Hamburguerias artesanal e a nova moda dos amantes do fast food

Hamburguerias
As novas hamburguerias surgiram como um modismo. Porém, ao longo do tempo esse modelo de negócio vem se consolidando cada vez mais.

 

Origem da hamburgueria artesanal

Os brasileiros estão cada vez mais rendidos ao lanche mais famoso da cultura norte-americana. O hamburguer, que embora tenha suas origens associadas à Ásia e à Europa, ficou conhecido no mundo inteiro através do cinema e das gigantes do fast-food americano, está entre os pratos prontos mais consumidos pelos brasileiros. De acordo com o iFood, o prato foi o mais pedido na plataforma durante o período em que a maior parte dos estados brasileiros ficaram em quarentena em 2020.

Não é por acaso que o país viu surgir muitas hamburguerias nos últimos anos. Além do público crescente, um dos motivos para os empreendedores apostarem nesses negócios é que é possível começar com poucos recursos, inclusive cozinhando em casa e vendendo via delivery.

Por isso, um dos principais investimentos para quem quer entrar no ramo é a qualificação. Assim como um grande público, o setor de alimentação tem muita concorrência, e a qualidade dos produtos é fundamental para conquistar uma clientela fiel. Dominar técnicas e ingredientes faz toda a diferença na hora de elaborar aquele hambúrguer com um sabor único e especial.

O que é uma hamburgueria artesanal

É uma lanchonete especializada em lanches diferenciados e “especiais” feitos com hambúrguer de preparo artesanal. É importante oferecer algo que seja específico do comércio, que o caracterize e dê personalidade. E isso tem que transparecer em tudo: nos ingredientes, nas receitas, nos preparos, na decoração e até no nome dos lanches.

Muito popular nos Estados Unidos, os smashs têm o preparo mais prático e o preço acessível. E esses hambúrgueres mais fininhos caíram no gosto dos brasilienses. Um dos atrativo está no sabor que a carne ganha na chapa. Isso por causa daquela crosta que forma, chamada de reação de Maillard

Segundo o aplicativo de delivery iFood, o número de hamburguerias cadastradas na plataforma aumentou 104% entre março de 2020 e março de 2021, enquanto as vendas de burgers aumentaram 140% no mesmo período (a empresa não revelou os números absolutos).

A moda das hamburguerias veio para ficar. Aliadas ao conceito gourmet, estas novas unidades conquistam consumidores de todas as classes socias e etárias com ofertas cada vez mais diferenciadas e inovadoras. Inspirados nas tendências mundiais, os novos empresários não têm medo da concorrência e acreditam que, no que toca à venda de hambúrgueres, ainda há muito para crescer.

 

Os hambúrgueres estão a ganhar um novo estatuto. O novo conceito de fast casual baseia-se em alimentos de melhor qualidade, melhor e diferenciada preparação, preços económicos e muitas vezes sem serviço de mesa.

Para continuar em alta, no entanto, as hamburguerias precisam continuar investindo em novidades, como combos tamanho família e burgers veganos. “O consumo de produtos plant-based, que preza pela substituição de alimentos de origem animal por alternativas vegetais, foi uma das oportunidades encontradas durante este período

A receita do sucesso do hambúrguer artesanal é simples, mas requer atenção: utilização de produtos frescos e combinações exclusivas. “Percebe-se que muitas operações vêm entrando nesse mercado. Quem não tiver serviço de excelência, preço atrativo e produto de qualidade competitiva, vai ficar em situação complicada para permanecer no mercado”,

  Dicas para fazer uma hamburgueria de sucesso
  •  CARDÁPIO ENXUTO
  • HAMBÚRGUER E CERVEJA ARTESANAL
  • ATENDIMENTO MAIS INFORMAL
  • FIQUE ATENTO ÀS INOVAÇÕES AO REDOR DO MUNDO

Uma boa forma de descobrir o que vai funcionar com o cliente é manter um cardápio das Hamburguerias com o especial da semana. Se a venda for muito expressiva e os clientes pedirem pela volta desse sanduíche, então ele pode entrar no cardápio básico.

O Ifood é uma opção para criar mais um canal de vendas e atingir ainda mais clientes. Estratégia de marketing

Um dos pontos de partida para pensar no público-alvo de hamburguerias é que uma boa parte dele é composta por apaixonados por este tipo de sanduíche.

Uma pesquisa feita pela agência de relações públicas FleishmanHillard mostra que o número de menções na internet ao sanduíche dobrou no último ano. Foram 685 mil em 2019, contra 1,3 milhão em 2020. Só até maio de 2021, já se contabilizam 554 mil menções.

No mercado de hambúrgueres, a crise social e econômica decorrente da atual pandemia de Covid-19, digamos, que veio para somar. Ou seja, totalmente na contramão do que vem ocorrendo com grande parte de estabelecimentos food service que trabalha com outro tipo de produto e/ou receitas culinárias.

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