Comprar carro online é seguro? Confira 7 dicas para comprar com segurança!

carro

Com toda praticidade oferecida pela Internet e a chegada das lojas virtuais, os consumidores passaram a pesquisar e se informar sobre os produtos pelas plataformas digitais, e começaram a preferir realizar compras online, até mesmo de carros!

Uma pesquisa do Google mostrou que 91% dos consumidores iniciam a jornada de compra de um veículo pela Internet, onde eles buscam informações e detalhes, para criar a intenção de compra e efetivamente comprar.

Essa demanda aumentou principalmente após a pandemia do COVID-19 que estourou no início de 2020. Desde então, o e-commerce como um todo vem crescendo significativamente. 

Uma prova disso é o faturamento de R$161 bilhões do e-commerce só no ano de 2021 (segundo dados da pesquisa realizada pela Neotrust). Comprar carro online é a nova tendência do momento. Mas não podemos deixar de falar dos cuidados a se tomar ao comprar um carro online.

Principais cuidados ao fazer uma compra de carro online

É verdade que existem muitas ofertas fraudulentas na Internet, e não só no mercado automotivo. 

Golpistas se aproveitam do anonimato na Internet e a facilidade de usar fotos adulteradas para enganar clientes honestos. Mas você pode se blindar contra isso e comprar o seu carro dos sonhos com toda a facilidade da tecnologia.

Neste conteúdo, daremos dicas para você usar a Internet a seu favor e não sair prejudicado ao comprar um carro online. Continue acompanhando!

1. Verifique a reputação e credibilidade da loja

Sempre que encontrar uma loja virtual de carros, pesquise a opinião dos clientes que já fizeram negócio com a loja anteriormente. Busque saber como foi a experiência, se cumpriram com o prometido e o que frustrou os clientes.

Você pode consultar o nome da loja no Reclame Aqui, no diretório local do Google ou no Facebook. Se achar necessário, entre em contato com os usuários que fizeram os comentários e se informe diretamente com eles. 

2. Desconfie de preços muito baixos

Pode ser tentador encontrar aquele carro que você tanto queria por um valor mais em conta. Mas preços muito baixos podem esconder detalhes indesejados, como um defeito no carro que o anunciante não informou, ou ter uma procedência duvidosa.

Nessas horas, o melhor a se fazer é consultar a tabela Fipe para saber qual o preço médio dos veículos anunciados no mercado. Assim, se o anunciante não tiver uma justificativa para o valor muito abaixo, já é um alerta para não confiar na oferta.

3. Peça imagens e vídeos do veículo

As fotos e vídeos servem de prova e garantia de que o veículo primeiramente existe, e se realmente é como está detalhado no anúncio. 

Não tenha medo de pedir detalhes, pois se um defeito importante passar despercebido, pode ser uma dor de cabeça mais pra frente.

Uma outra maneira de verificar a autenticidade do anúncio, é usar a ferramenta do Google de adicionar imagens e o Google mostra em quais sites e endereços eletrônicos a foto aparece.

Dessa forma, você consegue descobrir se a foto do carro é autêntica ou se foi roubada de outra pessoa, outra loja ou outro anunciante.

4. Olhe a quilometragem

A quilometragem é muito importante para definir o quão novo o veículo é, e consequentemente o estado de conservação das peças. Se você está buscando um carro seminovo, o ideal é optar por uma quilometragem abaixo de 10 mil quilômetros rodados. 

Geralmente, carros com pouca quilometragem são mais caros. Mas caso o carro tenha muitos quilômetros rodados, você pode conversar com o anunciante e verificar quais melhorias ele aplicou no veículo, como troca de peças etc.

5. Confira a documentação do veículo

Verificar a documentação do carro é a etapa mais importante no processo de compra de um veículo. 

O anunciante deve estar com o CRV (recibo de compra e venda) em mãos para assinar e reconhecer firma do documento. Sem este documento, não é possível vender um veículo, visto que é uma exigência por lei do DETRAN.

Com a documentação, é possível descobrir se há multas pendentes e se o carro não foi roubado.

6. Faça uma vistoria

Mesmo um carro seminovo, pode apresentar problemas estruturais, mecânicos ou de documentação. A vistoria, feita por um profissional, vai analisar e identificar qualquer problema oculto no carro.

Não realize a compra sem antes fazer uma vistoria. Consulte um profissional neutro que não interfira nos interesses da negociação para avaliar honestamente as condições do carro. 

7. Faça um teste drive

Por fim, faça um teste drive. Veja o carro pessoalmente, teste o conforto do veículo, se a direção te agrada, compare modelos, verifique possíveis barulhos e fique atento aos detalhes.

O teste drive também ajuda a identificar a potência do motor, se está adequado às necessidades da sua rotina, verifique o ajuste do retrovisor e dos laterais e se a parte elétrica do carro funciona perfeitamente.

Não tenha pressa neste momento. A emoção de comprar um carro novo pode interferir no seu julgamento ou fazê-lo comprar por impulso.

E se prepare para ouvir todo tipo de argumento dos vendedores, que vão fazer de tudo para te convencer a comprar. Mas no fim, a decisão é sua e você não vai querer se arrepender depois de não ter feito um teste drive mais aprofundado.

Conclusão

Não importa se o carro é novo, usado ou seminovo, os cuidados devem ser tomados para que a sua compra online seja tranquila e livre de surpresas indesejadas. 

Mas o melhor mesmo é comprar com a Help Technology! Encontre os melhores veículos na HelpCar e feche negócio com concessionárias sérias e consolidadas no mercado. 

Em Breve!

Quer ser um anunciante? Entre em contato no nosso WhatsApp (11) 4746 8556 e alavanque suas vendas!

Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *