Os 5 erros mais comuns das lojas virtuais e como acertar na sua

lojas virtuais

Aqui no blog da Help, você tem uma infinidade de informações sobre lojas virtuais e como abrir a sua, além dos tipos de e-commerce que existem e qual se adéqua melhor ao seu perfil, mas como qualquer empresa, deve haver planejamento antes para ela dar certo.

Segundo o Sebrae, 60% dos e-commerce fecham as portas virtuais antes de completarem 1 ano. Além do planejamento, outras situações acabam sendo cruciais para o fim desses negócios, como não conhecer o mercado que está atuando ou utilizar uma plataforma ruim para tornar a loja dinâmica e com todos os recursos mínimos para funcionar.

Para sua loja virtual “vingar” e, mais do que isso, ser um sucesso em seu nicho de negócio, confira os 5 erros mais comuns e que você não pode cometer para prosperar nesse mercado.

    1. Não ter uma loja virtual responsiva

lojas virtuaisVocê sabia, que 62% dos consumidores usam o celular como única forma de compras online? Se não, isso pode significar que seu site não é responsivo. Mas, o que é um site responsivo?

É o mesmo que adaptável, ou seja, ele se adéqua ao dispositivo em que está sendo visualizado. Há 15, 10 anos, as pessoas compravam produtos online por computadores, mas com a popularidade dos smartphones, isso se tornou cada vez mais raro.

Assim, se seu site não é responsivo, existe uma grande chance de seus clientes irem para concorrência pela praticidade que eles oferecem. Garanta quanto antes, um site adaptável a todas os dispositivos possíveis para vender mais e melhor.

    2. Ter o foco nos produtos, ao invés dos clientes

Estamos na era da UX, ou seja, uma experiência superior ao cliente e focar nos produtos ao invés do atendimento, no relacionamento com essas pessoas e o que é oferecido a elas, pode fazer sua loja virtual afundar em pouco tempo.

Uma pesquisa recente mostra, que 2 em cada 3 consumidores abandonam seus carrinhos quando tem uma experiência ruim em um e-commerce. A pesquisa elencou os 3 principais motivos para isso ocorrer: frete muito caro, preços altos e falta de confiança na loja.

Para ser uma loja virtual respeitada e reconhecida pelos clientes, é preciso oferecer produtos de qualidade, preços competitivos, frete justo e segurança para que o cliente se sinta à vontade. Além disso, o mínimo é ter um SAC invejável que atenda com respeito e busque resolver as queixas quando elas existirem. Para ser o melhor, é preciso garantir uma experiência incrível a todos os clientes.

     3. Confiar apenas no marketing orgânico

O marketing orgânico é maravilhoso para atrair e reter, porém, é mais demorado para dar resultado, e se você precisa dar aquele UP em sua loja virtual, é bom não confiar somente nessa estratégia.

O erro de muito e-commerce é “colocar todos os ovos em um cesto só”, como diz o sábio ditado popular. Aposte em outras maneiras de atrair clientes através do marketing digital, como o tráfego pago que com um pouco investido já dará ótimos resultados, principalmente se você está começando.

     4. Não investir em imagens de qualidade dos produtos da loja virtual

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A taxa de conversão é de 20% em lojas virtuais que possuem mais de 3 imagens de um produto, comparado com aquelas que não possuem fotos ou apenas duas. O pior dessa informação, é que a pesquisa avaliou 78 lojas online brasileiras e 96% das 5 milhões de páginas delas, possuem erros quanto a quantidade de imagens e a qualidade delas.

Isso pode ser trágico para um e-commerce que está começando, por isso, invista na estética de seu site, nas descrições e dê ao cliente todas as opções possíveis para não ter dúvidas e fechar com você.

    5. Como começar com uma loja virtual?

  • Em primeiro lugar, planeje qual será o nicho de mercado em que vai atuar;
  • Trace um plano de negócio que será um caminho e norte que desejará atingir dentro de um determinado tempo;
  • Tenha um logotipo moderno e fácil de identificar como seu, aposte em um domínio curto, direto e uma paleta de cores que torne sua loja virtual bonita e atrativa visualmente;
  • Escolha uma plataforma de lojas virtuais que seja confiável, segura e veloz;
  • Faça a pesquisa de fornecedores, monte como serão as opções de pagamento e disponibilize os canais de atendimento para interagir com seus clientes;
  • Organize seu e-commerce e torne a jornada do cliente uma experiência divertida e envolvente para ele ficar, comprar e, principalmente, voltar;
  • Tenha o auxílio de profissionais para fazer tudo isso por você e seu negócio, para o sucesso de seu e-commerce.

 

Acerte na sua loja virtual com a Help Technology

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Você viu que não é só abrir uma loja virtual, é preciso planejar, investir e trabalhar muito para oferecer os melhores produtos e uma experiência excelente aos clientes. Se você está começando e quer impulsionar seu negócio, conte com as soluções da Help Technology.

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