Conheça as 4 eras do Marketing e suas principais diferenças

era
Conheça as eras 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 do Marketing e entenda as principais diferenças entre elas.

O Marketing é uma atividade de gestão que trata a forma como as empresas entendem seu mercado e lidam com consumidores. 

As eras do marketing são marcadas pelas grandes mudanças mercadológicas da história. Essas mudanças se manifestam nos padrões de consumo dos consumidores, nas estratégias adotadas pelas empresas e na evolução da tecnologia.

A seguir, apresentaremos as 4 principais eras do Marketing, suas características e o que mudou entre elas.

maquiagem

Marketing 1.0 – Marketing Centrado no Produto

O produto era o protagonista da relação entre empresa e consumidor. Ele se vendia por si só, não precisava atender necessariamente o desejo do cliente. Caso o cliente não fosse satisfeito, ainda assim não haveria concorrência o suficiente que fizesse os produtos pararem nos estoques.

Nessa era do marketing, quem decidia o que seria vendido era o fornecedor.

Mesmo que a era do marketing tenha mudado hoje, ainda é possível se deparar com este cenário. Geralmente ocorre quando um produto não tem concorrência no mercado, portanto a empresa fabricante pode vendê-lo do jeito que achar pertinente. 

Esses produtos são vendidos sem muitas concessões como financiamentos ou linhas de crédito, limitando as opções do cliente.

consumer

Marketing 2.0 – Marketing Centrado no Consumidor

Com o crescimento populacional e o avanço da tecnologia que vinham acontecendo no século XX, as empresas passaram a produzir cada vez mais, acarretando em estoques tão cheios que a demanda não tinha capacidade de consumir. 

Esse aumento na produtividade aumentou expressivamente a competitividade entre as empresas, que começaram a  competir pela preferência do consumidor e pela sua fatia do mercado. 

Nesse momento, o cliente consegue ter acesso facilmente à informação, podendo pesquisar e comparar todas as ofertas do mercado e escolher qual o satisfaz mais. O cliente passa a ser o protagonista.

Não podemos deixar de citar os efeitos que a produção massiva das empresas causou ao meio ambiente. Uma vez que não se tinha tanta informação e estudos sobre os impactos ambientais. As empresas não sabiam que precisavam adotar políticas ambientais para não sobrecarregar o meio ambiente. 

Os produtos eram feitos para serem descartáveis para incentivar o cliente a comprar novamente.

nature

Marketing 3.0 – Marketing Centrado nos Valores

Nessa era do Marketing, o consumidor está preocupado com os valores e princípios éticos da empresa. Ele passa a preferir empresas que tenham valores parecidos com os seus. 

O consumidor precisa sentir que ao comprar um produto de uma empresa, está contribuindo com alguma causa social ou contribuindo com uma mudança positiva no mundo. As empresas então começam a fazer trabalhos sociais, parcerias com ONGS, campanhas de conscientização etc. 

Esse movimento possibilitou inclusive novas políticas de ética nas empresas, como a não testagem em animais ou a incorporação de fundos de caridade. 

Marcas como a Natura, Pantys e Korui estão comprometidas com uma real mudança na sociedade, além de oferecer produtos e serviços. Ao comprar uma calcinha absorvente com a Pantys e postar que comprou a calcinha nas redes sociais, a empresa doa uma calcinha absorvente para uma mulher em situação de vulnerabilidade. 

O  produto representa a imagem da empresa e os seus valores. 

Clique aqui para conhecer os projetos sociais apoiados pela Help Technology.

apps

Marketing 4.0 – Marketing Centrado na Comunicação

A Internet e as redes sociais revolucionaram o modo como as empresas se comunicam com os clientes. No Twitter, marcas como a Oreo e o Guaraná adotam uma comunicação jovem e divertida, se aproveitando das trends e assuntos do momento para se comunicar com seu público-alvo e aproximar a marca do cliente.

Antes, a comunicação entre empresa e cliente era estritamente profissional. Hoje, é possível ver marcas postando memes na internet e produzindo conteúdos humorísticos. 

O marketing centrado na comunicação também analisa qual a opinião dos consumidores online, o que estão falando sobre uma determinada marca e como conseguir boas avaliações.

Conclusão

O Marketing se transforma todos os dias, acompanhando as novas tendências de mercado para entregar a melhor performance e resultado para as empresas. Hoje, o Marketing Digital tem como objetivo posicionar sua marca na Internet e utilizar as ferramentas disponíveis para fazer o seu negócio crescer online. 

Marketing Digital com a Help

Nós da Help Technology estamos comprometidos com o crescimento do seu negócio entregando o melhor que o Marketing Digital tem a oferecer. Oferecemos serviços de autoridade e posicionamento de marca na Internet, bem como serviços de design para deixar o seu negócio com a sua cara. 

Clique aqui para conhecer os nossos serviços de marketing digital.

Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *