Facetas dentárias: 10 Mitos e Verdades sobre a técnica que deixa os dentes perfeitos

facetas

Os brasileiros são famosos pelo seu cuidado com a saúde bucal e estética dos dentes, e a cada ano que passa, técnicas ainda mais modernas surgem para garantir o sorriso perfeito. É o caso das facetas dentárias, que chegaram dando o que falar.

Engana-se quem pensa que o cuidado com os dentes é apenas estético. Além de melhorar a autoestima, as facetas corrigem os defeitos que acabam atrapalhando a mastigação e higienização corretas.

Por ser uma técnica nova, existem muitas dúvidas sobre a qualidade, se prejudica os dentes, se é reversível e como é feita a manutenção. 

Para acabar com qualquer dúvida que você tiver, dividimos este conteúdo em 5 mitos e 5 verdades para você ficar por dentro de tudo! Vamos lá? 

Antes, vamos entender o que são as facetas dentárias?

As facetas dentárias são próteses finas feitas de resina ou porcelana. A faceta é colocada sobre o esmalte do dente e serve para remodelar características como o formato, contorno e tonalidade da arcada dentária. 

As facetas ajudam a chegar na tonalidade ideal dos dentes, sendo uma ótima opção para pessoas que não podem fazer clareamento (gestantes, menores de 16 anos, lactantes, pessoas com sensibilidade nos dentes, etc).

A faceta pode ser aplicada em apenas um dente, se este for muito diferente dos outros. E caso o paciente tenha dentes muito separados ou muito pequenos, a faceta também ajuda a corrigir esses detalhes. 

Tipos de facetas dentárias

Existem dois tipos de faceta dentária, que se diferem pelo material que é confeccionado. A faceta de resina, que é confeccionada diretamente no esmalte do dente, é indicada para pacientes que querem corrigir fraturas ou preencher um espaço.

O segundo tipo é a famosa porcelana, que é confeccionada em um laboratório de próteses baseada no projeto que o dentista desenvolveu para o paciente em específico. Elas funcionam como uma capinha que vai por cima do esmalte do dente. 

Agora que você já sabe o que são as facetas dentárias, vamos aos mitos e verdades acerca da técnica!

1. É preciso fazer o desgaste dos dentes para colocar facetas de porcelana

VERDADE. Dependendo do caso e do problema que se quer corrigir, pode ser necessário realizar o desgaste do esmalte do dente. Assim, as lâminas são aplicadas com mais facilidade e de forma simétrica. 

2. Faceta de porcelana e lente de contato são a mesma coisa

MITO. Ambos possuem o mesmo formato, mas se diferem na espessura. Enquanto as lentes são mais finas, com cerca 0,2 a 0,5 milímetros, a faceta de porcelana é mais grossa, partindo de 0,6mm. 

Por ser mais grossa, a faceta de porcelana é indicada na correção de problemas mais complexos como fraturas.

 3. O tratamento com facetas dentárias é irreversível

VERDADE. Na maioria dos casos, as facetas são usadas para corrigir problemas complexos que exigem a alteração no esmalte do dente, sendo necessário manter as lâminas nos dentes pelo resto da vida. 

4. Colocar facetas de porcelana dói

MITO. Apesar de ser feito o desgaste do esmalte dentário em alguns casos, o procedimento é feito dentro dos limites seguros para a estrutura dentária e saúde bucal. Não é um tratamento invasivo e os pacientes dificilmente sentem dor. 

5. As facetas só podem ser aplicadas nos dentes da frente

VERDADE. O tratamento é indicado, no geral, para correções estéticas. Portanto, a aplicação é feita nos dentes que aparecem quando sorrimos, por isso não é aplicado nos molares.

6. Pessoas que sofrem de bruxismo não podem colocar facetas de porcelana

MITO. No entanto, o mesmo desgaste que o bruxismo provoca no esmalte do dente, ocorre com as facetas. Por isso, é essencial que o paciente faça o uso adequado da placa miorrelaxante e faça acompanhamento com o dentista para avaliar o engrenamento entre os dentes.

7. Posso substituir o clareamento pelas facetas

VERDADE. Inclusive, não perdem a tonalidade escolhida com tempo, assim o paciente não precisa refazer o tratamento, o que ocorre com o clareamento. Outro benefício das facetas, é a possibilidade de tratar problemas de fluorose, que não são tratados com clareamento.

8. É necessário mudar a alimentação após colocar as facetas

MITO. Os cuidados com a faceta de porcelana são os mesmos que você deve ter com dentes naturais, e claro, evitar alimentos muito duros e pigmentados para não prejudicar a sua dentição.

9. Facetas de porcelana duram mais que as de resina

VERDADE. As facetas de porcelana, por terem um material mais grosso e resistente, duram mais que as de resina composta.

10. As facetas são frágeis e quebram com facilidade

MITO. Apesar de serem finas, as facetas de porcelana são bem resistentes e dependendo do cuidado do paciente, podem durar até 20 anos! 

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso conteúdo, e esperamos ter sanado a maioria das dúvidas acerca das facetas dentárias e esclarecido os pontos principais. Como pudemos ver, as facetas são ótimas opções para quem está buscando um sorriso mais harmônico ou consertar problemas mais sérios.

Convênios com até 30% de redução de custo

Help Technology entende a importância de ter acesso a saúde de qualidade, por isso oferece os melhores planos do mercado por muito menos! Temos parceria com a E7 Seguros e priorizamos a sua saúde financeira acima de tudo.

Você pode continuar com o seu plano atual, frequentando os mesmos hospitais e clínicas e passando pelos mesmos médicos: pagando menos!

Oferecemos convênios médico, odontológico, familiar, individual e empresarial. Conheça nossos planos:

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficou interessado? Entre em contato conosco no WhatsApp (11) 4746 8556  e faça sua cotação.

Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *