Como tocar violão em casa: Confira 6 dicas para começar hoje mesmo!

violão

Aprender a tocar violão é o sonho de muitas pessoas. Por hobbie ou por profissão, o instrumento é o ponto de partida para muitos que querem adentrar no mundo da música.

Mas nem todos têm tempo na rotina para encaixar um curso presencial de violão ou mesmo condições financeiras de arcar com todos os custos (que podem ser um pouco salgados).

A melhor alternativa nessas situações, é aprender em casa. Seja com conteúdos gratuitos como vídeos no YouTube, ou investindo em cursos online que oferecem uma estrutura muito melhor para o aluno. 

Se você tem dúvidas de que aprender a tocar o instrumento do zero em casa é possível, com este conteúdo você terá certeza!

Vantagens de aprender em casa

Aprender a tocar um instrumento em casa pode ser muito divertido e possibilita muito mais conforto e flexibilidade para o aluno. Veja abaixo as principais vantagens de aprender a tocar violão em casa:

  • Menos riscos de danificar o instrumento

Carregar um violão em transportes públicos pode ser um desafio. O instrumento é pesado e ocupa um certo espaço que nem sempre está disponível no transporte público.

Além de estar sujeito a danos, também há a preocupação com o furto. Em casa, o seu instrumento estará protegido e conservado. 

  • Flexibilidade

Fazer um curso presencial exige comprometimento e tempo. Se você trabalha ou estuda, precisará encaixar o curso em algum horário da sua rotina, que também vai demandar o tempo de locomoção.

Aprendendo em casa, você pode fazer um curso online que vai te possibilitar escolher o melhor horário para assistir às aulas e praticar. Sem ter a frequência no curso comprometida.

  • Autodisciplina

A autodisciplina é um fator muito importante para ter um bom desempenho e avançar no aprendizado. Estudando em casa, você vai aprender a ter mais disciplina e organizar suas tarefas melhor.

  • Jornada individual de aprendizado

Em um curso presencial, o professor precisa acompanhar o ritmo de aprendizado da turma. 

Estudando em casa, você pode estudar no seu ritmo, do seu jeito, com mais liberdade para pausar as aulas, reassistir e voltar quantas vezes quiser.

Mas fique tranquilo, você ainda pode ter contato com o professor e com a turma em chats e fóruns de discussão.

Clique aqui para conferir mais vantagens de aprender em casa. 

Dicas para aprender a tocar violão em casa:

Todo começo tem seus desafios, e com um instrumento novo não é diferente. Mas o seu processo de aprendizagem pode ser muito mais fácil seguindo essas dicas:

1. Comece organizando seus estudos

Com toda empolgação de começar a tocar um instrumento, é comum buscarmos todo tipo de conteúdo online e ir tentando fazer um pouco de cada.

Mas esse hábito pode prejudicar a sua curva de aprendizado. O ideal é fazer um curso online, pois assim você tem acesso a um conteúdo organizado de acordo com uma lógica de ensino.

O curso é como um roteiro de estudo, com ordem, metas e objetivos definidos para cada matéria. Além de permitir uma interação direta com o professor. 

Você pode fazer um cronograma de aulas, organizando os dias e os conteúdos que você quer estudar ao longo da semana e do mês e quantas horas você vai dedicar ao curso.

Claro que você também pode ter aulas com professores particulares ou assistir vídeos no YouTube. O importante é ter uma base sólida de conteúdos para não se perder e acabar desmotivado.

2. Escolha o violão adequado para o seu nível de habilidade

A escolha do violão é decisiva para o seu desempenho e evolução. Para iniciantes, o ideal é o violão clássico. Ele tem cordas de nylon, é mais leve e mais macio, usado principalmente para tocar MPB, samba e bossa nova.

O violão com cordas de aço é mais recomendado para tocar usando paleta, o que pode exigir um certo nível de técnica e familiaridade.

Outro fator importante é o tamanho do violão, que vai influenciar no conforto ao tocar. O tamanho certo vai depender da altura do músico.

Veja abaixo os tamanhos recomendados de acordo com a altura:

  • 1,15m a 1,35m – violões ½ em relação ao tamanho padrão
  • 1,35m a 1,50m – violões ¾ em relação ao tamanho padrão
  • A partir de 1,50 – tamanho padrão

As medidas servem principalmente para crianças que estão aprendendo a tocar violão, pois o tamanho padrão não será apropriado para elas. 

3. Saiba qual estilo/gênero você prefere tocar

A escolha do violão também depende do estilo e gênero de música que você quer tocar.

Para cada estilo existe um corpo diferente do instrumento que vai produzir melhor o som predominante em um determinado gênero musical.

O violão folk, por exemplo, tem um corpo maior e cordas de aço. O seu timbre é mais encorpado e tem uma sonoridade estridente, ideal para tocar música pop, sertaneja, rock e gospel.

O violão jumbo produz um som mais grave e alto, e seu corpo é mais arredondado perto do braço e contém cordas de aço.

4. Conheça as partes do instrumento

Conhecer as partes do instrumento é fundamental para entender tutoriais e as aulas do seu curso. 

5. Aprenda a forma correta de segurar o violão

Para facilitar o seu aprendizado, aprenda como segurar e apoiar o violão corretamente. 

Para tocar música clássica, o certo é apoiar o instrumento na perna esquerda. No caso da música popular, o recomendado é apoiar na perna direita. 

6. Faça o curso de música da Help

Você sabia que a Help agora está com cursos de Música EAD? Todos os meses teremos 2 cursos novos de canto, violão, piano, rítmica, harmonia, entre outros.

Agora, a Help Technology também é Music Help.

A Music Help é uma solução de democratização do ensino de música no Brasil.

É pra quem? 

Nossos cursos se destinam a jovens e adultos, iniciantes ou iniciados, que buscam aprender do zero ou melhorar a sua performance.

Contando com videoaulas, PDFs e comunidade interativa, visando a melhor experiência dos alunos, as aulas têm uma dificuldade progressiva, são expositivas e práticas e em todo início de aula é retomado o assunto anterior.

O aluno será levado a uma prática efetiva mirando em dois alvos: Desenvolver sua Musicalidade (sensibilidade para ouvir, executar e criar) e a alargar a sua Técnica.

Realizando os cursos técnicos e conhecendo melhor o seu instrumento os alunos podem desenvolver a sua habilidade no instrumento.

Já com os cursos específicos de cada gênero (sertanejo, samba, rock, pop) eles também poderão desenvolver o repertório que desejam e também a musicalidade.

Em Breve na Help!

Ficou interessado? Entre em contato conosco no WhatsApp (11) 4746 8556.

Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *