Páscoa além do chocolate

Páscoa

Não só quem vende chocolate pode lucrar mais na Páscoa. Saiba como aproveitar uma das melhores datas para o comércio, independente do segmento em que atua.

Durante o ano, existem datas que são de extrema importância para a movimentação do comércio no país.

Algumas delas vêm à nossa mente quase que instantaneamente: dia das mães, dia dos pais, das crianças, natal… E, certamente, a páscoa!

 

A Páscoa é a época mais doce de todas, isso todo mundo já sabe. Junto com as festas de fim de ano, é a data que mais movimenta as micro e pequenas empresas que têm como produto principal o chocolate. A Páscoa apresenta inúmeras oportunidades para criar campanhas, propagar a marca e alavancar negócios durante as celebrações.  

Seja nas lojas físicas ou virtuais, não basta apenas disponibilizar produtos para a venda. É necessário segmentá-los de acordo com o perfil de seus clientes.

Você pode, por exemplo, separar os chocolates e ovos de Páscoa por faixa de preço. Ou então, por faixa etária, segmentando os produtos para crianças, adultos, pessoas da terceira idade…

Isso facilita que seus clientes encontrem o que querem rapidamente, melhorando a experiência de compra.

Aposte em campanhas de remarketing

Datas comemorativas como a Páscoa são ideais para tentar reconquistar antigos clientes ou visitantes do seu e-commerce que abandonaram o carrinho de compras.

Sabemos que o chocolate é extremamente simbólico na páscoa.

São muitos os motivos que podem levar o seu cliente a comprá-lo: ele pode, simplesmente, ser apaixonado por chocolate e aproveitar as promoções da época. Assim como também pode estar buscando um presente para uma pessoa querida

Lembre-se também que páscoa envolve outros hábitos alimentares, como o consumo grande de produtos à base de coco, colombas e bolos, uvas passas e frutas secas, azeite, bacalhau, peixes e carne branca em geral;

Presentes e decoração: cestas, coelhos de pelúcia, guirlandas e cartões temáticos.

Mas se você trabalha com outro tipo de produto, saiba que outra tradição da Páscoa é a troca de presentes. E há uma grande gama de produtos que podem ser um bom presente. Depois de entender o porquê de seu produto poder ser um bom presente, comece a envolver a equipe neste conceito e invista em divulgação e campanha temática pelo facebook ou qualquer outro canal de relacionamento com seu cliente.

E se você não vende chocolates e ovos de páscoa, nem peixes e legumes? Essa data também é para você. Alguns consumidores preferem presentear seus familiares com artigos religiosos, perfumes, colônias, flores e sapatos. Em datas festivas muitas vezes o consumidor busca apenas representar o símbolo da festividade por meio de presentes simples. Se sua loja vende acessórios ou flores, nada impede que sua oferta seja anunciada em torno do hábito de presentear, de substituir o chocolate por opções diferentes.

Trabalhar na decoração é superimportante para levar o consumidor ao espírito festivo de Páscoa: a limpeza da loja, decoração colorida, equipe uniformizada, orelhinhas de coelho, fitas coloridas e músicas alegres, tudo vale para mudar o clima do lugar!

Pode parecer pouco, mas sair de uma rua movimentada para um espaço colorido e festivo pode ser o suficiente para relaxar o consumidor e tranquilizar algumas de suas preocupações cotidianas, permitindo-o pensar mais sobre o tempo que passará em família e planos que terá para o feriado.

Páscoa não se trata apenas de chocolate!

Agora que você já sabe como se preparar para esta Páscoa, é hora de focar na execução dos seus planos.

 

Veja algumas marcas que usaram o tema pascoa para atrais seus clientes.
iFood

Explorando a ideia de fartura, comum na Páscoa, o iFood criou um fim de semana de promoções em seus restaurantes parceiros e enviou o coelhinho do iFood para as caixas de entrada das pessoas cadastradas no site.

Elo7

Neste email, o Elo7 aproveitou para mandar uma mensagem lembrando os clientes do verdadeiro significado de Páscoa.

Só no final do email que o usuário vê um CTA que o convida a conhecer um saldão de chocolates – mas a oferta poderia ser outra que faz sentido para sua empresa, não necessariamente relacionada com doces.

99

A 99 apostou em um assunto de email criativo — “Abra o ovo e descubra seu desconto” — para atrair a atenção e o clique dos usuários.

Depois de abrir a mensagem, o destinatário precisava clicar no botão de Call-to-Action para ir até o site da empresa e descobrir o desconto que ganhou.

Tok & Stok

A Tok & Stok fez uma campanha de Email Marketing com um visual bem atrativo para promover sua linha especial de utensílios de cozinha especiais para a Páscoa, que podem ser utilizados no almoço de domingo, por exemplo.

Enjoei

Oferecer um desconto é algo que toda empresa, independentemente do segmento, pode fazer, certo?

Adicionando alguns elementos temáticos de Páscoa, com um pouco de criatividade e muito conhecimento do seu público-alvo, fica fácil relacionar o seu produto à data sem parecer que está forçando a barra.

O Enjoei, por exemplo, selecionou ofertas e as enviou em um email colorido e com GIFs.

Envolva seu cliente nesse espírito de prosperidade e comunhão que a Páscoa traz e tenha um retorno fértil tanto financeiramente como em fidelização de seus clientes.

 

Corre que ainda da tempo.

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