8 fatos sobre consórcio que você não sabia

consorcio

O consórcio é uma modalidade de compra que funciona como uma poupança em conjunto, onde os integrantes de um grupo contribuem financeiramente mensalmente com um determinado valor. 

Ele possui uma legislação própria e diversas normas regidas pelo Banco Central. O consórcio é um serviço financeiro muito confundido com o financiamento, e apesar de ser fácil compreender, tem uma série de benefícios que a maioria das pessoas desconhece.

Pensando nisso, trouxemos 8 fatos que você provavelmente ainda não sabia sobre o consórcio. 

Esperamos que ao final deste artigo, você conheça um pouco mais sobre essa modalidade de crédito que já adianto, pode ser uma ótima opção se você sonha em construir o seu patrimônio ou mesmo investir.

1. Você pode retirar o crédito em dinheiro

O objetivo do consórcio é a aquisição de um bem ou serviço, mas você tem a opção de retirar o crédito em dinheiro. 

Para isso, é necessário quitar o pagamento de todas as parcelas do saldo devedor e esperar 180 dias da data da assembleia de contemplação. 

2. Não tem juros

Ao contrário de outras modalidades de crédito que cobram taxas de juros bastante elevadas, o consórcio não tem juros. Você pode adquirir o bem que tanto sonhou, sem precisar se preocupar com as suas finanças e seu orçamento doméstico.

No lugar dos juros, os consórcios cobram uma taxa de administração, que já está embutida como um percentual da carta de crédito, pré fixada em contrato e diluída ao longo do prazo do plano.

3. Você pode quitar um financiamento usando o consórcio

Existe uma lei que permite quitar financiamentos usando a carta de crédito do consórcio. Entretanto, o financiamento deve ser da mesma categoria que o consórcio. 

Como por exemplo, uma carta de crédito para compra de um veículo pode ser usada para quitar o financiamento de um automóvel, mas não de um imóvel. E vice-versa. Dependendo do contrato de adesão, pode ser necessária a autorização da administradora de consórcios.

4. Comprar bens diferentes da mesma categoria

Se você inicia o consórcio para adquirir uma Tucson, você pode trocar por outro bem da mesma categoria, como um Duster. Contanto que seja da mesma categoria, é possível trocar de bem. No entanto, se houver alguma diferença de valor, o consorciado deve pagar o valor na hora. 

5. Você pode adquirir bens usados

Muitas pessoas acreditam que ao contratar esta modalidade de crédito, necessariamente precisam adquirir um bem novo. Mas é possível adquirir bens usados e seminovos. A administradora pode fixar, em contrato, as regras quanto ao tempo de uso dos bens. 

6. Até 10% de seu valor pode ser usado para outros pagamentos

O consórcio permite que você use até 10% do valor do crédito para o pagamento de despesas relacionadas à aquisição do bem ou do serviço. Como transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguros.

No caso de um imóvel, por exemplo, você pode utilizar este valor para custear as escrituras e o registro do imóvel. 

7. As parcelas não são fixas

Com o decorrer do plano de consórcio, as parcelas podem sofrer alterações, isso acontece para que o participante possa sempre retirar o seu bem com o valor atualizado no momento da contemplação.

Vale lembrar, que a contemplação do consórcio é definida por meio de sorteio. Para antecipar a contemplação, você pode antecipar as parcelas ou fazer aportes maiores.

8. Não é necessário ter o nome limpo

Geralmente, não é necessário ter o nome limpo para iniciar nesta modalidade de crédito. No entanto, na maioria dos casos pode ser exigido ter o nome limpo no momento da contemplação, ou seja, quando for a sua vez de receber a sua parte da carta de crédito.

Se você estiver inadimplente, a administradora é autorizada por contrato a negar o crédito se ela quiser. Por isso, é interessante evitar o acúmulo de dívidas e manter o nome limpo até o final do plano ou fazer o serviço de reabilitação de crédito da Help Technology. Quer saber mais? Continue acompanhando.

Reabilitação de Crédito

O serviço de reabilitação de crédito da Help Technology serve tanto para pessoa física que possui dívidas apontadas nos órgãos de proteção ao crédito, como para empresas.

É um serviço 100% legal, que por meio de processos jurídicos, solicita a baixa de todos os apontamentos constantes no seu CNPJ e garante que não surgirá nenhum novo apontamento pelos próximos 12 meses.

Como funciona?

Faremos uma análise da sua dívida, para então verificar a melhor proposta de reabilitação para o seu CPF ou CNPJ.

Com os apontamentos levantados, faremos uma proposta de regularização do seu nome, e restauração de seu score de crédito.

Em até 45 dias úteis baixamos todos os apontamentos dos órgãos de proteção ao crédito. E então, você estará livre para renegociar sua dívida, pedir empréstimos e solicitar créditos.

A reputação da sua empresa estará intacta novamente, proporcionando um relacionamento de confiança entre a sua marca e os clientes.

Em um só serviço nós:
  1. Limpamos seu nome
  2. Blindamos seu CPF/CNPJ
  3. Aumentamos o seu Score de créditos ou Rating da empresa

Ficou interessado?

Limpe o seu nome e se veja livre de restrições. Expanda seu negócio sem obstáculos e garanta a boa reputação do seu negócio.

Entre em contato com um de nossos consultores no WhatsApp (11) 4746 8556.

Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *