Confira 7 vantagens de criar um aplicativo para o seu negócio

aplicativo
Mais do que jogos de celular, os aplicativos são uma revolução para as marcas e empresas que querem aumentar suas vendas e ter um contato mais próximo com os clientes.

Para um negócio, é fundamental estar onde os clientes estão. Criar um relacionamento e oferecer praticidade para o cliente é o diferencial que as empresas buscam para se destacar da concorrência, além de garantir a satisfação do cliente.

E nada melhor que um aplicativo para entregar todos esses benefícios. Afinal, dos 152 milhões de usuários de Internet do Brasil, 55% acessam exclusivamente pelo celular

Neste conteúdo, vamos apresentar as maiores vantagens de ter criar um aplicativo para o seu negócio. Confira:

1. Mobile First

O mobile first veio para mudar a forma como nos posicionamos na Internet, pois prioriza a criação de sites e projetos Web primeiro para dispositivos mobile (smartphones e tablets) e só então cria a versão para desktop. 

Já que os usuários acessam a Internet em sua maioria pelo celular, as lojas e sites precisam ser adaptados para ter uma boa performance em dispositivos mobile. 

Se o seu site é bem adaptado para dispositivos móveis, isso desencoraja potenciais clientes de continuar navegando pela sua loja virtual e efetuar a compra.

2. Agrega valor

Oferecer um aplicativo pode agregar valor ao seu negócio, de forma que os clientes terão mais opções para comprar com você. E o seu aplicativo não precisa ser apenas uma loja virtual. 

A L’Oréal, por exemplo, desenvolveu o aplicativo Garnier COLOR MATCH em que o usuário pode testar as cores das tintas em seu cabelo através de um mecanismo de edição de foto.

Ao adicionar uma foto da galeria, o usuário pode testar as opções de cores de tinta para decidir de qual cor quer pintar o cabelo.

Esse tipo de ação aproxima o cliente e agrega valor à marca. Mesmo que o usuário não se torne um lead ou um cliente, o pacote de benefícios que a marca oferece (principalmente ao oferecer um serviço gratuito) faz o usuário se sentir recompensado. 

Assim, você se destaca da concorrência e conquista a preferência do cliente.

3. Fidelização de clientes

Os apps podem servir como uma ferramenta de fidelização de clientes, oferecendo descontos e benefícios exclusivos para quem tem o aplicativo.

Um ótimo exemplo é o aplicativo do McDonald ‘s, que oferece cupons de desconto exclusivos para quem utiliza o app. Além de permitir que o cliente compre pelo aplicativo e só retire o pedido em lojas físicas, evitando filas.

Assim, o cliente terá mais motivos para voltar a comprar no McDonald’s e ainda terá benefícios que o motivam a baixar o app. 

4. Experiência do usuário

Aplicativos permitem praticidade. No caso de uma loja de roupas virtual, o aplicativo pode disponibilizar a opção de lista de desejos, assim o consumidor pode agrupar seus produtos favoritos e deixar guardado para comprar depois.

Com o app, o cliente vai ter sua conta logada sem precisar realizar o login todas as vezes entrando pelo site. E se não for loja virtual, você ainda pode criar conteúdos exclusivos e relevantes para os usuários estarem sempre em contato com a sua marca.

Lembre-se de que a experiência do usuário deve ser positiva. Otimize as ferramentas, certifique-se de que todas as funções são executadas corretamente e invista em UX Design e UX Writing.

5. Aumenta as vendas

Sabendo que os usuários acessam mais a Internet pelo celular, permitir que ele compre sem dificuldade pelo aplicativo é uma forma de quebrar objeções e garantir mais vendas. 

Muitas empresas faturam milhões por ano só com os aplicativos. Desde aplicativos de entrega até os de mobilidade, como o Uber. 

Conhecer o comportamento do usuário

Por meio dos aplicativos, é possível monitorar e entender o comportamento dos usuários que são os potenciais clientes.

Saber o que faz eles desistirem do carrinho de compras, quais produtos preferem, quais as formas de pagamento que mais utilizam, as dúvidas frequentes, sugestões e reclamações. Tudo isso é possível ao oferecer um bom aplicativo.

Por isso é importante desenvolver uma estratégia para o seu aplicativo e um propósito. O que você quer que os usuários consigam fazer dentro do app? Quais informações você espera obter dos usuários?

6. Relacionamento com o cliente

Quando o usuário baixa o seu aplicativo e cria o costume de utilizá-lo, você aproxima a marca do cliente, que terá a imagem da marca presente no seu cotidiano e no seu imaginário. 

O cliente lembrará da sua marca mais vezes e poderá indicar para outras pessoas. A comunicação entre marca e consumidor é ainda mais próxima, o que é essencial para criar uma relação com o cliente e fidelizá-lo. 

7. Modernização da marca

Aplicativos são uma ótima forma de modernizar sua marca, acompanhar tendências e não ficar para trás. Além de agregar à reputação, mostrando que a marca é versátil, atual e tecnológica. 

Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *