Real e Dólar: entenda a relação entre das 2 moedas

real e dólar

Entenda a relação entre das moedas

 

O real foi criado no governo Itamar Franco, em 1994, para resolver uma das maiores crises inflacionárias do mundo. Na época das maquininhas de remarcar, os preços chegavam a subir três mil por cento ao ano no Brasil. O Plano conseguiu reduzir a inflação a níveis aceitáveis.

E isso foi possível porque o governo indexou a moeda brasileira diretamente ao dólar, o que fez com que a moeda brasileira se firmasse entre as maiores economias mundiais.

Implementação do Plano Real

 

Real, o plano que salvou a pátria
Real, o plano que salvou a pátria

O Plano Real foi implementado no Brasil em 1994 e é considerado o mais eficaz da história, pois conseguiu reduzir a inflação, ampliou o poder de compra da população e remodelou os setores nacionais.

O objetivo do plano era estabilizar a economia nacional, controlando a inflação e os preços dos produtos, permitindo então, a volta do crescimento econômico do país.

E isso foi possível porque o governo indexou, por um certo período, a moeda brasileira diretamente ao dólar, o que fez com que a moeda brasileira se firmasse entre as maiores economias mundiais.

Dólar como moeda padrão

Variação do Dólar: 2022 desvalorização -5.645%. Entenda o motivo
Você já deve ter ouvido falar sobre a variação do dólar, como ele pode subir ou descer várias vezes, mas você sabe o motivo para que isso aconteça? Entenda o motivo da variação da moeda mais importante da economia mundial.

O dólar se tornou a moeda padrão após a segunda guerra, onde os EUA se tornou uma potência mundial.

Com o dólar sendo a moeda padrão, sua importância é de grande valia, afinal os países precisam sempre rever suas políticas para que não se prejudiquem economicamente ao tomarem alguma decisão, pois dependem da moeda para os negócios serem movimentados.

As alterações ou flutuações que ocorrem na economia norte-americana têm efeitos, tanto favoráveis como desfavoráveis, na cotação da moeda de diversos países do mundo, inclusive no Brasil.

Em momentos de crise econômica, grandes variações na cotação do dólar costumam ser normais. No Brasil, nessas situações, geralmente a tendência é que a cotação suba. E isso acontece desde a implementação do Plano Real no Brasil.

 

Trajetória do dólar desde o Plano Real

Real foi a 15ª moeda que mais ganhou valor em relação ao dólar em 2021
Real foi a 15ª moeda que mais ganhou valor em relação ao dólar em 2021

O comportamento do câmbio tem uma volatilidade considerável.

Até pouco tempo atrás as reservas brasileiras de dólar eram baixas e o movimento do investidor estrangeiro, injetando ou tirando os seus dólares da economia, influenciava muito no câmbio.

Atualmente, o montante de reservas em dólar do Banco Central oferece mais instrumentos para que ele estabilize o câmbio quando necessário.

Cotações históricas

Dólar abre 2021 em alta e fecha a R$ 5,26 | Economia | G1
Variação do Dólar: 2022 desvalorização -5.645%. Entenda o motivo

A menor cotação histórica dessa série do dólar foi 0,8405 em janeiro de 1995, meses após o início da série histórica do real como moeda oficial do Brasil.

Em termos nominais, a cotação máxima do dólar aconteceu em outubro de 2020, atingindo R$5,7446.

 

A relação entre o Real e o Dólar desde de sempre é considerado algo importante para a economia, isso pela influencia que o dólar tem no exterior.

Dito isso é importante saber os motivos dessa relação, para que a economia brasileira não se desestabilize gravemente.

Gostou do post? visite nosso blog para entender mais assuntos como esse.

Para mais infos:

E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br

Whatsapp: Ana Paula Mota 

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *