Networking: 9 dicas para implementar essa nova forma de socialização

networking

Networking: O que é? E como utilizar?

Networking trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.

Network é um termo que vem da língua inglesa (“net” é rede e “work” é trabalho), no contexto dos negócios significa: rede de relacionamentos ou rede de contatos.

Sua finalidade é proporcionar relacionamentos de colaboração recíproca entre profissionais.

Ter um networking ricos e bem alimentado pode aumentar as oportunidades de sucesso profissional, pois fortalece amizades, estreita negociações comerciais, e até mesmo faz com que haja um aproveitamento de oportunidades no mercado de trabalho

Por meio da convivência e do apoio de pessoas com propósitos e objetivos similares, é possível melhora projetos, fazer contatos, criar novidades Assim, é importante saber dominar e desenvolver o poder do bom networking.

Network ou networking?

Networking: você sabe o que significa esse termo que vem do inglês? -  Wizard Idiomas

Ambas as palavras dizem respeito ao mesmo assunto. A diferença é que network é mais ligada ao significado substantivo de “rede de contatos”, enquanto networking nomeia a atividade de cultivar essa rede.

A importância do networking

5 benefícios do networking | Faculdade FECAF

Em um mundo em que o seu currículo ou sua opinião chegam ao outro lado do mundo com apenas um clique, também é importante saber se relacionar da maneira certa. E isso significa ir além das pessoas conhecidas ou mais próximas.

Estamos a todo instante realizando pequenas ações que nos aproximam de diversas pessoas, que até então, não conhecíamos. Seja em um curso, em uma viagem com a família, na faculdade, ou no próprio trabalho.

Contatos sem relacionamento são apenas isso: contatos. Sendo assim, não significa muita coisa ter o e-mail do presidente de uma grande companhia se ele sequer vai ler sua mensagem quando recebê-la.

Carreira

Estar sempre conectado é uma forma de melhorar as oportunidades de crescimento e aprimorar conhecimentos.

Conviver com pessoas inspiradoras é uma oportunidade que qualquer um tem para gerar ideias e fazer crescer o seu potencial criativo.

Além de que construir uma boa rede de contatos e manter um bom relacionamento profissional contribui na qualidade e satisfação no trabalho, além de melhorar os seus resultados e ajudar a atingir os objetivos esperados para a sua carreira.

Negócios

No mundo dos negócios, o networking é essencial. Para quem está começando a empreender, ter uma rede de contatos é o primeiro passo para organizar o negócio.

Buscar parceiros que tenham a mesma visão muitas vezes e uma atitude que começa bem antes de definir os que você vai oferecer ao mercado.

Nas relações comerciais, as ideias precisam ser bem estruturadas para ganhar forma, ter as pessoas certas e que buscam a mesma coisa: o resultado.

Com isso, é importante pensar em como você está se relacionado com a sua rede e quais as oportunidades que você identifica e o que fazer para ser lembrado no momento oportuno.

Dicas para ter uma boa rede de contatos

A importância do networking no desenvolvimento da carreira profissional |  Kpacit

Para se ter uma rede de contato sólida é necessário sempre estar atualizado e presente, para isso, é legal estar ciente de algumas ações. Como:

  1. Sua presença deve ser frequente. Aparecer somente na hora que precisa de alguma coisa não é uma boa ideia;
  2. Participe de eventos que fazem parte da sua rede de relacionamentos. Isso vai fortalecer a sua imagem;
  3. Saiba expressar: comunique-se de forma clara para que as pessoas compreendam perfeitamente suas intenções;
  4. Expor seus objetivos com as pessoas que você tem mais afinidade é importante;
  5. Seja uma pessoa interessante. Leia, consuma conteúdo, seja bem informado;
  6. Compartilhe ideias e convide pessoas para opinar;
  7. Não fale mal dos outros;
  8. Seja fiel e verdadeiro com seus contatos. A pior coisa que existe é ser visto como interesseiro;
  9. Mostre interesse real e verdadeiro pelos outros.

Manter o bom relacionamento com sua rede de contatos é uma ação que deve ser realizada com frequência. Para isso, é importante aproveitar os canais de comunicação e redes sociais para fortalecer a sua marca pessoal. Assim, você terá mais oportunidades de alcançar os principais objetivos para a sua carreira, seus negócios e sua vida.

 

 

Gostou do post?, visite o site da Help e leia muitos mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br

Whatsapp: Ana Paula Mota 

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *