O que mudou no Marketing depois da pandemia

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 Marketing e suas mudanças 

O Marketing Digital durante a crise da covid-19 é de extrema importância para empresas que querem se posicionar da maneira certa. Há algum tempo, ele é a melhor forma de se comunicar com o público-alvo, conhecer melhor o consumidor e gerar oportunidades de conversão. Em um momento único na história, seu papel é ainda mais relevante, desde que bem aplicado.

A necessidade do isolamento social é um gatilho para despertar sentimentos não tão fáceis de lidar, e isso é um marco único que precisa ser entendido. Vendas não podem ser mais a prioridade, por mais que elas sustentem os negócios. No momento, é necessário pensar na sustentabilidade de marcas no longo prazo, e isso só será possível se as empresas se humanizarem e exercerem empatia.

Os impactos da quarentena são reais, mudando as formas de consumo, o comportamento da sociedade e também a relação entre público e marcas. Em meio a isso, o Marketing Digital também precisa ser adaptado, para então gerar valor da forma certa, aproximando pessoas e empresas.

Quais são as tendências para a vida pós-pandemia?

Uma das mudanças mais evidentes é que esse novo mundo é muito mais online. Além do trabalho, do ensino, quase tudo que fazemos neste período de distanciamento foi na frente do computador. Bendita Internet, não é mesmo? Nada substitui o contato humano, o abraço, a proximidade – mas imaginem se não pudéssemos, pelos menos, interagir por videochamada ou por algum aplicativo de reunião?

O abraço voltará a ser presencial, com certeza, mas outros serviços online vieram para ficar. O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, que já dava sinais de crescimento antes da pandemia, teve um impulso muito grande – mesmo quem desconfiava, aderiu às compras de produtos e serviços pela Internet. Saiba mais sobre e-commerce no site do E-commerce Brasil.

A necessidade de um marketing mais personalizado

No tópico anterior, ficou claro que, no mundo pós-pandemia, o consumo tende a ser mais responsável e consciente. Em outras palavras, as pessoas devem comprar apenas aquilo que acreditam ser fundamental. Mas como mostrar que o seu serviço ou produto é essencial para o seu cliente?

A resposta para essa pergunta é: conheça o seu consumidor profundamente! Ou seja, para que a sua empresa seja relevante no momento de decisão de compra da sua persona, a estratégia de marketing deve ser pautada nos conhecimentos sobre os gostos, os maiores influenciadores, a mídia social preferida, entre outras informações sobre o seu consumidor ideal.

Para conseguir esses dados, a instituição deve contar com recursos de data driven e uma boa ferramenta de CRM integrada ao inbound marketing. Dessa forma, os dados coletados devem ser utilizados para se elaborar as estratégias mais personalizadas possível de marketing de conteúdo e marketing digital, por exemplo.

Portanto, um marketing cada vez mais personalizado é uma necessidade para o sucesso no mercado pós-pandemia. Logo, quem apostar nessa tendência o quanto antes vai se mostrar essencial ao consumidor e alcançar os melhores resultados.

A potência do marketing digital

A potência do marketing digital não é uma novidade, mas se intensificou ainda mais com o isolamento social, devido às restrições de contato físico, e deve permanecer forte no período pós-pandemia, afinal, o ambiente virtual é, atualmente, o melhor caminho para se relacionar com os clientes e leads.

Por isso, aposte no marketing digital para se manter próximo dos seus consumidores e aumentar o reconhecimento de marca. Um bom exemplo são as transmissões ao vivo, também conhecidas como lives, que podem ser uma forma de atrair, engajar e converter leads por meio de uma mídia social. Essa estratégia ganhou muito espaço durante a quarentena e deve continuar alcançando bons resultados, assim como outras possibilidades dentro do marketing digital.

  

O uso de novas tecnologias na estratégia de marketing

A pandemia foi considerada, por muitos, um acelerador do futuro. Afinal, as pessoas foram obrigadas a se adaptar a uma nova realidade e a novas tecnologias, como o uso de plataformas para reuniões virtuais e consultas médicas online, ensino à distância, apps de delivery, entre outros. Sendo assim, o marketing também deve se adaptar a este novo cenário, em que a tecnologia é extremamente presente no nosso cotidiano.

Por isso, no período pós-pandemia, as empresas devem oferecer recursos tecnológicos que facilitem a vida de um público cada vez mais acostumado a resolver problemas com apenas um clique. Ou seja, quem não acompanhar e não utilizar as novas tecnologias, vai estar ultrapassado.

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