Telemedicina: 5 Dicas para humanizar o atendimento online

Telemedicina

A pandemia fez uma revolução no sistema de saúde impulsionando a Telemedicina, atendimento online que médicos e pacientes precisaram se adaptar para manter seus tratamentos e seguirem com seus cuidados de saúde.

Para termos uma ideia do quanto a telemedicina cresceu, somente nos primeiros 6 dias da pandemia em março de 2020, houve um aumento de 800% na procura de atendimentos online no Brasil. Essa tendência coincide com o que ocorreu no mundo todo, que aderiu à Telemedicina enquanto os atendimentos presenciais eram suspensos.

Mesmo com a pandemia mais controlada e dando ares de um possível fim em breve, vemos que a telemedicina veio para ficar. Até dezembro de 2021, o número de pessoas em busca de atendimento eram de 7 mil, mas em janeiro de 2022 o número saltou para 40 mil. Ainda que muito desse número seja por conta de pessoas com Covid e gripe, é visível como a telemedicina tem agilizado processos de consultas em todo país.

Mas ainda existe muito a ser feito, principalmente em relação ao atendimento mais humanizado, um dos fatores de entrave nessa questão. Nesse artigo, falaremos sobre os esforços para tornar a telemedicina ainda mais popular e humanizada para atender toda população com rapidez e qualidade.

Dicas para humanização do atendimento de Telemedicina

A Telemedicina veio para ser uma evolução inteligente para facilitar o atendimento para todo tipo de problema de saúde e existem algumas dicas que podem tornar o momento da consulta mais confortável, com qualidade e humanizado, veja algumas dicas:

  1. Para o médico, deve haver o máximo de empatia e simpatia com o paciente

A primeira dica é para os profissionais de saúde: o paciente deve se sentir confortável e seguro quanto a sua privacidade e o médico deve ser empático e compreender dificuldades do paciente quanto a saúde e, também, a suas dificuldades de comunicação, como, por exemplo, interferências na internet.

Além disso, o médico tem a obrigação de ser simpático com o paciente, oferecer respeito e conversar com ele de maneira interessada para que ele sinta que está sendo ouvido e cuidado como se fosse um atendimento presencial.

  1. Prepare-se para o atendimento com antecedência

O paciente precisa estar atento ao dia do atendimento online e deixar computador, smartphone e a internet com a conexão perfeita para que na hora da conversa com o médico, não haja nenhum tipo de interferência.

Se for falar sem uso de fones de ouvido, a dica é sempre estar em um local silencioso e se for uma videochamada, que seja um bem iluminado e caso necessite, utilize a iluminação artificial durante o atendimento para melhorar a visualização.

  1. Deixe tudo anotado para agilizar o atendimento

Uma das formas de se preparar para a telemedicina é fazer a anotação de todos os sintomas e perguntas a fazer ao médico. É importante informar casos de hereditariedade na família e esforços para uma melhora no quadro, como fazer academia para quem está com obesidade, por exemplo.

As anotações agilizam o atendimento, tornando mais dinâmico e rápido, fazendo com que o médico não tenha que fazer muitas perguntas e perca tempo com pontos que não sejam efetivamente importantes no momento.

  1. Quando é preciso encaminhar para especialistas

Muitas pessoas ao pedir exames de rotina básicos como um hemograma, por exemplo, podem contar com outros exames que o clínico geral peça, como eletrocardiograma para analisar a saúde do coração.

Ao observar os resultados, o médico pode encaminhar o paciente para médicos mais especializados como cardiologistas e endocrinologistas para analisar problemas metabólicos.

Nesse caso, o paciente deve marcar consulta online com outro profissional e ter organizado seus exames e todas as questões a serem feitas ao novo médico que mesmo tendo acesso ao prontuário, vai preferir ouvir da própria pessoa suas queixas para indicar o melhor tratamento e caminhos a seguir.

  1. Algumas consultas devem ser obrigatoriamente presenciais

Nem todas as consultas online são tecnicamente eficientes, algumas somente com o atendimento presencial darão resultados. É o caso de dores nas costas, condições ginecológicas e doenças de aparecimento imediato como manchas e caroços que precisam ser observados e apalpados pelos médicos para o tratamento correto.

Para evitar contaminações da covid e outras doenças, o uso da máscara e da higienização das mãos são constantemente medidas que garantem que passe por um atendimento tranquilo.

 

Faça seu plano de saúde com qualidade e preço acessível na Help Technology

Independente de pandemia, a nossa saúde não pode esperar para consultas e exames, pois tratamentos e outras doenças ainda assolam e precisam de atenção, e é importante ter um bom plano de saúde e para isso, conte com a Help Technology nesse processo.

Na Help, você encontra um plano de saúde acessível para seu bolso e com todos os recursos e opções dos melhores hospitais, laboratórios e clínicas, além de todo suporte para internações, tratamentos, telemedicina e atendimento presencial perto de você.

Entre em contato em nosso WhatsApp 4746-8556 e veja esta e outras soluções que a Help pode fazer por você, seus negócios e, também por sua saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *