregados.

A exposição a maiores riscos de contágio pelo coronavírus e o atendimento a pacientes contaminados fazem com que fiquem emocionalmente expostos diante de toda a situação vivida. Outros desafios citados pelos médicos no levantamento são jornadas extensas para estudar e se apropriar de todo conhecimento que o enfrentamento ao vírus requer, além de problemas estruturais e condições inadequadas em seus locais de trabalho. Por isso que a telemedicina e essencial ate nos dias de hoje

 

Como funciona o atestado médico virtual?

O paciente por sua vez, recebe seu atestado de maneira prática e simples. Por meio de um link via SMS, WhatsApp ou e-mail, o usuário tem em suas mãos os dados fornecidos pelo profissional da saúde. Essas informações ficam armazenadas em um sistema baseado em nuvem e podem ser consultadas a qualquer momento. Para apresentar o documento no ambiente de trabalho, o empregador recebe o atestado da mesma forma. A empresa ainda pode consultar a validade do certificado e a veracidade do médico prescritor.

 

Benefícios do atestado médico digital

Um dos principais ganhos proporcionados por este serviço é a agilidade de processos e a comunicação entre médico, paciente e gestor . A segurança promovida pelo armazenamento em nuvem é outro ponto importante com relação aos benefícios, uma vez que evita rasuras ou que o atestado seja perdido ao longo do tempo. Além disso, o formato digital proporciona mais legibilidade, solucionando um problema comum nos consultórios em relação ao entendimento da grafia dos médicos.

O atestado digital contribui ainda para evitar fraudes e falsificação de atestados, assegurando tanto para a empresa como para o funcionário a veracidade do atendimento e da qualificação do profissional para recomendar o afastamento do convívio temporário de outras pessoas ou atividades.

Além disso, para facilitar o dia a dia dos médicos e ainda garantir total segurança ao paciente, o Conselho Federal de Medicina liberou o uso de plataformas online para a emissão de prescrições e atestados médicos digitais. O serviço surge como alternativa para também auxiliar a comunicação entre funcionários e empregadores, que passam a conseguir apresentar o documento para as empresas mesmo à distância.

 

Benefícios do consultório online

Digitalizar o consultório e investir nessas ferramentas traz retornos financeiros por uma série de fatores como:

  •   Ampliação da capacidade de atendimento;
  •   Oportunidade de fortalecimento de vínculo com o paciente/fidelização do cliente;
  •   Otimização do tempo até então gasto com processos burocráticos;
  •   Melhor organização de processos;
  •   Possibilidade de utilização da telemedicina para emissão de laudos de exames.

No atendimento, o médico e o paciente se comunicam por meio de:

  •   chamada de vídeo,
  •   troca de mensagens de texto;
  •   áudio;
  •   ligação de telefone.

 

Assim como em uma consulta presencial, o profissional pergunta qual o motivo da procura do paciente pelo serviço de saúde, quais são os sintomas dele, como é o histórico familiar.

Além disso, e se necessário, envia os pedidos de exames ou receitas de medicamentos (também por meio online).

Geralmente, os centros de saúde utilizam plataformas de software para o atendimento de videoconferência.

Então, tanto o médico quanto o paciente entram em um sistema médico online que direciona ambos para um “espaço virtual” onde poderão se comunicar.

A telemedicina, além de tudo, permite que os exames sejam avaliados e laudados por profissionais de qualquer parte do Brasil.

É uma facilidade que faz com que, por exemplo, um paciente da Bahia consiga a avaliação de um médico com maior conhecimento na área x, mas que reside e atende em São Paulo.

É claro que não basta saber o que é telemedicina, também é fundamental se adequar às regulamentações.

Dessa forma, saiba que a Medicina a distância é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Sendo assim, é de responsabilidade desta autarquia, criar e impor normas, padrões e limites de atendimento médico remoto.

O Conselho também ressalta que todo o atendimento precisa ser feito de modo a proteger os dados pessoais do paciente (coleta e armazenamento) e, ao mesmo tempo, com adequação do sigilo médico.

Agora que você já sabe que  a telemedicina vem crescendo e suas vantagens, chegou a hora de escolher um plano de saúde.

A Help tem os melhores planos e que também atende por telemedicina !

Entre em contato com a gente e saiba mais.

E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br

WhatsApp:  Marcela Rodrigues    

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *