5 dicas para uma vida financeira saudável a longo prazo

financeira
Saiba como ter uma vida financeira a longo prazo com dicas de como poupar dinheiro, investir e mais!

Você provavelmente já recebeu o famoso conselho “não faça um cartão de crédito, você só vai se endividar”. Ou “comece a guardar dinheiro para ter uma boa aposentadoria” e diversos outros conselhos que muitas vezes chegaram tarde demais. 

No Brasil, a educação financeira não está na grade curricular do ensino público. Pouco se fala sobre saúde financeira e como administrar o dinheiro de forma inteligente. 

Tem-se ainda uma ideia de que investimentos e finanças são assuntos que só devem ser discutidos entre profissionais da área ou especialistas.

No entanto, finanças fazem parte da vida de todas as pessoas. Saber administrar o dinheiro pode permitir que muitos sonhos se realizem, como ter uma casa própria no futuro ou fazer aquela viagem dos sonhos. 

Com isso em mente, apresentarei 5 dicas para você começar a administrar suas finanças de forma inteligente e ter uma vida financeira saudável a longo prazo.

financeira

1. Aprenda sobre educação financeira

Parece óbvio, mas se informar é o primeiro passo para tomar as melhores decisões financeiras para o futuro. Faça cursos online ou busque conteúdos gratuitos (no YouTube muitas pessoas falam sobre vida financeira, você pode aprender com elas). 

Tem muito conteúdo disponível esperando por você. Leia livros, ouça palestras, podcasts… Tudo começa com a informação. 

investir

2. Comece a investir

Existem muitos benefícios em investir, como poupar dinheiro para o futuro, podendo criar uma espécie de aposentadoria, ou mesmo para realizar um sonho que você sempre teve, como fazer um intercâmbio, comprar um imóvel etc.

Para empresas, os benefícios são diversos, seja usar os rendimentos do investimento para aprimorar os equipamentos ou mesmo expandir.

Como começar a investir?
Tenha uma corretora de valores

A corretora de valores é onde você vai concentrar e gerenciar todos os seus investimentos. Através delas você pode ter acesso rápido ao seu dinheiro. E mesmo que a corretora venha a declarar falência, basta transferir a custódia do seu dinheiro para outra corretora, uma vez que seus investimentos estão atrelados ao seu CPF.

É muito simples, você pode baixar um aplicativo de corretora de valores e vincular ao seu banco.

Melhores corretoras de valores para começar a investir: 

  • Toro Investimentos: possui mais de 800.000 clientes que juntos movimentam mais de R$100 bilhões anualmente. A Toro possibilita investimentos em renda fixa, tesouro direto, ações, BDRs (empresas como a Google, Apple, Amazon) com valores em reais. Além de oferecer recomendações e cursos, tudo isso sem taxas.

  • XP Investimentos: Um dos maiores grupos de investimentos do Brasil, conta com 3 milhões de clientes e R$715 bilhões sob custódia. Disponibiliza investimentos em renda fixa, fundos imobiliários, fundos de investimento, dentre outros. Também oferece seguros e previdência.

calculadora

3. Analise suas finanças e trace objetivos

Uma boa maneira de se organizar financeiramente é anotando os ganhos e gastos mensais em uma planilha, comparando o quanto você gastou em cada mês, a fim de entender a melhor forma de economizar para investir o seu dinheiro.

Depois de organizar suas finanças e planejar o quanto você pode investir, é hora de definir seu objetivo.

O que você pretende fazer com o seu investimento? Qual é o seu sonho? Quais as suas metas para daqui a cinco ou dez anos? Isso só você pode responder. Tendo seu objetivo traçado, você pode escolher o tipo de investimento certo para alcançá-lo.

4. Tenha uma reserva de emergência

A vida é cheia de imprevistos, e é muito mais fácil superá-los quando se tem uma reserva de emergência. Imagine que você foi demitido e não sabe como pagará os próximos meses de aluguel, mais as contas e se alimentar até conseguir outro emprego. Aterrorizante, não é? 

Investindo, você pode guardar o seu dinheiro como uma reserva de emergência que fará total diferença no futuro. É sempre bom estar preparado.

Qual a melhor opção de investimento para uma reserva de emergência?

Investimentos de baixo risco: os investimentos de baixo risco são aqueles que apresentam uma baixa possibilidade de perda de valores. 

Suas principais características são a alta liquidez (facilidade de deixar de lado seus ativos e receber o dinheiro de volta, resgate), o baixo risco de mercado (possibilidade do seu investimento ser desvalorizado) e de crédito (possibilidade de não receber o pagamento da instituição financeira responsável pelo seu investimento).

É um investimento muito seguro, apesar de não render muito. Ideal para uma conta de reserva, que está sujeita a necessidade de um resgate imediato. Um exemplo de investimento de baixo risco é o Tesouro Selic.

métricas

5. Não tenha medo de fazer sacrifícios

Estar preparado para o futuro exige alguns sacrifícios na juventude. Não tenha medo de perder alguns anos de trabalho duro e dedicação para ter a vida dos seus sonhos no futuro. O momento é agora, e você vai agradecer depois por todo esforço dedicado hoje.

Dica Bônus: Limpe o nome e restaure seu score com a Help!

Não tem nada melhor que ter liberdade financeira, concorda? Está cansado de ter crédito negado? A Help tem o melhor serviço de restauração de crédito e score! Clique aqui para saber as maiores vantagens de ter um score de créditos alto.

É muito fácil! Em um único serviço a Help:
  • Limpa o seu nome
  • Blinda seu CPF/CNPJ
  • Restaura o Score ou Rating da sua empresa

Ficou interessado? Clique aqui para saber mais sobre os nossos serviços e entre em contato com um de nossos consultores no WhatsApp (11) 4746 8556.

Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *