Como aumentar a imunidade? Confira 7 dicas de ouro!

imunidade
Saiba o que fazer para ter uma boa imunidade com essas X dicas!

Após a pandemia do COVID-19, a saúde se tornou a prioridade dos brasileiros. Dicas de como tratar os sintomas, o que fazer para se prevenir e até mesmo dicas de remédios se tornaram assuntos comuns nas rodas de conversas. 

O cuidado com a saúde redobrou nos últimos anos, e segundo o levantamento apontado pela Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab), 81% dos brasileiros estão preocupados com o acesso a saúde desde o pico da pandemia do COVID-19. 

Segundo o presidente da Anab, Alessandro Acayaba Toledo:

“Nunca o brasileiro esteve tão preocupado com a saúde como hoje. A pandemia potencializou esse cuidado e a instabilidade econômica é uma ameaça para a manutenção do plano, especialmente entre os beneficiários com menor poder aquisitivo. O mercado tem dado resposta com o lançamento de produtos a preços mais atrativos e até sugerindo a portabilidade de carências. É fundamental que o consumidor tenha conhecimento dos direitos para tomar as melhores escolhas para sua saúde, inclusive a financeira.”

Tendo em vista o aumento da preocupação com a saúde e as barreiras econômicas que muitos brasileiros estão enfrentando, listamos 7 dicas para te ajudar a aumentar a imunidade e cuidar naturalmente da saúde

comida
Alimentação rica em vitaminas

Você deve ter crescido ouvindo que uma boa refeição é uma refeição colorida. Quanto mais cores no prato, mais nutritivo ele é.

E não deixa de ser verdade. Uma refeição completa é essencial para ter uma boa imunidade. Os nutricionistas recomendam no mínimo três refeições principais por dia: café da manhã, almoço e jantar. Além delas, é indicado fazer outras três refeições para complementar. 

Até 6 refeições, com no mínimo três, é o ideal. E para ter refeições saudáveis, inclua um elemento de cada um dos 4 grupos alimentares: carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas e minerais.

Diversifique os grupos alimentares presentes nas suas refeições e aposte em frutas cítricas

Frutas cítricas como a  laranja, acerola e o limão, são ricas em vitamina C. A vitamina C é a responsável pela produção de leucócitos (glóbulos brancos), que são as células de defesa do organismo.

Tome sol por 20 minutos todos os dias

Tomar sol ajuda na produção da vitamina D, extremamente importante para a saúde óssea, metabolismo, musculatura, imunidade etc.

O recomendado é ficar exposto ao sol por até 20 minutos todos os dias. De preferência até as 10h da manhã e depois das 16h da tarde. 

Hidrate-se

A água é responsável por regular as funções do organismo, hidrata as células, articulações, pele e cabelo. Ajuda o metabolismo, regula a temperatura corporal, protege órgãos vitais, aumenta a imunidade e ajuda a absorver melhor os nutrientes.

A quantidade de água ideal por dia é uma para cada pessoa. O cálculo que define a quantidade ideal é 35ml de água para cada quilo de peso corporal. Logo, se uma pessoa pesa 60kg, ela precisa beber 2,1 litros de água por dia (35 x 70 = 2.100).

sleep
Durma bem!

O sono é essencial para o bom funcionamento do cérebro e para fortalecer a imunidade. Durante o sono é quando acontecem diversas reações químicas. 

O sono regula a produção de hormônios, reduz o estresse, evita acidentes causados pelo cansaço, melhora o humor e auxilia a memória (é durante o sono que o cérebro processa tudo que você aprende quando está acordado). 

Segundo Raj Dasgupta, professor assistente de medicina clínica na divisão de medicina pulmonar, cuidados intensivos e medicina do sono na Keck School of Medicine da University of Southern California, a quantidade de horas suficientes de sono é uma questão individual. Mas recomendou entre sete e nove horas por noite.

É uma questão de adaptação e necessidade. Algumas pessoas só precisam de cinco horas de sono para se sentirem plenamente descansados. Outras precisam de nove horas.

Evite o consumo de cigarro e álcool

O consumo de cigarros é muito prejudicial para imunidade, uma vez que este aumenta as chances de infarto, cânceres e doenças arteriais. Enquanto o álcool sobrecarrega o fígado e aumenta os riscos de problemas cardiovasculares.

Aposte nas ervas medicinais e remédios naturais

Uma boa forma de levantar a imunidade, é criar o hábito de consumir remédios naturais. Os remédios naturais nada mais são que alimentos ricos em propriedades benéficas para o nosso organismo.

O alho, por exemplo, é um alimento anti-inflamatório, antifúngico e antibacteriano. Outros alimentos e temperos como a cebola, o mel, a pimenta, boldo e cúrcuma ajudam a fortalecer a imunidade de forma natural.

Faça exercícios regularmente

Praticar atividades físicas traz muitos benefícios à saúde. Melhora a insônia, reduz os riscos de AVC (acidente vascular cerebral), controla a diabetes, ajuda na circulação sanguínea e libera hormônios super importantes como a serotonina e a endorfina.

A endorfina é conhecida por ser o hormônio do bem-estar, pois gera a sensação de alívio, prazer e relaxamento.

Por isso a prática de exercícios é recomendada no tratamento de ansiedade e transtornos mentais.

Bônus: Faça exames de rotina

Os exames de rotina servem para verificar como anda sua saúde, se você está com a imunidade baixa, com deficiência de algum nutriente e para identificar qualquer indício de problemas graves de saúde. É essencial para prevenir possíveis doenças.

Para ter acesso aos melhores hospitais e laboratórios, conte com a Help! Nós oferecemos os melhores planos de saúde (individual, familiar e empresarial) que vão acompanhar a sua saúde de perto com os melhores profissionais e hospitais. Dentre eles o Bradesco Seguros, Amil e NotreDame Intermédica.

Clique aqui para saber os benefícios de ter um plano de saúde.

Ficou interessado? Entre no site da Help para saber mais sobre os planos e os benefícios e entre em contato com um de nossos consultores nos seguintes meios de contato:

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *