Podcasts e Videocasts: Nova tendência em 2022

podcasts - videocasts

Podcasts e Videocasts são a nova tendência de entretenimento em 2022

A pandemia trouxe a distância social e mudou a forma como as pessoas lidam com o entretenimento.

Com todas as mudanças que vem acontecendo, é obvio que as tendências também vem mudando cada vez mais. Tendências mudam, acabam e novas são criadas e isso, é algo que aconteceu com os podcasts.

No Brasil, os podcasts e os videocasts estão em ascensão e a tendência é que, nos próximos anos, mais e mais programas surjam.

Mesmo com o avanço das tecnologias que envolvem a internet, os podcasts continuam em crescimento tanto de produção quanto de audiência.

É possível encontrar podcasts dos mais variados assuntos, desde estritamente profissionais, passando por temas como cultura, arte, entretenimento, humor, tecnologia, ciência, esportes, culinária e tantos outros até o mais puro besteirol.

Ficar sintonizado nas tendências é vital para que sua marca se mantenha atualizada com as mudanças de comportamento do público.

Com isso, separamos algumas informações sobre podcasts e videocasts que você precisa saber. Veja logo abaixo!

 

 

O que é um podcast?

O rádio e os podcasts na liderança - AERP

É um conteúdo em áudio que pode ser ouvido pela internet a qualquer hora, por meio do celular ou do computador, onde geralmente são disponibilizados por plataformas de streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar.

Os podcasts poder ter temas e duração variadas, o ouvinte pode acessar conteúdos em áudio para se informar, para estudar ou para passar o tempo.

Pense neles como um programa de rádio, em que os episódios ficam gravados e podem ser ouvidos quando o público quiser nas plataformas de streaming onde estiverem disponíveis.

Podcasts estão se tornando uma nova forma de transmissão de conteúdo através de áudio online.

Geralmente, possuem tema recorrente como por exemplo: política, entretenimento, ensino, economia, cultura e muito mais. Os assuntos escolhidos são aqueles que despertam uma identificação maior em determinado público, que busca um material específico sobre esses tópicos.

Sobre a duração de tempo de cada episódio não existe muito uma regra definida. Enquanto alguns podcasts optam por episódios com cerca de 2 horas, outros podem ter até 3 minutos de duração.

 

O que é são videocasts?

Bem mais', diz Sarah Andrade sobre Gil do Vigor ganhar mais do que Juliette - ISTOÉ Independente

Videocast é o termo criado para facilitar a compreensão do público sobre podcast em vídeo, é mais como uma forma de abreviação

No Brasil os vídeocasts têm tido um crescimento exponencial: 54% dos brasileiros dizem ter ouvido ou assistido a um podcast nos últimos 12 meses e 69% afirmam ter assistido a vídeos apenas pelo áudio mais frequentemente no último ano.

Com toda essa popularidade ate o YouTube trata o ano de 2021 como aquele em que a plataforma se consolidou como audiovisual.

O formato podcast em vídeo apareceu com destaque em países como Reino Unido, Brasil, México, Indonésia e Itália, segundo estudo de tendências da plataforma. Criadores, agora, entrevistam figuras públicas, focando numa linguagem pessoal e intimista

Se 2021 representou o ano da ascensão dos Podcasts e videocasts, 2022 promete ser o ano da consolidação do formato no Brasil. Com um crescimento de 24% em relação ao ano anterior e eleito o formato de mídia e streaming mais promissor no país, o Brasil ocupa o 5° lugar dos países com o maior número de consumidores de Podcasts e videocasts do mundo.

Entrevistas com nomes de destaque foram um dos maiores sucessos desse ano no Brasil, e o YouTube teve um papel fundamental nesse cenário.

Sempre em formato informal, os podcasts em vídeo reuniram brasileiros influentes das mais diversas áreas : do esporte à política, da música à ciência.

Os principais criadores desse nicho que não para de crescer foram:

Tata Estaniecki e Boo Unzueta (Pod Delas)

liv on Twitter: "a apresentadora do poddelas que é a melhor https://t.co/qh01RokYVb" / Twitter

 

A dupla Mítico e Igão, (Podpah)

Podpah entra no Top 10 creators do YouTube em 2021

 

 

As influencers Camila de Loures e Víginia Fonseca (PodCats)Virgínia e Camila Loures explicam 'treta' com equipe de podcast | Famosos | EM OFF

Os três canais lideram a onda de podcasts brasileiros no YouTube com uma fórmula que junta simplicidade, uma grande diversidade de ideias, histórias de vida que o público adora conhecer e boas risadas.

Empresas usam o podcast para fazer publicidade

Segundo dados divulgados pelo Spotify, de janeiro de 2018 a novembro de 2019, o consumo de podcasts em sua plataforma cresceu 21% ao mês.

Uma forma simples das empresas embarcarem nessa nova tendência é disponibilizarem o conteúdo do blog em forma de áudio. Além de dar mais acessibilidade à publicação, o conteúdo da sua marca fica também disponível em outras plataformas, podendo alcançar ainda mais pessoas.

Outra opção é buscar um podcast com a audiência que deseja atingir para fazer propaganda da sua marca. Procure o conteúdo com que seu público mais se identifica e veja formas de anunciar no programa.

Contudo, é muito importante que os apresentadores dos videocasts tenham o senso do correto, para que o patrocício não acabde sendo mal visto, como ocorreu um fevereiro desse ano (2022), onde no podcast (Flow) um dos apresentadores fez uma alusão ao nazismo e acabou que o podcast perdeu o patrocínio que tinha com o Ifood, já que a marca não pode fazer parte de um conteúdo considerado um crime contra a humanidade.

Os podcasts inauguraram esse formato personalizado de produção de conteúdo pessoal e se estabeleceram como um tipo de comunicação que tem forte potencial para otimizar a Presença Digital.

Mesmo com o avanço das tecnologias que envolvem a internet, este formato continua em crescimento tanto de produção quanto de audiência, além de que está sendo cada vez mais inovado.

No Brasil, esse modelo de conteúdo está em ascensão e a tendência é que, nos próximos anos, mais e mais programas surjam.

Além de ser uma ótima forma de entretenimento, por ser um veículo de grande visualização, pode contribuir até mesmo para publicidades empresariais, onde as marcas pode aproveitar essa tendência.

Gostou do post?, visite o site da Help e leia muitos mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br

Whatsapp: Ana Paula Mota 

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *