A Evolução dos meios de comunicação

meios

Os meios de comunicação são as tecnologias e os instrumentos que permitem a troca de informações, ideias e acontecimentos entre diferentes grupos de pessoas e organizações.

Esses instrumentos servem para o compartilhamento de notícias e de conteúdos, são fonte de entretenimento e de educação e também são utilizados para a publicidade.

Alguns exemplos de meios de comunicação são os jornais, as cartas, a televisão, a internet, o e-mail, o rádio, os telefones celulares e as redes sociais.

Comunicar-se e transmitir informações sempre foram uma necessidade humana, mas a forma como a comunicação acontece mudou muito ao longo da história da civilização.

Nas últimas décadas, a evolução tecnológica possibilitou que a comunicação fosse cada vez mais rápida e eficiente. Hoje é possível estar em contato com pessoas do outro lado do planeta a partir de um smartphone.

Mas nem sempre foi assim. Na pré-história, os homens faziam pinturas nas pedras para registrar informações e relatar acontecimentos. Com o desenvolvimento da linguagem e, especialmente da escrita, a comunicação sofre um grande avanço.

Desde então, os meios de comunicação passaram por grandes evoluções. A televisão e o rádio revolucionam a comunicação em massa a partir do século XIX.

Anos mais tarde, com o advento da internet, a comunicação alcança níveis de evolução antes inimagináveis. A popularização da internet permitiu a criação de ferramentas que mantém o mundo todo em constante comunicação.

Os meios de comunicação são veículos que transmitem informações entre emissor e receptor.

Na clássica concepção do sistema midiático, eles são instrumentos utilizados para difundir mensagens e ideias entre as pessoas.

Entende-se por meios de comunicação, portanto, veículos como telefone, rádio, televisão, jornal, revista, internet, entre outros.

Com o passar do tempo, essas mídias usadas para se comunicar foram se desenvolvendo e ganhando novos recursos.

Tipos de meios de comunicação

Os meios de comunicação podem ser categorizados em dois diferentes tipos de acordo com a plataforma, por meio da qual se dá a propagação de informações, e também o seu público receptor. São eles:

    • Meios de comunicação individual:

São aquelas ferramentas que permitem a troca de informações em nível interpessoal e de maneira direta, de um indivíduo a outro ou entre um pequeno grupo de pessoas. O público emissor e receptor da mensagem é, portanto, limitado. Os principais exemplos são: carta, telefone, celular (por meio de aplicativos de mensagem instantânea) e e-mail.

    • Meios de comunicação em massa ou social:

são aquelas ferramentas utilizadas para estabelecer a comunicação e a troca de informações com uma vasta quantidade de pessoas, até mesmo populações inteiras. Os principais exemplos são: rádio, televisão, jornal, revista e internet.

Na verdade, como você pode perceber, os impactos dos avanços da tecnologia alcançaram e alcançam mais do que nunca, todos os setores da sociedade. Eles interferem, afinal, em áreas como educação, saúde, esportes, cultura, desenvolvimento econômico, meio ambiente, entre outra

A invenção da internet modificou tudo aquilo que conhecíamos a respeito das formas de comunicação. Essa rede que integra mundialmente milhares de computadores foi capaz de aproximar pessoas, diminuindo longas distâncias e reduzindo o tempo de transmissão de uma informação.

A internet passou por diversas modificações e é um dos meios de comunicação mais dinâmicos e que mais se desenvolvem atualmente, incorporando diversos outros meios de comunicação. Muitos jornais e revistas passaram a ser on-line. Cartas deram lugar a e-mails. Assim, a sociedade transformou sua maneira de comunicar-se, enviando informações e trocando dados instantaneamente por meio dos celulares e computadores.

Atualmente, é quase impossível imaginar nossas vidas sem os meios de comunicação, principalmente para aqueles da geração Y. Já não sendo mais possível ficar offline, podemos pensar nos benefícios dessa conexão globalizada.

Assim como os meios de comunicação causam um grande impacto na vida de indivíduos, eles também configuram grandes ferramentas a serem utilizadas no mundo dos negócios. Um dos fatores importantes para isso é que, por meio dos avanços da tecnologia e surgimento das mídias, se tornou possível atrair e fidelizar clientes. Abaixo listamos três benefícios que os meios de comunicação possibilitam.

  • Aproximação e expansão
  • Obtenção de informações
  • Entretenimento

Meios de comunicação podem ser uma ótima ferramenta para garantir a melhora do suporte prestado pela sua rede de franquias. Isso acontece porque, ao escolher um que consiga atender as demandas de seus franqueados, você consegue otimizar e garantir a qualidade de toda a rede.

Viu a importância do meio de  comunicação para seu negocio.

A Help consegue fazer um Kit autoridade onde você consegue se comunicar com o seu cliente através dos seus produtos e serviços!

Entre em contato com a gente !

E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br

WhatsApp:  Marcela Rodrigues

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *