4 tipos de E-mail marketing  para usar na sua estratégia 

E-mail

 

O E-mail  marketing é uma ótima maneira de ter uma janela de contato recorrente com os seus clientes, sendo uma alternativa barata e relativamente fácil de implementar na sua empresa. Os resultados podem ser incríveis, servindo para trabalhar vários aspectos do seu negócio como trabalhar no relacionamento e aumentar vendas, .

Relembrando rapidamente, Marketing de Conteúdo pode ser entendido como uma forma de engajar com seu público-alvo  ou persona e atraí-los ainda mais por meio de conteúdos relevantes, gerando valor e uma visão positiva da sua marca. Quando este processo ocorre, cria-se a oportunidade de gerar mais negócios.

A estratégia de conteúdo envolve diversos meios, como as redes sociais, blogs, vlogs ou o email marketing, nosso foco neste texto.

Os meios em que você atuará dependerão de sua persona. Afinal, é a partir da compreensão de seu comportamento que você vai entender seu comportamento online, os meios mais acessados e em que ela irá interagir com você.

Vantagens do E-mail Marketing
  •     é rápido como um telefonema;
  •   disponibiliza métricas de abertura, clique e de erros;
  •   não interrompe o usuário;
  •   baixo custo;
  •   passivo de segmentação e personalização.

 

Tipos de email marketing     

Newsletters: Entregar conteúdo

Vamos começar pelo mais simples. Uma newsletter tende a ser o primeiro passo para empresas iniciantes na arte de email marketing. São emails enviados de maneira periódica, normalmente a todos os seus contatos – mesmo que não seja a mesma versão!

E exatamente porque ela vai para todos os seus destinatários, é muito importante oferecer diversidade de conteúdo. A sua newsletter vai chegar a clientes que estão em diferentes estágios do funil de compra, e ela deve oferecer algo de valor a todos eles.

Aqui entra um aspecto crucial de qualquer campanha de email marketing: a segmentação. Com uma lista bem segmentada, você pode separar grupos de clientes de acordo com o seu estágio no funil de compra. Use tudo que você sabe sobre os seus contatos, em especial o tipo de coisas que cada contato já fez no seu website.

Busque informar e educar aqueles que estão no começo do funil, e querem ter mais informação antes de comprar. Procure mostrar exemplos práticos e ilustrar o uso do seu produto para aqueles que estão mais avançados no funil, e querem ver se o produto pode facilitar a sua vida antes de comprá-lo.

 

E-mail marketing automático: trabalhar no relacionamento

A automação de email marketing é uma maravilha para equipes de marketing pelo mundo todo. Ter uma boa ferramenta de automação de marketing pode economizar quantidades enormes de tempo e esforço – e pode oferecer vantagens consideráveis.

Os seus emails automáticos vão se diferenciar da sua newsletter em alguns aspectos cruciais. Por exemplo, o objetivo do seu email marketing automático não é entregar

informação nem grandes quantidades de conteúdo. Mas sim, cada campanha automática deve ter um objetivo específico. Esse objetivo pode ser aumentar as inscrições ao sistema de fidelidade que a sua loja tem, ou fazer com que os seus contatos façam uma compra com um desconto – ou qualquer outro aspecto de ter um cliente que sempre volta.

Ter um bom relacionamento com o cliente não acontece em um dia. Construir confiança e simpatia é um processo que requer constância da empresa. E é aí que a sua ferramenta de automação de email marketing entra e salva o dia. O seu objetivo aqui é que o cliente receba uma série de emails que busquem sempre agradar, quase que como uma chamada para voltar à sua loja.

Pense em datas importantes. Um simples email, desejando um feliz aniversário e oferecendo um desconto (mesmo que pequeno), pode fazer toda a diferença. Todo mundo gosta de ver que as empresas prestam atenção e mimam os seus clientes.

 

E-mail marketing promocional: Estimular vendas e engajamento

Um email promocional não tem porquê ser limitado ao vender um produto físico. Ele pode ser um email que tenta promocionar qualquer coisa que a sua empresa oferece. Isso incluir promoções, eventos, algum conteúdo mais denso como um eBook… a lista também vai depender do tipo e setor da sua empresa.

Esse tipo de email marketing pode ser um aliado poderoso na hora de convencer os seus destinatários a fazer algo em concreto, como tomar parte em um evento. Um email promocional pode ser bem simples de desenhar, já que ele tende a ter um objetivo claro.

 

E-mail marketing transacional: Ajudar e guiar o cliente

Estes E-mail são mensagens enviadas para responder a uma ação específica feita pelo consumidor. Me permita elaborar: um email transacional seria uma pequena ajuda para o cliente dentro de um processo.

Se a sua empresa tem qualquer tipo de plataforma que requer uma senha – você provavelmente tem um sistema no qual pessoas que não se lembrarem da sua senha possam pedir uma nova, ou um link onde podem fazer uma senha nova. Isso é um email marketing transacional, ajudando o cliente no processo de fazer o login.

Claro, nem todas as empresas precisam de uma plataforma com senhas. Mas oferecer E-mail transacionais pode ir mais além e realmente oferecer um pouco de apoio ao cliente. Seguem alguns exemplos práticos de E-mail transacionais:

 

Para e-commerce:

  •   E-mail de confirmação de compra
  •   Atualizações do estado do pedido
  •   Avisos de entrega

Para apps/softwares:

  •   Mudança de senha
  •   Avisos de fim de contrato/inscrição
  •   Avisos de renovação automática iminente

A grande vantagem deste tipo de email marketing é que o cliente já está esperando o seu email. Isso significa que todos os seus emails serão abertos e lidos, os seus links seguidos até a sua página de destino. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade: se você não envia esses e mails, o seu cliente vai ficar decepcionado ou até irritado.

Agora que você já sabe as vantagens do Email Marketing chegou a hora de conhecer os serviços da Help!

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