Manual de Marca: Aprenda 5 benefícios

manual de marca

O que é um Manual de Marca e qual sua importância para seu negócio?

 

Ter uma identidade Visual é importantíssimo para uma empresa, e por isso é essencial ter um Manual de Marca.
Um manual que auxilie na aplicação correta da marca, e que permita padronizar as utilizações em todos os pontos de contatos com seus públicos.

Um bom manual de marca ajuda a pensar todas as frentes, como sinalética e sinalização interna, as fachadas e até no próprio “Brand Experience”. Conforme a sua necessidade ou do empreendimento, ele por ter uma maior ou menor complexidade.

Por isso, nesse post vamos mostrar o que realmente é um manual de marca, qual sua importância e seus benefícios. Confira!

 

O que é manual de marca?

Manual de Identidade Visual RGARTE Manual de Identidade Visual

O manual de marca é um documento desenvolvido pelos designers para demonstrar e encaminhar a forma correta de aplicar a imagem da marca em diferentes suportes, como logos, brindes, flyers, uniformes, web e outros.

Ele tem o papel de manter a identidade do seu negócio de forma precisa, fazendo com que seus consumidores a reconheçam facilmente dentro do mercado.

Sendo assim, o manual é um guia com todos os dados da marca que fornece todas as especificações, normas, restrições e recomendações fundamentais para utilizar a identidade visual da forma planejada pelos profissionais.
A homogeneidade na aplicação da imagem é essencial para criar uma ligação com o seu público-alvo, colaboradores e fornecedores.

Essa consistência também facilita o reconhecimento em qualquer lugar fora do seu local de trabalho, cidade, estado ou até mesmo em outros países.

O principal objetivo desse manual é preservar a coerência e estabilidade da comunicação visual de uma empresa, mantendo suas propriedades gráficas, visuais, identificação e reconhecimento, independentemente do lugar onde ela for aplicada.

O manual de marca pode variar de tamanho e complexidade, a depender do porte da empresa e complexidade da imagem que carrega. Esse documento, uma vez produzido, pode transitar tanto por vias digitais, como formato PDF, quanto pode ser impresso. Uma boa opção é contar com os dois modelos.

Não importa o porte do empreendimento, ele pode e deve ter um guia de identidade visual que direcione seus colaboradores e designers no caminho da utilização correta da sua imagem.

Marcas grandes como Nike, Microsoft e Coca-Cola não nasceram gigantes, elas planejaram seus canais de comunicação. Imagine como seria a aplicação do design dessas empresas se não existisse esse manual? Possivelmente, uma bagunça e, certamente, não seriam reconhecidas da mesma forma.

Benefícios do Manual de Marca

Manual de Identidade Visual - logotipo logomarca marca

Sabe-se que existe um longo caminho até que se gere o reconhecimento de uma marca, seja ele por uma cor predominante ou uma combinação delas, seja pela tipografia utilizada ou pelos elementos que compõem sua comunicação. Resumindo, é necessário que haja um padrão.

O manual auxilia no desenvolvimento de materiais e peças publicitárias de acordo com a identidade da marca.
É importante lembrar que nem sempre serão os mesmos profissionais e agências que trabalharão no projeto. Com isso, o manual de identidade visual garante que mesmo nessas situações os conceitos e padrões se mantenham na comunicação da empresa.

Veja agora quais são os 5 principais benefícios!

 

1. A marca é do mundo
Com o manual de marca fazemos as identidades para que elas sejam do mundo. Queremos que todos se apropriem dela. Quanto mais conhecidas e lembradas, melhor. Porém, quanto mais conhecida é a marca, maior o risco de interferência sobre ela. Isso é perigoso.

 

2. O manual otimiza o tempo
Ao definir de uma só vez o que pode e o que não pode ser feito na reprodução da marca, e quando as bases da identidade visual são acordadas no manual, as peças gráficas da marca podem ser produzidas com mais agilidade.

O que é Manual de Identidade Visual?O que é Manual de Identidade Visual?

3. Repetição
É muito comum depois de um tempo o cliente “enjoar” de suas cores institucionais. A menos que seja uma marca que lance coleções regularmente, a identidade visual de uma empresa, instituição ou produto precisa ser repetitiva. É importante entender que, no uso a longo prazo, sua reputação é construída, e é no respeito ao manual e suas regras que a marca oferece segurança e conforto e se torna um ativo.

 

4. Variar sem perder a essência
Para evitar que a marca fique ultrapassada ou que suas aplicações se tornem monótonas, a dica é lançar anualmente um enxoval de peças de comunicação que dão suporte à marca sem desrespeitar a sua essência. Você pode repensar o design do e-mail marketing, dos posts nas redes sociais, da folheteria, dos cartazes, jornais murais e, assim, oxigenar sua comunicação e a forma como conversa com seus clientes. É nas aplicações que você pode mostrar o quanto consegue inovar. Mas sem perder a essência da sua marca!

 

5. Diferentes formatos para a adaptação
O manual da marca, vem acompanhado de todos os arquivos da logo e das estampas em diferentes formatos, como: ai, eps, jpg, png, tiff. O cliente consegue ter autonomia para dar vida à sua marca, sem se preocupar em conversões e com a perda da qualidade.

 

Bom agora que você já sabe do que se trata um manual de marca e quais são seus benefícios, tá esperando o que para inserir no seu negócio. Caso precise de um profissional para isso também pode contar com a ajuda da Help Technology, a empresa de marketing que trabalha com a personalidade do seu negócio.

 

Gostou do post?, visite o site da Help e leia muitos mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br

Whatsapp: Ana Paula Mota 

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *