6 dicas para parar de Procrastinar

procrastinar
Já teve dias em que você enrolou até o último segundo para concluir aquela tarefa importante do trabalho? Ou tentou se ocupar com o máximo de coisas para não ter que encarar algumas obrigações?

Se isso já lhe ocorreu ou acontece com frequência, você provavelmente tende a procrastinar as suas tarefas. 

Mas o que é a procrastinação?

É o adiamento de alguma atividade. Geralmente, pessoas que sofrem com ansiedade ou são perfeccionistas tendem a procrastinar tarefas por medo de não conseguirem fazer ou exigir muito esforço.

A procrastinação está associada ao estresse que a pessoa quer evitar ao ter de realizar uma tarefa, portanto ela adia a realização da tarefa ao máximo para também adiar o “sofrimento”. Muitas vezes é um mecanismo de defesa que a pessoa adota inconscientemente.

Mas, no geral, procrastinar nada mais é do que adiar deixar para depois, o que você pode fazer agora. Como aquele velho ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Só que neste caso, é o inverso.

As causas variam do caso de cada pessoa. Algumas procrastinam por falta de foco, outras por medo ou insegurança relacionada à qualidade final da atividade. Mas a procrastinação pode, ainda, ser um déficit de alguma atividade cerebral. Recomendo a leitura deste artigo se quiser entender as causas cerebrais.

procrastinar

 

E o que tem de mal nisso?

Procrastinar pode ser um grande empecilho para os estudos, trabalho e vida de uma pessoa. A tendência de procrastinar causa o acúmulo de tarefas no futuro, e quanto mais você procrastina, mais coisas você terá que resolver no futuro. 

Só que este futuro é um futuro próximo. É o amanhã. E você não vai querer ficar ainda mais sobrecarregado com tantas atividades que deixou para depois.

Procrastinar atrapalha tanto sua vida pessoal, quando você se planeja para fazer uma surpresa para alguém e adia todos os dias a ida até o mercado, como a sua vida profissional. 

Quer aprender a parar de procrastinar suas tarefas, ser organizado e conseguir cumprir metas? É só continuar lendo este artigo.

1. Só comece!

Parece óbvio, mas todas as vezes em que sentir que está adiando uma tarefa e começar a se sentir ansioso, pare de pensar e comece. Comece pela tarefa mais fácil, até você pegar o ritmo e poder avançar para as atividades mais complexas. Mas comece!

Pratique a autoanálise, observe seu comportamento e busque entender por que você não está fazendo o que deveria. É por ser muito difícil? É porque você está cansado? Será que você realmente não pode fazer nesse exato momento?

2. Faça uma lista de tarefas do dia

Para parar de procrastinar, organize seu dia com uma lista de tarefas. Dessa forma, você pode começar pela mais fácil e mais urgente e ir concluindo aos poucos suas obrigações. Listas criam a sensação de dever cumprido toda vez que uma tarefa é riscada, além de aliviar a tensão sempre que ver uma obrigação indo embora.

3. Faça um passo a passo para tarefas complexas

Quando uma tarefa for muito complexa ou demorada, crie uma lista com mini tarefas para ir concluindo aos poucos sua tarefa principal. Você sentirá que o trabalho não é tão complicado se puder se concentrar em pequenos processos.

Você pode otimizar a lista estipulando horários e prazos para realizar cada função. É uma tática de organização e gestão de tempo que pode te ajudar a ter mais foco e consequentemente, procrastinar menos.

4. Estipule recompensas sempre que atingir suas metas

Recompensas são uma ótima maneira de gerar motivação e foco. Ao definir as metas diárias ou a lista de tarefas do dia, conceda pequenas recompensas a si mesmo. Mesmo que seja simplesmente o direito de comer aquela coisa que você gosta no fim do expediente, ou poder ter mais tempo de descanso depois.

Recompensas vão te estimular a concluir a tarefa mais rápido e com um objetivo maior final: conseguir a recompensa final. Assim fica muito mais fácil parar de procrastinar.

5. Utilize aplicativos de gerenciamento de projetos

Ainda melhor que escrever no bloco de notas do celular ou em agendas como os antigos mesopotâmicos, você pode usar aplicativos que te ajudam a gerenciar suas tarefas do começo ao fim. Desde o que precisa ser feito, o que está em andamento, o que está pendente até as metas concluídas.

Esses aplicativos também oferecem a opção de definir prazos para cada tarefa, qual horário a tarefa precisa ser entregue e etiquetas que mostram o estágio de cada processo.

O Trello é um ótimo aplicativo e site de gerenciamento de projetos, muito usado até mesmo por empresas. Você também pode utilizar o Asana e demais aplicativos que vão te ajudar a fazer listas elaboradas e organizar cada área da sua vida. Desde uma festa que você queira organizar, até os seus estudos.

6. Melhore o seu foco com aplicativos de concentração

Hoje em dia tem aplicativo para tudo. São grandes aliados que podem nos ajudar a ter mais praticidade no dia a dia. Os aplicativos de meditação e concentração estão em alta ultimamente. Um aplicativo excelente para manter o foco é o Forest.

O Forest é bem simples. Ele funciona como um temporizador gamificado que vai medir o tempo total que você se manteve realizando uma tarefa. Muito indicado para estudantes que querem evitar usar o celular enquanto estão estudando para não perder o foco e dispersar.

Ideal para evitar procrastinar, pois você consegue travar as funções do celular, evitando entrar nas redes sociais, por exemplo.

No modo PRO do aplicativo, você ainda pode contribuir para o meio ambiente. O Forest planta árvores em associação com uma ONG de acordo com as metas atingidas no aplicativo. Você cria objetivos e vai concluindo metas, além de conseguir manter o foco. Não é incrível?

Aplicativos de meditação guiada também são ótimos para a concentração e controle da ansiedade. O ideal é testar e experimentar as opções e tentar se organizar como você puder.

Conclusão

Procrastinar é um hábito que prejudica a rotina de muitas pessoas, mas existe solução! Definir pequenas metas diárias, começar pelas tarefas mais fáceis e usar aplicativos já fazem uma grande diferença. O importante é começar de algum lugar e não deixar para depois.

Pronto para mudar de vida e atingir suas metas mais rápido?

Social Mídia

Está cansado de não atingir os resultados que tanto deseja com suas redes sociais? São sair do mesmo número de seguidores, assistir a rede social de outras pessoas crescendo e a sua ficando para trás?

Deixa que a Help te ajuda! Contamos com um time de especialistas prontos para fazer as suas redes sociais deslancharem. Com artes e designs incríveis, redatores e gestores de tráfego: não tem como não crescer! 

Não sabe como fazer o planejamento das suas redes e como fazer a melhor campanha para o seu negócio, então entre em contato no WhatsApp (11) 4746 85560 e conte com a gente!

Gostou do artigo? Leia também:

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *