Coworking: O que é, como funciona e 5 vantagens para seu negócio

Coworking

O conceito dos escritórios compartilhados, Coworking é uma ideia que agrada a muitos negócios, principalmente as startups que têm encontrado nesse estilo flexível de trabalho uma forma de economia, troca de experiências e crescimento consistente de suas empresas.

No Brasil, o Coworking existe desde 2005 e em 2019, o crescimento nesse nicho foi de 25% em relação ao ano anterior. Com a pandemia em 2020, o mercado teve um encolhimento de 8,24 bilhões de reais, mas a partir de 2023, a estimativa é que haja uma recuperação, batendo a casa dos R$ 11,52 bilhões.

Se sua empresa está crescendo e pensa em alugar um escritório, é hora de refletir sobre a ideia de investir em um Coworking. Confere como funciona e as vantagens que seu negócio terá apostando em um escritório compartilhado.

O conceito dos escritórios compartilhados

Pequenos negócios e empresas individuais podem se beneficiar muito com a ideia de um Coworking. Coworking é um escritório compartilhado e um ambiente onde freelancers, pequenos empreendedores e empresas de pequeno porte colaboram dividindo o espaço e seus custos.

Coworking é mais que apenas um escritório compartilhado, mas um conceito que abrange vários estilos de trabalho, que visa desenvolver negócios, pessoas e grupos a empreender e tornar empresas mais participativas e colaborativas.

O espaço abrange desde empresas para uma única pessoa, até para 2, 3 e mais funcionários, contando com estrutura de um escritório comum, porém, de uso compartilhado. Ou seja, o escritório compartilhado é um ambiente cedido por aluguel ou horas de uso que uma empresa dispõe para outras empresas.

Como funciona o Coworking?

Coworking

O Coworking é um espaço físico que oferece um ambiente para profissionais e empresas usarem de forma independente. O profissional ou empresa que faz uso desse espaço, pode alugar o que será utilizado por algumas horas ou até mensalmente.

Dependendo do tamanho do Coworking, é possível ter uma sala própria e quanto maior o escritório compartilhado, é possível aluguel mais salas e ter salas de reuniões privadas.

O escritório compartilhado é uma ótima opção de uso para profissionais que não tem um escritório em um lugar privilegiado e quer investir na utilização de um espaço em um endereço mais badalado, corporativo e até mesmo para fazer atendimentos de clientes, por exemplo.

Para pessoas que estão economizando ou trabalham sempre home office, usar este ambiente é uma boa ideia de diversificação e para fazer reuniões com um toque mais profissional.

As 5 vantagens que o Coworking oferece para seu negócio

 

    1. Um endereço para chamar de seu

Quem aluga o Coworking para uso recorrente, pode colocar aquele endereço em seus cartões de visita e no site da empresa. É uma maneira de tornar o negócio mais profissional;

    2. Flexibilidade para ir e vir

O bom do Coworking, principalmente para quem trabalha sem vínculo de aluguel, é trabalhar quando estiver em uma reunião importante ou quiser interagir, já que o trabalho home office pode ser muito solitário, mas voltar para o escritório em casa em dias chuvosos ou trânsito mais carregado. Com o escritório compartilhado, você tem total flexibilidade de como, onde e quando quer trabalhar;

    3. Regras de Convivência

Para muitos, esse ponto pode ser algo negativo, mas em qualquer lugar é preciso ter regras de convivência para evitar conflitos e em um coworking não é diferente. Essas regras alinham as responsabilidades e os pontos para que todos possam conviver em harmonia e não haver nenhuma animosidade num ambiente que abrange várias empresas diferentes;

    4. Você pode fazer novos negócios

Coworking

A interação com outras pessoas, pode ir além da amizade e formar novas parcerias de negócios. Não são poucas empresas que começam a trabalhar juntas, após se conhecerem num coworking. Portanto, além de fazer amigos, é possível fazer sua empresa crescer conhecendo outras empresas e trocando serviços entre si;

    5. Ótimo custo-benefício

Investir em Coworking mensalmente ou algumas vezes por mês não é caro e pelos benefícios que oferece se torna algo muito vantajoso. Internet de alta velocidade, estrutura empresarial com cadeiras, bancadas e até sala de reunião privativa, são alguns dos pontos que fazem o escritório compartilhado ser uma opção a considerar.

 

Help Technology: Soluções digitais para empresas Coworking

Independente do estilo de Coworking que sua empresa possui, ela deve dar atenção especial a sua marca, como é feito seu trabalho e garantir que o negócio continue crescendo, e para isso, a Help Technology pode te ajudar nesse processo.

A Help tem o foco no seu sucesso e estabilidade no mercado, com serviços especializados em Autoridade do seu negócio, o Design e a Presença online de sua empresa e todo Marketing Digital para ganhar mais visibilidade no mercado.

Entre em contato em nosso WhatsApp 4746-8556 e veja esta e outras soluções que a Help pode fazer por você e seus negócios.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *