8 Hábitos que prejudicam os dentes que você não sabia!

dentes

No dia a dia é comum desenvolvermos hábitos que nem sempre fazem bem à saúde. Esses hábitos são influenciados pela cultura, costumes e fatores sociais.

Para se ter ideia, apenas 53% da população brasileira escova os dentes com os três itens fundamentais para a higienização completa: escova de dentes, creme dental e fio dental.

E apesar de ser metade da população, este número pode ser considerado satisfatório. O brasileiro escova os dentes três vezes ao dia, o que é o dobro da média global.

Mas ainda há muito a ser feito pelos hábitos de higiene dos brasileiros. Pensando nisso, trouxemos alguns hábitos que você provavelmente não sabe que prejudicam a saúde bucal e estética dos dentes. Continue acompanhando!

1. Exagerar na quantidade de creme dental

É comum ter a falsa impressão de que o excesso de pasta de dente vai limpar mais os dentes. Isso prejudica a sua saúde bucal, pois usando muito creme dental, cria-se a impressão de que a duração da escovação pode ser menor.

Vale ressaltar que a escova de dentes é a principal responsável pela limpeza dos dentes. Portanto, atente-se ao modo como você escova os dentes, como você realiza os movimentos (que devem ser circulares) e a pressão aplicada na escovação (que deve ser leve).

2. Demorar para trocar a escova de dentes

O tempo ideal para trocar de escova de dente é a cada três meses ou quando ela estiver com as cerdas desgastadas. É importante trocar para garantir que a escova limpe corretamente os dentes.

Cerdas desgastadas não alcançam todos os espaços que devem ser limpos, impedindo a higienização completa. O ideal é usar 4 escovas de dentes por ano, uma para cada trimestre.

3. Usar palito de dente

O palito de dente é muito comum entre os brasileiros, presente em restaurantes, lanchonetes e bares. No entanto, ele pode ser muito prejudicial, provocando:

  • Desgaste do esmalte do dente
  • Danos à língua
  • Retração na gengiva
  • Infecção
  • Entrada de bactérias
  • Lesões na bochecha

4. Substituir a escovação pelo uso de enxaguantes

O enxaguante bucal não deve ser usado em excesso nem substituir a escovação. Deve ser usado como um complemento da higienização bucal ou para tratar cáries, gengivite, É indicado para o tratamento de cáries, gengivite, halitose de origem bucal e pós cirúrgicos. A escovação é essencial para eliminar os resíduos de alimentos e eliminar a placa bacteriana. Sem escovar, os resíduos continuam entre os dentes, proliferando bactérias que podem causar uma série de problemas bucais.

5. Colocar força excessiva na escovação

Escovar os dentes é essencial e deve ser feito do jeito correto. Com movimentos circulares e uma pressão leve, para não prejudicar o esmalte dos dentes e causar feridas na gengiva. Escovar usando força pode dar a impressão de mais eficácia, mas pode causar muitos problemas.

6. Compartilhar escovas de dente

Compartilhar a escova de dente é um hábito comum entre cônjuges, irmãos e pessoas próximas. No entanto, essa prática é extremamente nociva.

A escova é um objeto de higiene íntima que transporta bactérias. Se uma pessoa está com uma ferida na cavidade oral e usa a escova de dentes de outra pessoa, pode estar entrando em contato com bactérias que agravam o problema. Além de contribuir com a transmissão de doenças.

7. Tomar café e não higienizar os dentes corretamente

O café está presente na cultura e na rotina dos brasileiros há séculos. Temos o costume de beber café várias vezes ao dia, mas não podemos deixar de fazer a higienização correta após ingerir a bebida.

Não só o café, mas alimentos como beterraba, molho de tomate, suco de uva e molho shoyo possuem uma coloração forte que mancha os dentes.

O contato constante com estes alimentos pode manchar permanentemente os esmalte do dente, sendo necessário fazer um clareamento. Para conservar a coloração dos dentes, faça um bochecho com água e escove 30 minutos após ingerir estes alimentos e evite o consumo em excesso.

8. Abrir objetos usando os dentes

Abrir embalagens, morder o lápis e tampas de caneta, cortar fita adesiva e roer as unhas são hábitos que podem comprometer a estrutura dos dentes, causando fraturas e feridas. Além de amolecer a raiz do dente com o uso excessivo de força.

Conclusão

Muitos desses hábitos fazem parte da cultura brasileira ou são causados pela falta de informação. Cuidar da saúde bucal é muito importante para garantir qualidade de vida, portanto, busque criar novos hábitos!

Cuide dos seus dentes com os melhores convênios por até 30% de redução de custos!

Quer ter acesso aos melhores hospitais, clínicas e laboratórios com descontos imperdíveis? A Help Technology te ajuda!

Oferecemos os melhores planos de saúde do mercado com redução de custo de até 30% e o melhor: você não precisa trocar de plano! Nós fazemos uma análise das melhores ofertas e buscamos entregar uma proposta mais em conta para o seu bolso para que você tenha saúde de qualidade com preços de qualidade!

Temos convênios: médico, odontológico, familiar, individual e empresarial.

Conheça nossos planos:

 

 

 

 

 

Ficou interessado? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 4746 8556 e faça sua cotação!

Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *