O mercado digital cresce exponencialmente a cada ano, com os avanços tecnológicos e novas tendências digitais que remodelam os hábitos de compra dos consumidores.
O mercado digital é o maior reflexo da globalização e de como a Internet é capaz de alavancar e conectar negócios do mundo todo.
Os modelos de negócio mais utilizados hoje, são os chamados e-commerce e marketplace. No Brasil, é comum encontrar os termos sendo mencionados como sinônimos, no entanto, são modelos de negócio diferentes.
Entender suas diferenças, vantagens e desvantagens é essencial para escolher a melhor estratégia para a sua empresa, para então expandir do jeito certo!
Neste conteúdo, explicamos o que é cada um deles, no que se diferem e se assemelham e quais as vantagens de optar por um ou outro. Esperamos que ao final você saiba o principal para começar a sua jornada online e expandir o seu negócio sem fronteiras! Vamos juntos?
Marketplace
Diferente da loja virtual, o marketplace é uma plataforma de venda online de sentido mais amplo, onde o dono do site oferta uma gama de produtos diversificada, ofertada por mais de uma empresa.
Um marketplace muito famoso que vem crescendo nos últimos anos é a Shopee. Na marketplace da Shopee, qualquer pessoa pode anunciar e vender produtos através da plataforma.
A maior parte dos varejistas opta pelo marketplace por ser mais lucrativo que as lojas físicas. Os sellers (empresas hospedadas na plataforma), pagam uma comissão por cada produto vendido.
Dessa forma, o marketplace possibilita uma variedade muito maior de produtos, podendo vender desde meias até televisões ou produtos automotivos.
Você pode tanto vender produtos que levam a marca do marketplace, como oferecer apenas um serviço de intermediador que une empresas e consumidores, como é o caso do Mercado Livre.
Vantagens do marketplace
1. Atuar em diversos segmentos do mercado
Esse modelo de negócio permite que uma única empresa domine diversos setores e segmentos do mercado. Ofertando produtos de várias categorias, a sua empresa oferece diversas soluções e atende muitos nichos do mercado.
Aumentando tanto as vendas como a popularidade da empresa. Veja o exemplo da Amazon, o maior marketplace dos Estados Unidos. Lidera o mercado de produtos tecnológicos, possui uma marca própria e domina outros mercados como o de livros aqui no Brasil.
2. Diversificação do público
Atuando em vários segmentos do mercado, consequentemente você atinge públicos diversos. Com isso, é possível realizar campanhas para vários públicos diferentes, aumentando as vendas e a aderência no mercado.
3. Fidelização de clientes
Ser uma marca que oferece uma solução para qualquer problema do cliente, é uma ótima maneira de fidelizá-lo, afinal, ele sabe que pode contar com você para tudo.
Isso gera uma relação de confiança com o cliente, que vai preferir a praticidade de encontrar o que precisa com você do que com a concorrência.
4. Otimização de recursos
O marketplace oferece praticidade não só para os sellers, que teriam a preocupação de criar e desenvolver um e-commerce forte e competitivo do zero, mas para o dono da plataforma que não terá o encargo de armazenar, estocar nem produzir nenhum produto.
Dessa forma, o seller pode desfrutar da gama de clientes obtidos pelo marketplace, bem como a popularidade e autoridade de mercado, enquanto o marketplace não terá preocupações que os sellers têm.
5. Aumento de vendas
Esse é o maior benefício de ter um marketplace. Cada produto ofertado na sua plataforma gera uma receita para o dono da hospedagem.
Para um seller, é ainda melhor não ter que investir na criação de um marketplace, apenas começar a vender conforme as regras do contrato. Além de não precisar gastar tanto com divulgação, pois fica por conta da plataforma.
E-commerce
O e-commerce é uma loja online que pode ser um site, plataforma ou aplicativo de uma empresa, seja ela fabricante ou revendedora. No e-commerce, a empresa controla os próprios produtos, catálogo, estoque e processos de venda.
Mesmo que haja a terceirização de algum serviço, como entrega e distribuição, não existe um intermediador no processo de venda. Portanto, a empresa é responsável por todos os processos, desde o primeiro contato com o consumidor até a entrega final.
A C&A, por exemplo, possui vários canais que funcionam como e-commerce, como o site da empresa e sua loja no Instagram Shopping, onde a marca expõe seus produtos e tem total liberdade para destacar os diferenciais da marca.
O e-commerce é uma ótima opção para lojas não muito grandes que desejam vender artigos mais exclusivos e se lançar no mercado digital. O e-commerce brasileiro cresce de forma impressionante, só em 2021 faturou R$ 161 bilhões.
Vantagens do e-commerce
1. Facilidade para começar
Criar um e-commerce é muito simples e qualquer pessoa pode fazê-lo. Basta escolher um provedor de plataforma que geralmente disponibiliza modelos prontos com possibilidade de customização.
Você também pode criar um site do zero, o que custará mais do que optar pelas plataformas.
É essencial ter um site próprio para inclusive vincular a sua loja virtual às plataformas de venda das redes sociais como o Instagram e o Facebook Shopping. A grande vantagem de ter uma loja virtual é estar bem mais perto dos consumidores, e não tem lugar melhor para isso que as redes sociais.
2. Investimento inicial baixo
Começar um empreendimento exige uma série de investimentos, principalmente se você quiser abrir um espaço físico, onde é preciso pagar aluguel, contas e impostos. O e-commerce permite que você comece com investimentos mais baixos.
O valor da mensalidade das plataformas de hospedagem de sites pode ser facilmente recuperado pelo fluxo de vendas. Portanto, rapidamente o seu negócio será sustentável.
3. Não precisa de estoque
Muitas empresas nem mesmo possuem um estoque e conseguem realizar suas vendas online com a mesma eficiência e qualidade. Isso acontece porque não é necessário ter um espaço físico para suportar o estoque quando se vende online.
Você pode contratar um bom fornecedor para ser responsável por enviar a mercadoria ao cliente quando a venda for realizada. Assim, você terá menos um custo sem perder a qualidade do serviço.
4. Publicidade não agressiva
O e-commerce permite criar ações de marketing e publicidade que geram o senso de urgência no consumidor de forma leve e realmente interessante, sem que o potencial cliente se sinta pressionado a realizar a compra.
Um ótimo exemplo é o AirBnb que avisa quantas pessoas estão interessadas no mesmo imóvel que você, assim o consumidor sente que precisa garantir a reserva mais rápido para não perder a chance.
É um simples dado que quando usado com estratégia, consegue alavancar as vendas sem pressionar os clientes.
5. Relacionamento com o cliente
Desenvolver relacionamento com o cliente é fundamental hoje em dia para superar a concorrência e conquistar a preferência dos consumidores.
O e-commerce permite o contato imediato com os consumidores, seja através do site, aplicativo ou redes sociais. Esse relacionamento é a chave para a retenção e fidelização de clientes.
Estando próximo do cliente, é possível entender suas dores, necessidades e reclamações, facilitando a resolução de problemas.
Conclusão
Agora você já sabe as diferenças e vantagens do e-commerce e do marketplace e poderá optar pela melhor estratégia para o seu negócio. Tenha em mente que não existe só um jeito certo de crescer e expandir, e sim o que melhor se adequa aos objetivos da sua empresa.
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