E-commerce: 5 dicas para aumentar as vendas

Está cansado de não ver resultados? Ter um e-commerce pode ser um grande desafio se você não souber as estratégias certas para gerar leads, reter clientes e fidelizá-los. Neste conteúdo você vai aprender a transformar sua marca num negócio lucrativo de verdade!

O e-commerce e as oportunidades de mercado

O e-commerce veio para revolucionar o mercado, a relação entre marca e cliente e os hábitos de consumo da sociedade. 

Se antes você precisava ir até a loja física, despender algumas horas do dia para experimentar as peças e esperar na fila, hoje você pode comprar as mesmas roupas sem sair de casa e ainda as recebe no seu endereço sem o menor esforço.

A tecnologia, Internet e inovações do mercado transformaram os hábitos de consumo. Hoje, as marcas competem para conquistar o cliente, oferecendo o melhor pacote de benefícios e a melhor experiência online.

Muitas oportunidades surgem dessas inovações, como ter acesso aos dados e informações dos usuários. Só o fato de conseguir reunir informações tão específicas sobre os usuários, já é uma ferramenta muito útil para direcionar suas ações de marketing.

Como aproveitar as oportunidades

O banco de dados dos clientes, o monitoramento do comportamento do usuário online e acompanhar as ações de marketing da concorrência são só algumas das vantagens de ter um e-commerce. 

Agora, será que você está usando todas essas oportunidades ao seu favor? Quais estratégias a sua empresa tem usado para se destacar online?

Não podemos esquecer que uma loja virtual é completamente diferente de uma loja física. É preciso entender como os consumidores se comportam na internet, se o seu público-alvo tem o costume de pesquisar e comparar preços, se preferem comprar quando o frete é grátis etc.

Então, antes das dicas, te convido a fazer um planejamento estratégico de marketing para o seu e-commerce. Elabore um funil de vendas pensando sempre em aproximar o consumidor da sua marca. Clique aqui para aprender mais sobre o funil de vendas.

Tendo um planejamento de marketing, você saberá exatamente quem é a persona do seu negócio, como ela compra, o que ela busca num produto ou serviço, suas necessidades e como solucionar seu problema da melhor forma.

Estratégias para aumentar as vendas

Como tudo no mundo dos negócios, ter um e-commerce de sucesso é ter estratégias bem pensadas. 

E quando falamos em estratégia, pode parecer um bicho de sete cabeças, complicado e impossível. Mas a verdade é que é mais simples do que parece. 

São algumas coisas que você pode adotar hoje mesmo e alinhar com a sua equipe de marketing, de redação, design e vendas e boom: resultados! Confira abaixo:

1. Monitore os dados e métricas

Acredito que a primeira coisa que você precisa começar a fazer, se já não faz, é monitorar os dados, indicadores e métricas do seu desempenho online. 

Muitas empresas perdem dinheiro justamente por não acompanhar os resultados e os números reais dos seus esforços de marketing. 

Fazer uma campanha com Google Ads dá sim muito resultado, mas você pode estar direcionando para o público errado, por exemplo. Desse jeito, você não vai alcançar o resultado que deseja. 

Portanto, é extremamente importante acompanhar os resultados para saber o que está dando certo e errado para direcionar suas ações para o caminho certo.

Você pode usar o Google Analytics, uma ferramenta gratuita do Google que permite que você saiba quem são os visitantes do seu site, como eles encontraram o seu site online, por quais links vieram etc. 

Assim, você consegue identificar se aquela sua campanha no Facebook está realmente atraindo as pessoas para a sua loja virtual, o seu e-commerce. 

2. Seja ativo nas redes sociais

As redes sociais hoje são uma ótima oportunidade de posicionar a sua marca e criar relacionamento com os clientes. 

Agora com a chegada do recurso de loja virtual na maioria das redes sociais, os usuários já podem fazer listas de desejo, salvar produtos e entrar no seu e-commerce direto pela rede social. 

