O que é e como funciona o Consórcio? Confira 4 vantagens!

consorcio

Você tem o sonho de adquirir uma casa própria? Ou finalmente ter um carro zero para chamar de seu? Quem sabe viajar para outro país e conhecer o mundo, mas não sabe como chegar lá?

E se eu te disser que existe uma forma simples e rápida de alcançar os seus sonhos, com segurança e sem prejudicar as suas finanças? 

O consórcio é a sua chance de conquistar tudo que sempre sonhou. Com ele, é possível planejar diversos tipos de aquisição, desde bens móveis (carros, motos e caminhões), bens imóveis (casas, apartamentos e prédios comerciais) até serviços estéticos e de viagem.

O que é consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra que funciona como uma poupança em conjunto, onde os integrantes de um grupo contribuem financeiramente mensalmente com um determinado valor. 

Assim, os integrantes têm acesso à uma carteira de crédito para adquirir um bem desejado. Existe um prazo determinado para o fim do contrato, mas você pode antecipar parcelas do consórcio fazendo lances de valor da sua preferência. 

A antecipação das parcelas aumenta as chances de contemplação. 

O consórcio é um serviço oferecido por empresas administradoras que são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. A fiscalização é uma segurança para as suas transações, por isso verifique se a empresa está na lista de administradoras do Banco Central do Brasil.

Inovação Brasileira

O consórcio é uma inovação brasileira criada em 1961 pelo Banco do Brasil para auxiliar as famílias novas que chegavam em Brasília a construir o seu patrimônio. Inicialmente, o processo era bem informal.

Eram formados grupos, onde cada participante contribuía com um valor e ao final era feito um sorteio para selecionar quem receberia o valor acumulado. 

As famílias recorriam ao consórcio com o principal objetivo de adquirir um carro, já que na época o transporte público era muito carente e se fazia necessário um veículo para percorrer longas distâncias. 

Ter um automóvel era um luxo reservado às classes sociais mais prestigiagas, portanto o consórcio chegou para facilitar o acesso a esses bens para famílias de classe média.

E realmente ajudou milhares de pessoas. Mas só dez anos depois, em 1971, que o serviço foi regulamentado. Desde então, as empresas prestadoras do serviço precisavam ter uma autorização prévia da Receita Federal. 

20 anos depois, foi o Banco Central do Brasil (BACEN) que assumiu a fiscalização e regulamentação dos consórcios e empresas administradoras. Essa mudança ocorreu principalmente por conta da criação do lance. 

Como funciona?

O consórcio é um serviço financeiro ofertado por pessoas jurídicas (empresas) autorizadas a gerenciar e comercializar grupos de consórcio. 

As empresas devem disponibilizar as seguintes regras:

  • prazo de duração estabelecido;
  • número de cotas negociadas;
  • tipo de bem a ser adquirido;
  • as condições de sorteio e lance;
  • valor a ser pago pelo consorciado.

Cada empresa oferece diferentes tipos de consórcios, onde as condições de pagamento, parcelas, prazos de pagamento e crédito mudam de acordo com a proposta da empresa.

Dessa forma, você tem mais liberdade para escolher qual consórcio atende melhor às suas necessidades financeiras. Ao assinar o contrato, você passa a ser um consorciado e é identificado pelo número da cota do seu grupo.

Cota

Ao adquirir um consórcio, você recebe uma cota que determina a parte do saldo que você detém na carteira de crédito do grupo que participa.

Essa cota é um número que serve para te identificar e permite que você participe das Assembleias mensais realizadas pela administradora. 

A cota inclui:

  • O histórico do seus pagamentos;
  • plano escolhido e as participações que ficam vinculados a essa numeração.
Sorteio

O sorteio serve para definir a ordem de recebimento do montante acumulado pelo grupo. Todos os participantes vão receber a sua parte, de acordo com a ordem de sorteio.

O sorteio pode escolher um ou vários participantes para receber de uma vez e é feito aleatoriamente.

