Fique por dentro das tendências de Marketing Digital que estão bombando em 2022!
O tão falado Marketing Digital tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Tendo em vista o crescimento dos usuários de redes sociais e Internet, as empresas estão dedicando ainda mais esforços para se comunicar com o seu público online e assim, alavancar suas vendas.
Só em 2021, o Brasil conquistou o marco de mais de 150 milhões de usuários de internet, sendo 81% da população brasileira. Isso aconteceu, em grande parte, por conta da pandemia, que exigiu novas formas de se comunicar e trabalhar à distância.
Essas mudanças também influenciam os hábitos de consumo das pessoas, que vêm preferindo realizar compras online, pela praticidade e conforto de receber os produtos sem sair de casa e até pela facilidade de comparar preços, conseguir cupons e não precisar encarar filas.
O e-commerce já cresceu 20% em janeiro de 2022 comparado ao mesmo período do ano passado, e o Marketing Digital tem um papel fundamental nesse processo.
O que são tendências de Marketing?
É o Marketing Digital que vai traçar as melhores estratégias de posicionamento, comunicação e vendas online. É por meio dessas estratégias de marketing que os ecommerces conquistam o público-alvo e garantem bons resultados de vendas.
As tendências de Marketing Digital são as ações tomadas pelas empresas no âmbito digital que mais têm dado bons resultados de acordo com os dados dos consumidores e dos usuários online. Elas mudam com as novas necessidades do mercado.
A seguir, vou te apresentar as tendências de Marketing Digital de 2022 para você apostar e fazer o seu negócio crescer.
- Marcas estão criando muitas lojas online
O ecommerce é muito versátil hoje. Antes as marcas vendiam somente em seu site oficial, daquele jeito bem tradicional. Hoje, com o marketing digital à todo vapor, é possível vender através das redes sociais como o Instagram e TikTok, e em diversas plataformas de vendas como a Shopee, Mercado Livre, Elo7…
Segundo o Gartner, até 2026, 60% dos millennials e da geração Z vão preferir comprar através das plataformas sociais e não mais por meio dos ecommerces tradicionais.
A desvantagem é a limitação que a empresa vai enfrentar em cada plataforma, perdendo a liberdade de personalização que uma loja própria permite. No entanto, as redes sociais possibilitam uma interação mais direta com o público, aproximando a marca do cliente.
Assim, a marca pode produzir conteúdos sobre os produtos e serviços que ela vende, enquanto promove uma comunicação ativa com seus consumidores, aumentando o engajamento e convertendo vendas.
- Brand Publishing
É o canal criado pela empresa destinado à produção de conteúdo informativo, com foco em entreter, educar ou informar o seu público específico. Esse canal é uma mídia própria e pode ser uma revista, uma rádio, um portal web…
É uma forma da empresa produzir o seu próprio conteúdo dentro dos padrões editoriais, contando com uma equipe especializada que será responsável pelo conteúdo. Como jornalistas, redatores, editores, designers etc.
O Brand Publishing é uma estratégia de marketing feita com o objetivo de alcançar posicionamento e autoridade online perante os clientes, prospects e todo o mercado. A empresa que faz Brand Publishing administra seu próprio meio de comunicação, entrega conteúdos relevantes que agregam não só aos clientes, mas à toda sociedade, fortalecendo assim a imagem da empresa.
O Brand Publishing é uma oportunidade de fazer o seu público conhecer os valores da sua empresa, aprender com você e acima de tudo, se entreter e se divertir.
- CRO (Conversion Rate Optimization)
O CRO (Otimização de Conversão) é um conjunto de estratégias que visam aumentar a conversão de um determinado site, através de uma boa performance sem precisar alcançar novos visitantes.
As conversões são as interações que os visitantes realizam no seu site, como preencher um formulário, clicar em um banner, comprar algo, fazer um pedido de contato com um consultor, entre outras ações que o site disponibiliza.
É importante definir qual resultado você quer atingir antes de definir a estratégia de CRO mais adequada.
Como por exemplo para aumentar suas vendas na loja virtual, uma boa estratégia é tornar o processo de compra mais simples e prático, com botões que incentivem o cadastro na sua loja.
O CRO visa garantir o máximo de conversão em vendas possível dentro do site, além de oferecer uma experiência positiva aos usuários. Dessa forma, você se destaca da concorrência e não perde oportunidades por conta do mau desempenho do seu site.
- Mensuração
A mensuração de resultados é essencial para analisar se as suas estratégias estão indo na direção certa, de acordo com os resultados visados pela empresa. A mensuração vai te ajudar a gerir com inteligência as ações de marketing.
Assim, você não vai gastar dinheiro com campanhas que não são tão eficazes e vai direcionar os esforços para as ações certas. Além de ter certeza de qual é o melhor caminho a seguir, dando segurança a todos os colaboradores.
Quanto melhor for o processo de mensuração, melhor você vai saber que atitude tomar de forma certeira, alcançando seus objetivos mais rápido. Algumas dicas de como fazer uma boa mensuração de resultados:
- Identifique os objetivos da empresa;
- Faça relatórios e tenha os dados para analisar corretamente;
- Defina as métricas mais importantes;
- Faça a mensuração de dados continuamente;
- Usuários estão fornecendo seus dados para publicidade
A ideia de fornecer dados pessoais para uma empresa pode ser assustadora e um tanto desagradável. A Internet já é um ambiente que causa a sensação de pouca privacidade, já que é nas redes sociais onde as pessoas expõem boa parte de suas vidas diariamente.
No entanto, fornecer dados para publicidade não tem assustado tanto os brasileiros ultimamente. Um estudo realizado pela Kaspersky Daily aponta que 70% dos brasileiros não se incomodariam em oferecer seus dados se o propósito for obter descontos em compras online.
Esse comportamento dos usuários é muito benéfico para as empresas que utilizam esses dados para realizar campanhas efetivas online, alcançando seu público-alvo e convertendo suas vendas.
Os usuários querem ter uma experiência positiva e eficiente na Internet, onde eles possam receber propagandas direcionadas que façam sentido com seus gostos e preferências.
Marketing Digital é com a Help!
A Help tem uma equipe especializada em Marketing Digital, prontinha para te ajudar a alavancar o seu negócio aplicando as melhores estratégias de mercado. Está cansado de perder Leads, conversão e não saber direcionar o seu conteúdo para o seu público-alvo? Não se preocupe! A Help te ajuda!
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