Inbound x Outbound Marketing: Conheça as melhores estratégias para atrair clientes

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Inbound x Outbound Marketing – O que você precisa saber sobre as estratégias de atração e retenção de clientes, suas principais características e em qual apostar.

O Marketing é o conjunto de técnicas e processos que definem as relações entre a sua empresa e o restante do mercado. Busca estudar, entender e influenciar como a empresa vive na sociedade.

Ele surgiu no contexto da Revolução Industrial, onde os meios de produção e comunicação sofreram grandes mudanças. A manufatura passou a ser uma linha de produção e as empresas passaram a produzir em larga escala. 

Com isso, tornou-se necessário um novo meio de anunciar esses produtos. O anunciante de porta em porta, agora é um anúncio em rádio, televisão ou cinema.

A evolução dos meios de comunicação possibilitou que os anúncios fossem mais complexos, certeiros e principalmente, que mais pessoas tivessem acesso a todo tipo de empresa.

Com as transformações do mercado na modernidade, o Marketing precisou se reinventar para atender novas demandas.

Inbound Marketing

A relação entre empresa e cliente precisou ser repensada e novas estratégias surgiram para atrair, converter ou encantar clientes. 

É aí que surge o Inbound Marketing, criado por Brian Halligan, o cofundador da Hubspot (empresa americana referência em estratégias de mídias digitais).

Também chamado de Marketing de Entrada ou Marketing de Atração, o Inbound Marketing tem como prioridade ser encontrado. Dar caminhos para que as pessoas te encontrem. Está ligado à direção do conteúdo.

Principais ações do Inbound Marketing:
  • Postagem de conteúdos em blogs
  • Interação com o público em canais como as redes sociais
  • Otimização de landing pages
  • Gestão de resultados
  • Fazer funil de vendas usando técnicas de CRM (Customer Relationship Management)
  • E-mail Marketing
  • Comunicação bi-direcional: dialogar com o consumidor.
  • Nichos menores, desejos e necessidades mais específicas.
  • Foco na conversação

No Inbound Marketing, o segmento de mercado e o público-alvo são muito importantes. Mais do que isso, o Inbound trabalha com o conceito de Buyer Persona

A persona é a personificação do público alvo. Quando pegamos o público alvo e damos um nome, profissão, idade, sonhos, hobbies, onde mora, hábitos, pensamentos etc.

O primeiro objetivo do Inbound é transformar usuários desconhecidos em um lead para a empresa. O usuário desconhecido é aquele que nunca acessou o seu site. 

Para isso, são criadas diversas estratégias para atrair esse usuário. Desde campanhas de anúncios (que vão se basear nos perfis das personas, no que elas se interessam e como se comportam) até oferecer benefícios que interessem o usuário para permanecer no seu site e chegar a realizar uma compra.

Você pode oferecer um cupom de desconto, um vale compras, um livro digital gratuito ou qualquer benefício que tenha um valor percebido pelo cliente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A primeira ação do Inbound é fazer com que o usuário desconhecido faça parte do banco de dados da empresa, pois assim você pode se comunicar diretamente com ele via e-mail e criar um relacionamento. 

Tendo os leads, você já pode começar a investir no e-mail marketing e outros meios de comunicação com o cliente, como as redes sociais. Dessa forma, o cliente vai conhecer mais sobre a sua marca.

O foco é que ele venha a se tornar um cliente da empresa e compre produtos, serviços e até os promova futuramente.

Daí em diante, o Inbound vai pensar em estratégias de atrair e reter os clientes, sempre focando na comunicação e no relacionamento com o cliente. São utilizadas técnicas de SEO, criação de landing pages otimizadas, links patrocinados, etc.

Outbound Marketing

É um termo usado para caracterizar o marketing tradicional que tem como foco atrair, oferecer serviços e clientes ativamente.

O Outbound identifica o perfil dos potenciais clientes e começa a abordá-los, sem necessariamente ouvir os interesses do público. 

Algumas abordagens do Outbound são:

  • Flyers, outdoors e malas diretas
  • Telemarketing 
  • Campanhas em mídias digitais, como Adsense. 
  • Propaganda em TV e rádio
  • Fala com todos os nichos, sem direcionar para um público específico
  • Tem o objetivo de gerar desejo e incentivar a tomada de decisão

Em geral, o Outbound é uma estratégia de prospecção ativa, que visa um resultado rápido. Essa é a principal diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing.

O Inbound pode apresentar resultados a longo prazo, e é ainda mais difícil para empresas iniciantes que acabaram de lançar no mercado. 

Para empresas iniciantes que buscam um resultado mais rápido, bem como o ROI (retorno sobre o investimento), o Outbound é mais indicado. 

Em qual estratégia investir?

A escolha da estratégia vai depender de qual resultado você quer colher mais para frente. O Inbound é uma estratégia que exige investimento na qualidade do seu conteúdo. 

Como criar um site otimizado para conversão (CRO), aplicar técnicas de SEO, produzir um conteúdo relevante, investir em divulgação nas redes sociais, etc.

Por esse motivo, o Inbound prioriza tanto a persona, uma vez que as suas campanhas e conteúdos precisam ter um bom desempenho e aderência ao público. 

Encontrar a persona certa, vai garantir que os esforços e investimentos em Inbound Marketing vão gerar os resultados esperados. 

Já o Outbound é indicado para vendas complexas, onde o cliente precisa entrar em contato com um consultor. O contato com o cliente é mais direto e ativo, por isso a necessidade de um canal de comunicação como jornais, rádio e o uso de telemarketing.

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