Vacinas: 5 vacinas que os adultos precisam para blindar a imunidade

Vacinas

Muito tem se falado em vacinas, e elas são muito importantes para evitar milhares de doenças e garantir nossa imunidade natural a várias enfermidades causadas por vírus, bactérias e fungos.

É comum pensar em vacinas e logo associar ao cuidado com as crianças, porém, as vacinas devem ser tomadas durante toda vida, inclusive em adultos e idosos. Muitas vezes, esquecemos de nos atentar para isso e as doenças oportunistas podem se instalar, causando inúmeros problemas de saúde que podiam ser evitados somente com uma vacina.

Para isso, preparemos este post com dicas das 5 vacinas mais comuns e necessárias aos adultos que ajudam blindar nossa imunidade e garantir uma vida mais longa e saudável.

  1. Vacinas Tríplice Viral

A tríplice viral é uma vacina muito importante na manutenção da saúde, já que em uma única dose, é possível combater 3 tipos de vírus: sarampo, rubéola e caxumba. O sarampo é uma doença que causa manchas vermelhas e febre alta e nos adultos, a vacina é muito eficaz, principalmente quando estes convivem com crianças.

A caxumba é uma doença viral que tem por característica o inchaço do pescoço e nos casos graves inflamar os testículos e os ovários, causando infertilidade. Já a rubéola se assemelha a catapora e pode ser perigosa para gestantes, facilitando a má formação do bebê.

Geralmente essa vacina é tomada na infância, porém, é comum encontrar pessoas nascidas depois da década de 60 com esse esquema vacinal faltante. Isso ocorre porque pessoas antes dessa data podem ter tido a doença ou tomado a vacina, porém na dúvida, é importante atualizar a carteira de vacinação.

  1. Vacina dupla tipo adulto

Esta vacina é indicada para combater a difteria e tétano, doenças causadas por bactérias e podem oferecer riscos a vida, principalmente prejudicando a saúde do coração.

A difteria pode passar de pessoa para pessoa através do contato por secreções de pessoas infectadas. Já o tétano, pode causar espasmos involuntários agudos e quando não tratado, acometer os pulmões e coração, causando uma parada cardiorrespiratória. O tétano pode ser adquirido por ferimentos na pele, pela bactéria presente na terra, em animais ou qualquer superfície que a pessoa tocar ou se ferir.

A vacina possui 3 doses e deve ser tomada num espaço de 2 meses entre as doses. Em geral, o indicado é que sejam tomadas na infância e com um reforço a cada 10 anos. Pessoas com cirurgias ou que se feriram, também recebem a indicação de tomar a vacina, principalmente se a imunização tenha sido feita há muito tempo.

  1. Vacina Hepatite B

A vacina da Hepatite B é uma importante aliada no combate da cirrose hepática, uma inflamação grave e fatal no fígado. A Hepatite B é transmitida no contato direto com secreções, inclusive por relações sexuais e pode ser uma doença assintomática, onde a pessoa possui o vírus, porém, não sente nenhum sintoma.

A vacina da Hepatite B é encontrada em qualquer posto de saúde e clínicas laboratoriais e o esperado é que o adulto tenha tomado a vacina até os 24 anos, mas caso não esteja imunizado, é importante tomar vacina para evitar complicações no fígado.

  1. Vacina da gripe

A gripe é um vírus que causa dores pelo corpo, mal-estar, febre e tosse, além de dor de garganta e catarro. Em geral, a gripe comum não causa sintomas muito graves ou evolui para uma situação fatal em pessoas jovens e saudáveis, porém, quanto mais idosa a pessoa e com sistema imunológico enfraquecido, maior a chance da gripe se tornar uma pneumonia, podendo causar a morte.

No sistema público de saúde, a vacina da gripe possui campanhas anuais para toda população ou para grupos específicos como maiores de 60 anos e pessoas com doenças crônicas.

  1. Vacina no combate da covid 19

A vacina mais nova em circulação é no combate ao coronavírus, um vírus de uma família viral conhecida desde a década de 60 e teve várias mutações e variações ao longo do tempo, causando a maior pandemia do século XXI, matando só no Brasil, mais de 600 mil pessoas.

A doença é parecida com a gripe, porém, tem evolução rápida em algumas pessoas, causando gravidade principalmente nas vias aéreas, pulmões e rins, levando a morte em pouco tempo.

A doença recebeu vacinas para seu combate a partir de 2021 e sua aplicação tem se mostrado eficaz, evitando muitas mortes dentro e fora do país e em contínuo aperfeiçoamento.

Os melhores planos de saúde e clínicas para atualizar suas vacinas

Vacinas são puras tecnologia, saúde e segurança e quando nos cuidamos, estamos garantindo os cuidados das pessoas ao nosso redor também. Para entender melhor como elas funcionam e a necessidade de se vacinar, é importante ter um auxílio de um médico, e conte com a Help Technology para encontrar o melhor profissional.

Na Help, você encontra os melhores planos de saúde do mercado e com os preços mais acessíveis para você cuidar de sua saúde e de sua família e empresa. Os melhores laboratórios, consultórios e hospitais, com os médicos mais experientes perto de você.

Entre em contato em nosso WhatsApp 4746-8556 e veja esta e outras soluções que a Help pode fazer por você, seus negócios e dinheiro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *