Empreendedores; Conheça 6 tipos

Empreendedores
Conheça alguns  tipo de empreendedores é o que mais combina com você

Engana-se quem ainda pensa que o traço   restringe-se a somente um perfil específico de personalidade e postura profissional

O Brasil passa por um período muito interessante para quem quer empreender. O contexto econômico, recentes mudanças na lei e a popularização de diversos tipos  têm levado muitos brasileiros a arregaçar as mangas e sair do lugar

O Brasil, depois de alguns anos de recessão e depressão, dá sinais atuais de ter entrado na fase de recuperação. Isso gera um ambiente econômico que estimulante. No entanto, só as condições macroeconômicas não são o suficiente para crescer. É necessário se preparar adequadamente para ter sucesso.

Veja os principais tipos de empreendedores
1.  Empreendedores Individual

É uma tendência recente que visa permitir que um profissional possa empreender por conta própria no mercado nacional. No geral, existem duas maneiras de fazer isso: tirando um MEI (Microempreendedor Individual) ou abrindo uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

2. Empreendedores Informal

Sendo um perfil que mais surge da necessidade do que do sonho pelo próprio negócio, o empreendedor informal é um dos mais comuns no país exatamente pela busca de um retorno rápido e sem grandes perspectivas para o futuro do negócio. Por não buscarem grandes resultados, raramente se colocam em grandes riscos, porém, dependendo do potencial do serviço prestado por este indivíduo, não raramente um empreendedor informal se encontra em expansão e diante de uma demanda maior do seu trabalho, o que pode transformar sua iniciativa em um grande empreendimento, ainda que “por acidente”.

Muitas vezes o empreendedor informal é aquela pessoa que abre uma loja na própria casa, uma oficina na garagem, que aceita encomendas para fora e produz tudo internamente. Sem uma regulação própria, mas de todo modo, prestando um serviço e se mantendo financeiramente com os seus frutos.

3. Empreendedores Franquias

O Brasil passa por um período muito interessante para quem quer empreender. O contexto econômico, recentes mudanças na lei e a popularização de diversos tipos de empreendedorismo têm levado muitos brasileiros a arregaçar as mangas e sair do lugar.

Não é à toa, por exemplo, que atualmente 70% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio. E o momento para fazer isso pode ter chego. De acordo com o economista Joseph Schumpeter, criador do modelo Schumpeteriano de crescimento econômico, um país capitalista vive um ciclo de crescimento macroeconômico composto por 4 partes: um boom, a recessão, a depressão e então a recuperação.

O Brasil, depois de alguns anos de recessão e depressão, dá sinais atuais de ter entrado na fase de recuperação. Isso gera um ambiente econômico que estimulante. No entanto, só as condições macroeconômicas não são o suficiente para crescer. É necessário se preparar adequadamente para ter sucesso.

4. Empreendedores Cooperativo

O  cooperado pode ser definido como aquele indivíduo que cuja produção é autônoma, porém, trabalha em conjunto com alguma comunidade ou companhia, atrelando assim seu trabalho e seus resultados aos de toda a empresa. Sem buscar um crescimento diretamente ligado ao do negócio ao que está ligado, o empreendedor cooperado geralmente dispõe de poucos recursos e não toma grandes riscos no mercado. Mas ainda assim, seu traço mais forte é sempre o de trabalho em equipe, afinal, tanto seu nome quanto seu trabalho estão vinculados e respondem a uma instituição.

Neste caso, podemos ressaltar artesãos, costureiros, ilustradores, redatores, dentre muitas outras modalidades freelancers de trabalho – autônomas, porém regidas por um contrato que as conecta a entidades externas.

5.  Empreendedores Social

É um tipo que tem crescido muito atualmente por conta da geração de jovens cada vez mais engajados com causas sociais e comunitárias, o Empreendedor social, assim como qualquer outro, irá buscar o lucro, o crescimento profissional – porém, este objetivo está intimamente ligado ao desejo de realizar um trabalho que beneficie um determinado grupo de pessoas em situação de carência ou necessidade.

Trabalham muito bem em equipe, são naturalmente visionários e possuem um viés de sustentabilidade que sempre permeia suas ações. Dentre seus exemplos, podemos citar empresas cujo público-alvo são pessoas portadoras de deficiências, moradores de regiões em situação de risco e organizações que visam a aplicação de políticas públicas em prol do bem estar geral da sociedade.

6.  Empreendedores Público

Similar ao cooperativo e ao social, o Empreendedor  público traz as características mais marcantes de cada um destes tipos, o trabalho em equipe e a valorização do trabalho em prol da comunidade, porém ele aplica estas qualidades na esfera governamental.

Geralmente são funcionários do setor público que, ao enxergar a oportunidade de otimizar serviços básicos e essenciais, tomam a iniciativa para fazê-lo e utiliza dos recursos que tem em mãos para fazer melhorias dentro de sua realidade.

O Empreendedor é  uma carreira cercada de desafios que exige persistência e dedicação. Tornar-se um grande empreendedor é um processo que requer um bom plano de negócio e a conclusão das etapas previstas no planejamento. O ato de empreender é um dos pilares do desenvolvimento social e econômico de um país, e os benefícios para quem deseja seguir este caminho vão além do sucesso profissional. Veja abaixo os principais.

Possivelmente, você terá que lidar com incertezas e é necessário que o gestor apresente habilidades comportamentais para ter êxito em momentos instáveis. Para ser bem-sucedido no próprio negócio, é plenamente possível desenvolver comportamentos e aptidões, como as que você vê a seguir.

Se identificou com algum desses?

A Help te ajuda!

Seu projeto merece ficar em boas mãos, conte com a nossa agência para isso. Tem todas informações e está preparado? Então vamos começar!

E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br

WhatsApp:  Marcela Rodrigues

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *