Você quer aumentar exponencialmente seus resultados na internet: visitas no seu site, número de compartilhamentos, cliques em links e até mesmo aumentar as vendas, mas não sabe por onde começar?
Neste artigo vou te explicar tudo sobre as duas ferramentas de impulsionamento mais usadas na Internet, o Google Ads e o SEO e quais as principais vantagens e diferenças entre elas.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas usadas para alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar nada.
Como funciona?
Você já deve ter se perguntado o que faz um site aparecer em primeiro lugar, enquanto outros aparecem lá embaixo ao final da página ou mesmo nas páginas 2, 3, 4… do Google.
Bom, a partir de critérios como tecnologia, qualidade do conteúdo e palavras-chave, o SEO influencia o algoritmo para ranquear melhor o seu site quando um usuário fizer uma pesquisa.
A otimização serve para que o usuário encontre a melhor resposta para a sua pesquisa, com sites que entregam o melhor conteúdo, dentro do formato ideal e claro, seguindo as diretrizes dos buscadores.
Pesquisas recentes apontam que 25% dos usuários clicam no primeiro resultado de pesquisa do Google, enquanto 75% deles nem passam da segunda página. Lembrando que o Google é o maior buscador do mundo.
Com isso, podemos concluir que é muito importante que o seu site apareça nos primeiros resultados do Google. Para alcançar bons resultados, é preciso que o seu site seja encontrado facilmente na Internet.
A otimização dos buscadores é feita pelo site de acordo com o que o cliente busca. Ao incluir mais palavras-chave, o site sobe de posição. O SEO rankeava melhor sites que incluíam e repetiam as palavras-chave no conteúdo.
Hoje, o Google chega a penalizar sites que usam as palavras-chave em excesso tirando-os do ar por tempo indeterminado.
O SEO, no entanto, é mais indicado para quem quer obter resultados a longo prazo.
Mas então, quais técnicas de SEO devo aplicar para que minha página apareça primeiro nos resultados de busca?
Domínio com a palavra-chave
A escolha de um domínio (o nome do site) é muito importante para conseguir uma posição no ranking. O seu domínio deve obter a palavra-chave do seu projeto de SEO para rankear melhor.
HTTPS
Um site seguro geralmente tende a rankear melhor que um site não seguro. Quando começar um projeto e escolher a hospedagem, verifique se a empresa de hospedagem fornece gratuitamente o Certificado HTTPS ou, se for o caso, comprar o Certificado é uma ótima opção.
Forte hospedagem
Outro fator que precisa ser levado em consideração ao contratar uma hospedagem é se ela vai suportar o que será necessário para o projeto. Existem muitas hospedagens de sites baratas ou mesmo gratuitas, Você pode utilizar uma Hospedagem SSD de alta performance, com o maior número de recursos possíveis.
Título Cauda Longa com as palavras chaves a serem ranqueadas
Essa é uma questão que a maioria das empresas pecam no SEO. Ao pesquisar no Google ou no Bing palavras-chave como SEO, GAME, EMAGRECER, SAÚDE e IMPRESSORAS, vamos encontrar empresas com sites que já estão consolidados no mercado há anos.
Visto isso, recomendo que utilize títulos de cauda longa, que são títulos maiores que abraçam uma maior variedade de assuntos. Em vez de “emagrecer”, escolha “como emagrecer”.
Sites com o DA e o PA extremamente altos e com muitos backlinks apontando para elas como autoridades.
DA: Autoridade do Domínio
PA: Autoridade da Página
Links Permanentes
Links permanentes são a URL da página. Ela precisa ser amigável para os usuários e, consequentemente, para os mecanismos de busca. Muitos endereços de URL ao abrirmos uma página estão com o domínio assim: nome.com.br/ajsgfd5258/2554. Esse domínio não transmite o assunto da página. O ideal é utilizar nome.com.br/como-emagrecer.
Indexar o site nos mecanismos de busca
Fazer essas indexações é primordial, e podem ser feitas através de FTP, ou em alguns casos dentro da hospedagem se tiver o recurso.
Instalação de Sitemap e Robots.txt
Sem isso no seu site, não tem como o Google indexar as páginas e fazer a leitura das mesmas.
Use a Técnica Silo
Essa técnica consiste em todas as páginas apontarem para todas as páginas de um determinado site, ou seja, colocar os links de todas as páginas do seu site em todas as páginas, assim uma vai passando relevância para outra.
Monte uma boa estratégia de Link Building
Consiste em sites do mesmo nicho que o seu apontando para o seu site através de links. Os mecanismos de busca verificam a quantidade de links apontando para o seu site, assim os mecanismos de buscas conseguem determinar o quão relevante seu site é para aquele nicho. Um site relevante sobe no ranking.
Criação de Conteúdo
Montar uma ótima linha editorial para criação de conteúdo, artigos com no mínimo mil palavras e totalmente otimizados pelo SEO. A maioria dos redatores escreve excelentes artigos, porém não sabem utilizar as técnicas de SEO, o que limita os resultados de um projeto em SEO.
O SEO é a melhor opção para obter resultados a longo prazo, apostando em ranqueamento orgânico. Mas se quiser um resultado imediato, o Google ADS é o que você procura.
Google Ads
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, ideal para obter resultados de alcance e impulsionamento imediatos.
Você pode pagar para que o seu site apareça nos primeiros resultados de pesquisa. Estar entre os primeiros resultados ranqueados pelo Google permite que mais pessoas encontrem o seu site e cliquem nele.
A média de taxa de cliques em anúncios no Google é de 3,16%. Um anúncio que está na primeira posição de pesquisa tem uma média de taxa de cliques de mais de 7% que são 1,2 milhão de cliques. Esse é o número de empresas que anunciam na rede de pesquisas do Google. Ao utilizar o Marketing Online que inclui o custo por clique, você atinge 54% de sucesso na obtenção de Leads.
O pagamento de anúncios pode ser realizado via cartão de crédito ou boleto. O Google possui políticas e regras para anunciar, dessa forma, não é possível anunciar conteúdos fraudulentos ou golpes. É uma plataforma segura que gera resultados rápidos de acordo com o objetivo da sua campanha.
O que anunciar?
Defina um produto ou serviço que você queira anunciar e qual o objetivo do anúncio:
- Atrair visitantes
- Converter visitantes em clientes pagantes
- Aumentar as interações no seu site
Pense no tipo de anúncio que mais chamará a atenção do seu público-alvo e qual comunicação será mais persuasiva. Quer saber como utilizar gatilhos mentais para incentivar o consumidor a concluir a compra? Clique aqui e aprenda os principais conceitos de copywriting e os melhores gatilhos para atrair vendas.
Principais vantagens do Google Ads:
1 – Aumento da conversão em vendas
2 – Possibilidade de um alto retorno do investimento
3 – Geração de resultados rápidos e transparentes
4 – Segmentação do tráfego
5 – Fornecimento de um rico banco de dados
Conclusão
Tanto o SEO como o Google Ads podem contribuir para o seu posicionamento online, sendo o SEO uma boa estratégia para ranquear o seu site organicamente, com foco em resultados a longo prazo, e o Google Ads uma estratégia paga para anunciar no próprio Google, com foco em resultados imediatos.
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