Lance

O lance é outra forma de contemplação e funciona como um leilão de antecipação de parcelas. O participante que antecipar o máximo de parcelas, tem maiores chances de ser contemplado durante as reuniões da Assembleia. 

O lance é feito após os sorteios, e as ofertas devem ser enviadas até um certo prazo estipulado pela administradora, com antecedência à realização da Assembleia. 

O lance deve informar quantas parcelas você quer antecipar ou o percentual da carta de crédito ofertado. O período de envio vai depender da administradora. Por isso, verifique antes qual é o processo adotado pela sua administradora.

Contemplação

A contemplação é a concessão da carta de crédito ao participante do consórcio. É o principal objetivo, e é o que todos os integrantes almejam, afinal é ela que possibilita a aquisição de bens.

Existem algumas obrigações que o consorciado precisa cumprir antes de ter acesso à carta de crédito, como estar em dia com as parcelas e ainda não ter sido sorteado. 

Veja abaixo quais obrigações você deve cumprir para ter acesso à carta de crédito:

  • Apresentar documentos pessoais: A documentação é obrigatória e geralmente inclui RG ou CNH, CPF ou CNPJ,  comprovante de residência atualizado e em nome do consorciado e comprovante de renda.
  • Apresentar garantias: Em alguns casos, a administradora pode exigir uma garantia do consorciado, como o aval de um fiador ou outro imóvel em nome do consorciado. O tipo de garantia depende das exigências do contrato e do tipo de bem que você quer adquirir.
  • Homologação de documentos: Geralmente exigida em consórcios de automóveis, para verificar a legalidade do bem adquirido.

Vantagens de fazer um consórcio

1. Não tem juros

A maior vantagem do consórcio é não precisar se preocupar com juros e taxas abusivas. Você pode adquirir o bem que tanto sonhou, sem o medo de se endividar e prejudicar suas finanças.

No lugar do juros, os consórcios cobram uma taxa de administração, que já está embutida como um percentual da carta de crédito, prefixada em contrato e diluída ao longo do prazo do plano.

A taxa sai bem mais em conta do que os juros e taxas cobrados em outras modalidades de aquisição.

2. Poder de compra à vista

O consórcio permite ser contemplado com o valor cheio, e mesmo assim só pagar o valor dividido em parcelas. Com o valor cheio e a flexibilidade do pagamento à vista, fica muito mais fácil negociar com o vendedor ou proprietário do bem.

E mais! Ainda que o dinheiro sobre, você não perde o valor. Você tem direito à 10% da carta de crédito para outros custos, como a reforma da sua casa ou mesmo usar o que sobrou para quitar parcelas do consórcio.

3. Oportunidade de formar e ampliar o patrimônio

É possível aumentar seu patrimônio sem se endividar, sem pagar juros altíssimos e com facilidade de prazo e pagamento. Tem como melhorar? Ainda nem chegamos ao fim das vantagens e você já pode ver a facilidade de adquirir a sua casa dos sonhos. Construa seu patrimônio com o consórcio!

4. Possibilita um planejamento financeiro

Existem diversos tipos de planos diferentes, onde você escolhe a carta de crédito de acordo com o valor do bem, os prazos que fazem mais sentido para você e o valor das parcelas. Isso possibilita um planejamento financeiro que não compromete outras áreas da sua vida e seu orçamento doméstico.

Você também pode optar por não fazer parte de sorteios e lances! Assim, é só pagar as parcelas e ao final ter acesso ao valor total investido.

É uma ótima maneira de investir a longo prazo, podendo adquirir o bem no futuro, deixar uma herança para os filhos, investir em um intercâmbio, juntar para a faculdade, ou presentar os filhos com um bem de alto valor como um imóvel, um terreno, etc.

Conclusão

O consórcio é uma ótima maneira de adquirir um bem, construir um patrimônio ou mesmo investir. Com flexibilidade de pagamentos e toda segurança garantida ao consorciado, fica muito mais fácil alcançar os sonhos e mudar de vida, sem interferir no seu orçamento.

Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *