Como o Marketplace pode alavancar seus negócios e sua marca

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O Marketplace é hoje uma das maiores fonte de renda das empresas, tanto pequenas como gigantes no universo digital. O mercado tem sido favorável a essa modalidade, que além de menor em custo, é maior em faturamento e facilidade de montar um espaço em uma plataforma para esse fim.

Até 2019, o Marketplace representava 35% do faturamento do e-commerce no Brasil, mas depois da pandemia, em 2 anos de amplo sucesso desse estilo de loja online, o crescimento aumentou para 51%.

Através de grandes lojas e marcas que criam uma plataforma amigável e com taxas baixas, além de cuidar do estoque em alguns casos, é uma ótima maneira de empreender e alavancar negócios existentes.

Para empreendedores que já tem uma loja física ou loja online e pretendem iniciar no Marketplace, explicaremos agora como essa modalidade pode elevar ainda mais seus ganhos e valorizar sua marca no mercado.

  • Primeiro passo para empresas que não possuem e-commerce

MarketplaceEmpresas que não possuem e-commerce, podem se beneficiar muito com um Marketplace…, mas antes, é importante frisar as diferenças entre uma loja online comum e um shopping virtual.

O e-commerce é um site próprio de uma empresa e onde se vende os produtos de um nicho específico. O Marketplace, por sua vez, concorre o espaço entre vários vendedores diferentes e dentro de um mesmo nicho.

Essa é só uma das diferenças, porém, a principal, fazendo do Marketplace uma modalidade mais barata, já que o investimento inicial pode ser quase 0, dependendo da plataforma e do tipo de produto ou serviço, além, é claro, dos tipos de marketplace.

Sabendo disso, a modalidade de e-commerce Marketplace, é um bom início para quem não tem loja virtual e quer “sentir” o mercado. Através dele, é possível o empreendedor criar ou fortalecer uma marca, para depois partir para uma loja própria online sem intermediários.

  • Incentiva o Social Commerce

O Marketplace de alimentos e delivery, principalmente, se beneficia muito do chamado Social Commerce. Aqui, as redes sociais incentivam e induzem ao consumidor a clicar no botão que o levará direto para página da empresa.

Isso ocorre muito com aplicativos como o Ifood e possui milhares de estabelecimentos. É fundamental que a sua loja no Marketplace, tenha ligação direta com a rede social, sendo que uma evidência a outra, auxiliando na propagação e reforço da marca no mercado.

  • Estoque decentralizado

marketplaceO Marketplace tem um ponto positivo, que o torna muito atrativo para muitos empreendedores: o estoque decentralizado. Imagine não ter que se preocupar com a logística de seu estoque?

Lógico, que isso só pode ocorrer nos casos em que a plataforma tem essa finalidade, pois em muitos shoppings online, o dono da loja deve ter um planejamento de armazenamento para fazer os envios dos produtos.

Um caso assim sem preocupação com estoque, é o Magazine Luiza, que dá a possibilidade de abrir uma loja para venda dos produtos da loja e do recebimento de uma comissão a cada venda, sem se preocupar com estoque.

  • Maior visibilidade para o negócio como um todo

O Marketplace pode gerar uma visibilidade muito grande para sua empresa, já que os consumidores pesquisam um determinado produto e vão direto para várias plataformas de lojas de marcas famosas e nelas, podem encontrar a sua empresa e fazerem a compra.

Ou seja, você economiza em propaganda, porém, para ser sempre a loja escolhida, precisa sempre oferecer serviços e produtos de qualidade, competitivos no preço com seus concorrentes e se valer do Social Commerce, além de outras ferramentas e técnicas de marketing para sempre ser o e-commerce preferido.

  • Faturamento mais alto

Com tal visibilidade que as grandes marcas possuem, com certeza o faturamento irá subir muito mais, e isso ajudará indiretamente seu site corporativo e e-commerce a terem mais visitas e reforçar a marca no mercado.

Ou seja, o marketplace não serve só para ganhar dinheiro, mas auxilia no crescimento de todos seus negócios de uma vez, desde que feito um bom marketing digital para que as vendas sejam sempre com você.

 

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