Precificação de produtos: 5 passos para acertar

produtos
Conheça os 5 principais passos se quiser definir preços acertivos para os seus produtos!

O processo de precificação de um produto envolve várias etapas. O Marketing vai te ajudar a definir qual a melhor política de precificação de um bem ou serviço, como as condições de pagamento, concessão de descontos ou financiamentos e a coerência com os preços da concorrência.

Uma boa estratégia de marketing precisa conseguir determinar onde o seu produto se encaixa e qual o diferencial dele diante da concorrência. 

Veja abaixo 5 formas de acertar na precificação de seus produtos. 

shopping

1. Identificando o cliente-alvo

Antes de definir o preço do produto, deve-se identificar o tipo de cliente-alvo e seu comportamento durante o processo de compra, se ele pesquisa na internet antes de comprar, se solicita descontos, negocia, abandona a compra… 

Tendo o tipo de cliente-alvo definido, alguns elementos precisam ser levados em consideração antes de precificar os produtos. Como:

  • O valor que a empresa e o fabricante julgam correto para medir a qualidade e importância do bem ofertado
  • O valor do esforço e trabalho que o cliente terá para obter o produto
  • O valor percebido pelo cliente

supermercado

2. Saiba o valor percebido pelo cliente

O valor percebido pelo cliente é o valor que ele julga justo pagar em comparação com os preços da concorrência, ou de acordo com a expectativa gerada em torno da marca. 

Há o perfil de cliente que é especialista em alguns produtos e não se importa em pagar mais caro para obtê-lo quando este atende suas expectativas. 

Outros clientes procuram a maior quantidade de benefícios pelo menor preço, e vão julgar o valor do produto com base nos benefícios que ele oferece.

compras

3. Saiba como os clientes reagem às mudanças de preço

Entenda como o seu cliente-alvo reage às mudanças de preços. Alguns preços podem ser justificados pela falta de opção de produtos substituíveis, a relação afetiva que o cliente tem com a marca, a exclusividade do produto etc.

4. Curva de demanda do mercado

Alguns produtos deixam de ser tão procurados com o tempo, outros são produtos essenciais que sempre serão buscados pelos consumidores por serem essenciais, como produtos de higiene. 

Entenda a curva de demanda do mercado do seu produto para estar preparado para as mudanças no comportamento do mercado consumidor.

5. Saiba exatamente quanto custou a fabricação do produto

O custo de fabricação é de extrema importância no processo de precificação, pois o lucro é calculado em cima do custo. 

Tenha um custo alvo de fabricação definido, para ir diminuindo com o tempo, a fim de não frustrar as expectativas de lucro. Estimativas de custos:

  • Custo fixo: não muda com a quantidade que é fabricado. Exemplos: mão de obra, aluguel do local, salário dos funcionários, manutenção dos equipamentos…
  • Custo variável: muda de acordo com a quantidade da produção. Exemplos: contas de luz, distribuição, armazenamento…
  • Custo direto: custos cuja atribuição é fácil de calcular e estão diretamente ligados à fabricação, como a mão de obra. 
  • Custo indireto: não está relacionado diretamente ao produto, como RH, finanças, marketing…

Esses passos vão te ajudar a encontrar um preço consistente que faça sentido para a empresa e tenha uma boa aderência no mercado.

Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.

Marketing conteúdo preços serviços Marketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviços Marketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviços

Marketing conteúdo preços serviços Marketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviços Marketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviçosMarketing conteúdo preços serviços

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *