4 dicas para criar um relacionamento com o público

relacionamento

Ter um relacionamento com o mercado é uma forma de se posicionar no seu segmento e se mostrar competitivo diante da concorrência. E mais do que isso, é se comunicar com o seu público de interesse. 

Neste artigo você vai aprender a construir um relacionamento com o mercado e principalmente com o seu público. 

Comunicação é a chave!

A comunicação é o que viabiliza a troca de informações entre empresas e clientes e permite que as pessoas conheçam o seu negócio. 

Para desenvolver um relacionamento, a sua empresa pode adotar a comunicação tradicional, que é baseada na publicidade e propaganda, ou a comunicação por relacionamento, que busca promover uma troca entre empresa e público de interesse.

Veja abaixo as principais características da comunicação tradicional:

Comunicação Tradicional
1. Propaganda

“A propaganda é a alma do negócio” é uma frase que define a comunicação tradicional. Aqui o foco é a publicidade e propaganda, sem se importar tanto com estratégias de marketing e outros tipos de comunicação. 

2. Ações pontuais de comunicação

As ações de comunicação são feitas de forma independente e isolada das ações de marketing. São pontuais e normalmente não têm conexão uma com a outra. 

3. Comunicação mercadológica

As ações de comunicação são feitas com o único intuito de vender, promover produtos e gerar leads. 

4. Mídias de massa tradicionais 

As mídias de massa são canais de comunicação que atingem grandes audiências, como a TV, o rádio e os jornais.

Esse meio de comunicação é feito de forma unilateral, tendo um emissor se comunicando com vários receptores, que recebem a mensagem pacificamente. 

maquiagem
5. Foco no produto

O produto é o foco e prioridade na mensagem publicitária. Suas características e vantagens são constantemente evidenciadas.

6. Foco exclusivamente na venda

O preço dos produtos ganha maior destaque nesse tipo de comunicação. 

7. Discurso imperativo

A mensagem publicitária se dá no modo verbal imperativo, chamando o consumidor para realizar uma ação, o famoso call to action.

“Compre já! Não perca!”.

8. Lógica interruptiva

A comunicação tradicional é guiada pela lógica de quebra e interrupção da atenção do consumidor a fim de desviá-la para a mensagem publicitária.

9. Disparo de propagandas

Na comunicação tradicional, a mensagem publicitária é emitida com muita frequência e persistência. Acredita-se no meio publicitário que um comercial só tem efeito sobre o público depois de seis vezes que é veiculado.

10. Público passivo

Para a comunicação tradicional, é importante que o público seja passivo, ou seja, receba a mensagem sem questionar seu conteúdo e propósito.  Por isso é preferível os meios de comunicação de massa, já que estes não possibilitam uma resposta do receptor.

Você deve ter percebido que a comunicação tradicional é um pouco limitada. Com o foco exclusivo na venda, as empresas que adotam essa comunicação deixam de ouvir as opiniões e necessidades do seu público-alvo. As propagandas são feitas de forma massiva e incessante, tentando “entrar na mente” do consumidor.

Além disso, não possibilitam uma troca e um relacionamento mais próximo com o cliente.

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Comunicação por Relacionamento

A comunicação por relacionamento nasceu da necessidade de se divulgar pequenos negócios, sem precisar utilizar os veículos de massa para fazer publicidade.

Esse tipo de comunicação é usada na estratégia de Marketing de Relacionamento.

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que visam fidelizar o cliente e incentivá-lo a repetir a compra. Veja abaixo as principais vantagens do M.R:

  • Foco na retenção do cliente
  • Monitoração do nome dos compradores
  • Forte compromisso com o cliente
  • Diversos níveis de relacionamento entre vendedor e comprador

Veja abaixo algumas ações que podem ser utilizadas para criar um relacionamento com o público:

Criação de um Mascote

Você deve conhecer o baianinho, o mascote da Casas Bahia, ou a Magalu e a Nat Natura. Eles são os mascotes que representam a identidade da marca.

Criar um mascote gera identificação com o público e humaniza a imagem da marca. O mascote pode ser um conjunto de características que definem tanto o seu negócio como o nicho que ele atende.

A Nat Natura é a assistente virtual da Natura, mas também é um mascote que representa o público-alvo da marca: uma mulher moderna que gosta de beleza e autocuidado. O mascote pode ser usado em campanhas, propagandas e ações de marketing de relacionamento da empresa.

Website da empresa

Ter um website é essencial para criar um posicionamento online e alcançar o seu público online. É por meio dele que as pessoas vão conhecer seu negócio, seus produtos e serviços. Quer saber como ter um site de sucesso? Clique aqui para saber 8 dicas incríveis!

Crie materiais informativos

Informe sua audiência, ofereça conteúdos de qualidade que possam agregar conhecimento ao seu público. Dessa forma, você fortalece a autoridade da sua marca e cria um relacionamento de confiança com o público.

Faça eventos de exibição

O marketing de eventos é a imagem mais comum que se tem do marketing. Eventos corporativos, festinhas na firma e o famoso networking.

Mas apesar do marketing ser muito mais que isso, é inegável a importância dos eventos para a promoção de uma empresa.

Os eventos podem gerar leads e impulsionar a lealdade dos clientes. Você pode criar um evento para promover e divulgar o lançamento de um produto, apresentar palestras e seminários e criar um ambiente descontraído para os colaboradores e clientes.

Promover eventos ainda contribui para o posicionamento online, já que é cada vez mais comum que jovens frequentem eventos e compartilhem suas experiências nas redes sociais.

Conclusão

Um bom relacionamento com o público é essencial para a fidelização e retenção dos clientes. Engana-se quem enxerga os clientes apenas como uma fonte de receita.

É mais lucrativo para uma empresa investir em construir relacionamento com os clientes, do que gastar esforços para buscar novos clientes para compensar os que foram perdidos.

Contudo, invista em ações que aproximem o consumidor e posicionem sua empresa no mercado. Clique aqui para saber mais sobre o Marketing de Relacionamento e como ele pode te ajudar a alavancar vendas e reter clientes.

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