Isso facilita e muito tanto a experiência dos consumidores como das lojas que podem ter um contato mais direto com o público, tirar dúvidas e mostrar inclusive os bastidores da produção. 

O importante é interagir sempre. O algoritmo do Instagram, por exemplo, beneficia conteúdos em vídeo e o reels. Estar ativo nos stories também faz toda diferença. A frequência é o que vai fixar a sua marca no imaginário dos clientes.

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

Invista em fotos bem produzidas, mostre seu produto de um jeito criativo que se destaque na timeline e faça o usuário querer conhecer a sua marca. 

3. Comunicação é a chave!

Tenha uma boa comunicação! Pesquise e estude a persona do seu negócio, como ela se comunica e interage nas redes sociais. É um público jovem, que gosta de memes? Adotar uma comunicação parecida com a do consumidor alvo gera identificação. 

Um ótimo exemplo é o Guaraná. A marca de refrigerante 100% brasileira entendeu que não tem nada mais brasileiro, que o próprio brasileiro. E como se aproximar do cliente e gerar conexão?

Falando como eles! Com memes, piadas e uma comunicação popular. Assim, o cliente se aproxima da marca e sente ainda mais vontade de consumir dela.

Estude muito bem a sua persona para não cometer gafes por aí. Se o seu e-commerce é uma loja de gravatas para homens executivos de uma classe social mais prestigiada, a comunicação deve ser mais formal, elegante, sem muitos exageros e piadas. 

4. E-mail marketing – uma tática sutil e muito poderosa

Pode parecer que ninguém está afim de receber e-mails publicitários de marcas. Mas acredite, muitas pessoas querem e realmente lêem!

E como isso pode te ajudar? 

O e-mail marketing é um canal de comunicação mais pessoal, onde a empresa pode se comunicar diretamente com o cliente. 

Vale ressaltar que uma mensagem tem 5 vezes mais chance de ser lida em caixas de e-mail. Portanto, é um canal de muito valor para informar sobre promoções, cupons, campanhas de marketing da empresa, novidades, lançamentos…

E mais! Quando o cliente se cadastra para receber informações, ele entra na primeira etapa do seu funil de vendas. Ele se torna um lead em potencial, pois está disposto a receber informações da sua marca e quem sabe vir a comprar no futuro.

É essencial que o cliente se cadastre para você ter informações sobre ele também e criar ações de marketing que o incentive a efetuar uma compra, avançando no funil de vendas.

5. Invista em SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que servem para ranquear melhor o seu site quando um usuário faz uma pesquisa online.

Então se um usuário faz a seguinte pesquisa: “Tênis de corrida masculino”. E a sua loja vende este produto, é muito importante que o seu site apareça entre os primeiros resultados da pesquisa, assim ele vai encontrar o seu site facilmente e clicar no seu site em vez de outro.

O primeiro resultado orgânico (que não é um anúncio pago) da Pesquisa no Google tem uma taxa média de cliques de 28,5%, de acordo com um estudo recém-publicado.

Os usuários clicam muito mais nos primeiros resultados, afinal querem uma solução rápida para o que procuram.

O SEO vai te ajudar a entregar um conteúdo de qualidade, que o Google considera relevante, para aparecer nos primeiros resultados. 

Existem várias técnicas simples que já ajudam a ranquear melhor, como escrever parágrafos curtos nos seus artigos

Investir em SEO é uma ótima forma de otimizar o seu site por completo, mostrando que o seu site é consistente e relevante. A longo prazo, o seu site será melhor ranqueado pelo Google organicamente.

Conclusão

Aplicando essas estratégias, o seu e-commerce só tem a crescer. Empresas de sucesso entendem a importância de se atualizar, acompanhar as tendências do mercado e usar a tecnologia a seu favor. Esperamos que com este conteúdo, você consiga alcançar os resultados que sempre sonhou!

Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *