O que é Marketing de Oportunidade e dicas para promover sua empresa

Marketing de oportunidade

A publicidade brasileira é uma das mais premiadas no mundo e um dos motivos para tamanho sucesso é sua facilidade de brincar com trocadilhos e momentos importantes para promover marcas, produtos e serviços.

O Marketing de Oportunidade é uma ótima estratégia para animar, agradar e atrair clientes. Um exemplo, é o que ocorreu em 2019, quando os cantores Sandy e Junior comemoraram 30 anos de carreira e mesmo não fazendo mais parceria musical, decidiram se juntar para promover uma turnê em vários pontos do país. Aproveitando o ensejo, o Mcdonald’s criou a peça publicitária: Sundae & Junior, promovendo seu combo de sundae e hambúrguer pequeno.

Este é só uma das muitas formas de aproveitar o Marketing de oportunidade e agora, vamos falar um pouco sobre ele e como utilizá-lo com eficiência para promover sua empresa.

O que é Marketing de Oportunidade?

Marketing de Oportunidade

O Marketing de Oportunidade é o conceito que foca no desenvolvimento de conteúdos inspirados em tendências e acontecimentos atuais.

Este estilo de marketing não é uma estratégia que possui ferramentas ou pontos claros, mas se baseia estritamente na criatividade do momento para aproveitar uma determinada oportunidade e, assim, promover algo.

O exemplo citado na introdução é uma maneira inteligente e criativa que o Mcdonald’s encontrou para aproveitar a turnê de uma dupla musical, enquanto traz atenção para seu produto.

Em geral, porém, o Marketing de Oportunidade é mais utilizado em datas comemorativas ou acontecimentos sazonais, como ocorre com o BBB Brasil. Em 2021, por exemplo, a Avon triplicou seu faturamento no e-commerce com a campanha #olhapraela no BBB 21. Com o fim do programa, a marca continuou investindo, agora, numa campanha #olhadenovo, mantendo a continuidade do sucesso.

Mas nem sempre é fácil fazer Marketing de Oportunidade e no próximo tópico, vamos te explicar e alertar, sobre os erros que você não deve cometer neste tipo de estratégia.

Quando o marketing de oportunidade não é recomendado?

Toda vez que o Marketing de Oportunidade é usado de maneira ofensiva ou aproveitando um momento ruim, é melhor evitar qualquer envolvimento que traga uma visão ruim para sua marca.

Um infeliz exemplo de Marketing de oportunidade usado da maneira errada, aconteceu com a varejista Marisa no ano de 2017. Na época, o ex-presidente Lula passava por acusações de corrupção e ameaças de prisão e o nome de sua esposa Marisa, eram alvo de uma investigação de enriquecimento ilícito.

Lula depôs contra esses possíveis crimes e disse que tinham que falar com sua esposa, que já estava morta na ocasião. A varejista se aproveitou da notícia e veiculou a seguinte frase semanas antes do dia das mães: “Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa”.

A empresa acabou sendo infeliz com a ideia, causando uma recepção negativa do público, que não perdoou e ofendeu a marca nas redes sociais, causando um desconforto generalizado. Pouco tempo depois, a propaganda foi retirada do ar.

Para evitar uma situação como essa, é preciso pensar muito bem na piada ou forma que será abordado o Marketing de oportunidade, sem ser oportunista ao extremo e gerando um mal-estar no seu nicho de negócio, algo que pode ser fatal para pequenas empresas.

Como utilizar o Marketing de Oportunidade em seu negócio

Marketing de oportunidade

Agora que você já sabe o que é Marketing de Oportunidade e a diferença com oportunismo, é hora de conferir algumas dicas de como utilizá-lo em sua estratégia de negócio:

  • Monitore o mercado para se antecipar as tendências

Observe os principais assuntos da atualidade e foque naqueles que são mais divertidos ou sugestivos, mas antes de “atacar”, analise o comportamento do seu público diante dessa notícia e seja criativo com bom senso que com certeza, vai atingir seu objetivo;

  • Tenha um calendário com datas comemorativas e as que combinam com seu negócio

Tenha 1 calendário com todas as datas comemorativas do ano e observe, também, aquelas que tem a ver com seu nicho. Por exemplo, uma clínica de saúde deve saber que todo dia 7 de abril se comemora o Dia Mundial da Saúde e assim, preparar uma peça ou campanha para esse dia específico;

  • Fique de olho nas redes sociais

Dá para ter muitas ideias criativas só observando os memes que as redes sociais produzem. Por isso, fique de olho no que ocorre nas principais e tenha um espaço nelas para interagir com seus clientes.

 

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