Campanhas personalizadas; 6 estratégias para se destacar da concorrência

Personalizadas

Com a tecnologia de hoje, os consumidores conseguem encontrar inúmeras informações sobre o produto que desejam. Mesmo prestes a realizarem suas compras, muitos fazem uma pesquisa rápida no celular para terem certeza de que estão fazendo a escolha certa. Por isso, usar campanhas personalizadas pode ser extremamente efetivo na hora de se destacar entre os concorrentes.

O primeiro passo em qualquer campanha personalizadas de marketing é conhecer o público ao qual ela é destinada. Quando se tem um produto que abrange um segmento muito amplo ou uma grande variedade de itens, a tentação de basear as campanhas apenas em alguns dados demográficos, como idade, gênero e poder aquisitivo, é grande.

Entretanto, essa abordagem gera um resultado muito genérico, com baixo engajamento, além de não atingir possíveis clientes que estejam fora do grupo selecionado. Tentar aplicá-la em campanhas personalizadas pode ser desastroso: imagine uma pessoa possivelmente interessada no produto recebendo um anúncio que não se comunica com ela e, pior, em um momento inconveniente.

Enquanto conhecer o público-alvo permite produzir um conteúdo que se comunique melhor com ele, compreender a jornada de compra e em que estágio o cliente se encontra possibilita que as campanhas personalizadas atinjam o consumidor no momento ideal.

A jornada de compra pode ser entendida como o trajeto que o possível cliente percorre desde o primeiro contato com a sua empresa até o fechamento do negócio. Mas não se trata de um caminho direto, pois a pessoa pode avançar e retroceder algumas vezes antes de realizar a compra.

Para que suas estratégias de marketing digital funcionem, é importante que elas trabalhem em sincronia. Há vários canais pelos quais o consumidor pode ter acesso à empresa, portanto é preciso que todos comuniquem a mesma mensagem dessas campanhas personalizadas

Caso seu anúncio mostre uma promoção, mas essa condição especial não se aplique a quando a pessoa chega à loja (seja virtual, seja física), não apenas a compra não será realizada: o cliente ficará com uma má impressão da empresa. Como resultado, haverá a diminuição da eficácia de futuras campanhas.

Agora vejas as dicas fundamentais para sua campanha personalizada ter resultado
1.Foco no produto

Campanhas de marketing geralmente são pensadas para atrair um público específico. Isso quer dizer que definir uma categoria de produto para promover é um dos melhores jeitos de atingir potenciais compradores qualificados.

É importante lembrar que estratégias com foco no produto devem ser pensadas exclusivamente para o público mais avançado na jornada de compra, ou seja, quem já está no fundo funil e sabe qual mercadoria poderá atender às necessidades. De nada adianta tentar “empurrar” produtos para os consumidores sem entender o que essas pessoas estão buscando.

2. Segmente o tráfego

Você sabia que, de acordo com o Google, 91% dos usuários de smartphones compraram ou planejaram comprar um produto logo após verem um anúncio relevante? Por esse e outros motivos é que um dos princípios das campanhas de marketing bem executadas é a segmentação do tráfego para entregar a oferta ideal, para a pessoa certa e no momento certo.

 

  • Segmentação por preferências

Para atingir pessoas que realmente estão procurando pelos seus produtos é preciso considerar suas       preferências e hábitos de compra. Dessa forma, é possível criar uma campanha específica para quem procura, por exemplo, uma versão mais saudável de uma mercadoria.

  • Segmentação geográfica

Ainda é possível ir mais além e usar a segmentação para proporcionar uma melhor experiência de compra com o mínimo de atritos. Uma segmentação com base na geolocalização dos usuários permite que, em caso de estoque esgotado, por exemplo, a sua marca indique as lojas mais próximas para que o consumidor efetue a compra por outro canal de vendas.

3.Defina a sua promoção

O primeiro passo é pensar no que oferecer ao seu cliente. Todo mundo gosta de um bom desconto ou de ganhar vantagens. Pense com a cabeça do seu cliente e se pergunte quais são as expectativas do seu público-alvo em relação ao seu Posto e do seu Programa de Fidelidade. O que eles esperam que você ofereça? Ao conseguir responder esta pergunta, você já terá meio caminho andado. Você também pode usar prêmios do Programa de Fidelidade, brindes, cupons de desconto, descontos especiais nas lojas parceiras, entre outros.

4. Comunique sua campanha

Mostre ao seu cliente o que seu Posto está preparando para o dia dele. Aproveite as forças das redes sociais e faça campanhas de SMS para fazer comunicação certeira em três passos. Fale da importância do cliente, mostrar as vantagens da promoção e criar interação. Busque utilizar uma linguagem adequada, não muito formal e técnica, visando sempre tocar o coração do seu cliente.

5.Invista em brindes personalizadas

Os brindes promocionais são uma das estratégias mais eficazes para a fidelização e ampliação da base de clientes e você pode usá-los de diferentes formas, dentre elas:

    • Nas vendas a partir de determinado valor;

    • Nos eventos de fim de ano onde a sua empresa estiver presente;

    • Enviando para clientes especiais e/ou de maior volume de compras.

6.Use embalagens personalizadas  e sustentáveis

Uma bela embalagem surpreende positivamente os clientes, eles sentem o investimento que a marca fez na apresentação dos produtos em uma etapa da venda onde a maioria das empresas não costuma investir – a entrega.

Você pode escolher caixas personalizadas ou sacolas personalizadas, com grande impacto visual para embalar produtos de determinado valor nas vendas ou os envios de produtos ou brindes para clientes especiais.

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