5 Dicas para melhorar o ambiente organizacional

ambiente
Quer saber como deixar o ambiente de trabalho mais produtivo, positivo e saudável? Então, este artigo é para você!

Segundo a pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem com alguma sequela ocasionada pelo estresse.

Sabemos que um ambiente de trabalho saudável é muito importante para o bom funcionamento da empresa.

Em um ambiente saudável, inspirador e que transmita a sensação de pertencimento, o funcionário terá orgulho em contribuir com a empresa. Mais que fazer a sua obrigação, ele estará disposto a ajudar e agregar ao time. 

 A criatividade e produtividade fluem muito melhor quando o colaborador sente prazer em realizar o seu trabalho.

Para isso, existem diversas ações que você pode adotar para tornar o ambiente organizacional mais leve e inspirador para os seus colaboradores. 

Veja abaixo 5 dicas que você pode implementar hoje mesmo para melhorar o ambiente organizacional da sua empresa:

1. Invista na saúde dos colaboradores

Vimos que o estresse é um problema comum entre os brasileiros que estão no mercado de trabalho. O estresse pode ocasionar uma série de problemas de saúde que impedem o colaborador de dar o seu melhor. 

A saúde dos colaboradores precisa ser uma prioridade para a empresa. Invista em planos de saúde de qualidade, que realmente atendam e cubram as necessidades dos funcionários. 

Certifique-se de que o plano de saúde dá acesso a terapia com psicólogos e psiquiatras. E considere disponibilizar um psicólogo responsável por cuidar da saúde mental do seu time. Alguém com quem os funcionários possam ter acompanhamento pode fazer total diferença no ambiente organizacional da sua empresa.

Outra ação interessante é criar espaços de descanso onde os funcionários possam relaxar no horário de almoço. Você pode ir além e oferecer cadeiras de massagem, sofás, espaços interativos com jogos, etc.

2. Ofereça flexibilidade de horários

Uma das maiores preocupações dos trabalhadores, é conseguir equilibrar a vida pessoal com o trabalho. Jornadas de trabalho flexíveis permitem que os colaboradores possam administrar melhor o seu tempo e até serem mais produtivos.

O home office e o trabalho híbrido são ótimas alternativas. Segundo o levantamento realizado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 73% das pessoas estão satisfeitas com o trabalho de casa. 

Os entrevistados ainda declararam que são mais produtivos trabalhando em casa. Sem o tempo de deslocamento e o fato de estarem o tempo todo conectados, conseguem trabalhar com muito mais conforto e tempo.

3. Pesquise sobre clima organizacional

As pesquisas de clima podem ser feitas pela equipe de RH da empresa, que vai identificar os pontos de melhoria para promover ações efetivas de acordo com a necessidade da empresa. 

Ter dados sólidos e reais é o que permite que a empresa entenda os colaboradores, como estão produzindo, o que eles querem, como eles gostariam de trabalhar e o que fazer para atender essas demandas. 

A gestão de pessoas também é muito importante nesse processo. É uma ação do RH que avalia o desempenho, cria planos de carreira, identifica novas lideranças, motiva as equipes e busca formas de melhorar o clima corporativo. 

4. Ofereça programas de benefícios

O programa de benefícios da empresa serve para motivar os colaboradores e proporcionar uma experiência agradável de trabalho. 

Empresas que só oferecem o básico, como plano de saúde e vale-alimentação, podem estar perdendo pontos no seu potencial competitivo. 

Hoje, muitas empresas oferecem day off no aniversário, convênios com academia ou gympass (um valor adicional para o funcionário escolher o plano que melhor lhe atender), bonificações ao atingir metas etc.

Alinhar os benefícios com as metas pode ser uma ótima estratégia de motivação, pois o funcionário estará mais disposto a entregar os resultados esperados. Empresas que trabalham com metas geram uma competitividade que pode ser saudável para a organização.

Quando uma equipe atinge uma meta de vendas, se sentem recompensados e unidos por terem atingido a meta juntos. Gera um clima de união e pertencimento.

5. Prática de feedbacks

Os feedbacks são uma forma de medir e avaliar o desempenho dos colaboradores. É bom para quem recebe, pois passa a saber em quais pontos pode melhorar, e é bom para quem realiza os feedbacks para ter um controle melhor do desempenho de cada colaborador.

O feedback melhora o ambiente organizacional, pois o colaborador sente que a sua jornada é importante para a empresa e se sente recompensado e orgulhoso do seu trabalho.

É uma forma de motivar o colaborador e direcioná-lo para o caminho certo, mostrando o que pode melhorar e o que está funcionando.

Conclusão

Melhorar o ambiente de trabalho é uma ação que envolve acima de tudo empatia pelos colaboradores da empresa. É preciso ouvir e entender como eles se sentem, o que precisam e estar aberto para promover mudanças. Você só tem a ganhar estando em um ambiente positivo e feliz.

Gostou do post? Leia também:

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *