Google Analytics x Google Ads: Entenda a diferença e saiba em qual apostar!

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Entenda a diferença entre Google Analytics e Google Ads e saiba em qual apostar para crescer na internet, conquistar clientes e fazer campanhas de sucesso!

 

O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google que realiza uma análise completa dos sites e informa as estatísticas aos donos dos sites.

Ao analisar as estatísticas apresentadas pelo Google Analytics, você pode otimizar o seu site para fazer campanhas de marketing. 

O sistema é muito simples. Ele utiliza códigos de javascript em cada página de um site. Os códigos enviam as informações para o Google, que por fim, os envia para o dono do site. 

A sua tecnologia permite que apenas o dono do site possa cadastrá-lo e tenha acesso aos dados. 

O Google Analytics é uma ótima ferramenta, pois com ela você pode entender o desempenho do seu site e saber os resultados das suas campanhas. Os principais recursos oferecidos são:

  • Avalia para quais termos de busca o seu site recebe mais visitas
  • Informa quais termos geram menos visitas e se podem ser otimizados
  • Taxa de exibição e hit de uma página
  • Localização geográfica dos visitantes
  • Como os visitantes encontraram o seu site (pesquisando o endereço, através de outros sites, buscador etc)
  • Gerenciador de tags
  • Relatórios dos dados
Vantagens

Usar o Google Analytics possibilita uma análise profunda das suas estatísticas online. Dessa forma, você consegue criar estratégias para alcançar clientes online com base na sua performance. 

Além de entender quais campanhas estão dando certo, qual ação precisa de mais atenção no seu site, criar soluções para atingir suas metas e muito mais. 

Google Ads

Google Ads (Adwords) é o serviço de propaganda oferecido pelo Google e é o serviço que mais gera receita para a empresa. 

Em 2011, o Google Ads foi responsável por 96% dos mais de 37 bilhões de dólares faturados. 

O serviço de anúncios funciona de duas formas: CPC (custo por clique) e CPM (custo por impressões). Esses anúncios são feitos principalmente no motor de busca do Google, que ranqueia os sites a partir da palavra-chave pesquisada pelos internautas.

Os Links Patrocinados ficam no topo do resultado das pesquisas feitas nos buscadores, em seguida aparecem os resultados orgânicos, que são anúncios menores.

A dinâmica do link patrocinado funciona da seguinte forma:

  • Um usuário acessa o mecanismo de busca;
  • Preenche o campo de pesquisa com uma palavra chave ou termo de pesquisa;
  • O buscador apresenta uma página de resultado com três ou quatro anúncios na parte superior (eles ficam em destaque) e dez resultados orgânicos abaixo;
  • Em algumas páginas de resultados, os buscadores também mostram anúncios na parte inferior, logo após os dez resultados orgânicos;
  • Se o usuário se interessar por algum dos anúncios que aparecerem em destaque e clicar, o anunciante pagará ao buscador (Google, Bing e Yahoo) um determinado valor por este clique feito pelo usuário.

Os players mais conhecidos hoje no mercado são Google AdWords e Facebook Ads. Existem também Bing Ads e UOL Cliques, porém não possuem tanto destaque no mercado. 

Dentro dos Links Patrocinados há um modelo básico de negócios, que é o anúncio através de texto com linhas descritivas sobre sua oferta. Neste caso, o anunciante determina quanto deseja pagar por cada clique e seu limite de investimento diário por cada campanha.

O anunciante é cobrado pelos cliques diretos que o anúncio recebeu.

Você pode fazer anúncios com imagens gráficas, banners animados e vídeos, ficando a seu critério qual estratégia e identidade visual deseja usar. 

As palavras-chave são o melhor formato para anunciar, pois são elas que acionam o site quando um usuário pesquisa a palavra.

Pontos positivos: possibilidade de fazer investimentos que cabem no seu bolso, diversos segmentos disponíveis para direcionar a campanha, poder realizar testes em tempo real e alta vantagem competitiva ao otimizar sua campanha.

Tipos de campanhas
  • Rede de pesquisa
  • Rede de display
  • Google Shopping
  • Anúncios em vídeo
  • Remarketing
  • Campanhas para aplicativos
Alguns limites das campanhas
  • 10.000 campanhas (incluindo campanhas ativas e pousadas);
  • 20.000 grupos de anúncios por campanha;
  • 20.000 itens de segmentação por grupo de anúncios (palavras-chave, canais e listas de público-alvo).
Limites de anúncio
  • 300 anúncios gráficos/de galeria;
  • 50 anúncios de texto e que não sejam gráficos/de galeria por grupo de anúncios;
  • 4 milhões de anúncios ativos ou pausados por conta.

Para maiores informações e suporte ao Google AdWords acesse sempre o endereço a seguir: https://support.google.com/adwords.

Conclusão 

O Google Analytics é a ferramenta que vai analisar todas as estatísticas do seu site na internet, enquanto o Google Ads serve para realizar as campanhas de anúncios pagas. 

Você pode utilizar as duas ferramentas, pois elas se complementam.

O Google Analytics pode te ajudar a montar uma estratégia de marketing para aumentar os acessos no seu site, converter visitantes em clientes pagantes, saber quais as suas forças e fraquezas e onde você está acertando. 

Com um bom planejamento, você pode investir em campanhas e anúncios para impulsionar o seu trabalho na internet utilizando o Google Ads. E ambos podem te oferecer os dados e informações necessários para crescer online. 

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