Conheça o Slow Fashion e os benefícios do consumo sustentável e consciente

Slow Fashion

Todos os anos, o planeta Terra produz mais de 2 bilhões de toneladas de lixo e o Brasil é o quarto país que mais polui no mundo. Desse número espantoso, apenas 1,28% são reciclados e até 2025, a produção anual de detritos tende a dobrar de volume. Mas, você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com o título do artigo? Exatamente tudo.

A Indústria da moda é uma das mais poluidoras, sendo a segunda no planeta por isso, muitos profissionais como estilistas, aderiram ao Slow Fashion, um conceito de moda sustentável que visa o uso consciente de roupas e acessórios, promovendo a economia e até o descarte de peças usadas de maneira a não promover mais poluição.

A Slow Fashion já é uma realidade em muitas partes do mundo e no Brasil, tem se tornado um estilo cada vez mais aceito. Conheça tudo sobre o assunto, os benefícios do consumo sustentável e como esse segmento pode ser vantajoso para seu marketplace.

O que é Slow Fashion?

Slow fashionSlow Fashion é uma palavra inglesa que significa, literalmente, “moda lenta”, um conceito de moda focado na sustentabilidade do uso das roupas e consciência socioambiental.

O termo faz alusão ao Fast Fashion, que significa moda rápida, baseada na renovação de peças e coleções, porém, seguindo um caminho diferente, mais voltada a moda de luxo e alta costura, com ênfase na produção de média e alta escala.

No conceito Slow Fashion, o período entre coleções é mais rápido também, mas as peças utilizadas possuem tecidos sustentáveis e uma visão de uso recorrente das roupas, além da valorização dos estilistas e profissionais locais e perfeito para um SEO local de um marketplace regional.

Os benefícios do Slow Fashion para seu marketplace

O primeiro ponto benéfico do Slow Fashion é a produção, que ao invés do foco global de massa, é mais restrito ao local, dando mais oportunidades e reconhecimento ao trabalho dos estilistas e costureiros regionais.

Com base nisso, vemos um segundo ponto positivo nesse conceito, sendo a existência de uma forte valorização dos pequenos empreendedores e estilistas em início de carreira, sendo um incentivo importante para criar coleções de moda personalizadas e fora dos padrões do mercado para serem vendidas em marketplace.

Outro ponto importante é o compartilhamento de peças, ou seja, a comercialização e troca de roupas em bom estado, onde apenas ajustes são feitos para que a peça continue sendo utilizada e a moda perpetuada.

Um termo muito usado nesse conceito é o cosmopolita, com o sentido de diversidade e não globalização. Ou seja, a busca de uma heterogeneidade, contrapondo a homogeneidade da sociedade como um todo. Montar um Marketplace Slow Fashion é uma grande oportunidade de preservar a natureza, enquanto faz negócio com seu brechó online.

Como iniciar um Marketplace Slow Fashion de sucesso?

Slow fashion

  1. Como você deve ter observado, o conceito Slow Fashion é um sistema nichado, onde existe um perfil único e definido de pessoas que utilizam. A primeira dica, então, para iniciar um Marketplace com o foco nesse conceito, é conhecer muito bem a persona que fará uso dessas peças, para depois partir para o estilo da loja e os produtos comercializados;
  2. Com a persona definida, é hora de planejar as coleções e a rotatividade delas, já que ele segue o estilo do fast fashion, de ter artigos de moda que mudam constantemente, porém, somente isso em comparação com esse conceito. Por isso, o estoque será menor, mas deverá ser definido com antecedência para que o público esteja sempre com novidade para adquirir;
  3. Os tipos de materiais que serão trabalhados são pontos a considerar, o Slow Fashion leva a sério a questão da preservação do meio ambiente. Estão proibidos peças com plástico, pele de animais ou qualquer derivado animal e a promoção de marcas que não sigam este mesmo conceito;
  4. Transforme-o em um Brechó online, tendo peças seminovas e de qualidade, com arremates que podem modificar a roupa, deixando-a mais moderna e bonita. No descarte de peças, é fundamental fazê-lo considerando um descarte consciente, reutilizando e fazendo a reciclagem do máximo possível.

 

Marketplace e e-commerce com a Help Technology

Slow fashion

O movimento Slow Fashion é muito interessante e se você quer fazer parte de um mundo mais consciente que leva a sério a reciclagem e o consumo que oferece valor e qualidade nas peças, sem abrir mão dos recursos naturais e agressão ao meio ambiente, esse é seu caminho, mas para abrir um Marketplace, conte com a Help Technology para te ajudar.

Na Help, você conta com um time de profissionais especializados no desenvolvimento de e-commerce e marketplaces que não só vão alavancar suas vendas, mas tudo seguindo as regras e conceitos que você acredita e seu público também.

Monte uma loja competitiva no mercado, cresça e apareça e tenha uma gestão com excelência do seu negócio com a Help. Entre em contato em nosso WhatsApp 4746-8556 e veja esta e outras soluções que a Help pode fazer por você e seus negócios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *