Gestão de negócios: 5 dicas práticas para atingir o sucesso

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Ser empreendedor, dono de um negócio e cuidar da gestão pode ser uma verdadeira dor de cabeça se não houver um bom planejamento.

Não à toa, seis em cada dez empresas fecham nos primeiros cinco anos de atividade, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Gerir um negócio não é tarefa fácil, mas não é impossível. 

Empreender é um desejo de 50 milhões de brasileiros, mas como começar um negócio do zero sem correr o risco de falir em cinco anos e perder todo investimento feito no começo?

Para te ajudar nessa empreitada, separamos X dicas de gestão de negócio que vão garantir o sucesso do seu negócio e o aumentar os resultados. Confira!

Dicas Práticas

Que fazer um plano de negócios é importante, todos já sabemos. Ao abrir uma empresa, o seu plano de negócios deve traçar os objetivos da empresa, o público alvo, estratégias de marketing para cada setor da empresa e outras diversas ações de planejamento. 

O planejamento é responsável por medir e definir as metas, métricas e estratégias para cada ação da sua empresa. Sem ele, é como andar em círculos.

Não existe uma fórmula mágica! Cada negócio terá um planejamento adequado para a sua realidade, necessidades e objetivos. Portanto, não ensinaremos nenhuma fórmula mágica. Mas sim dicas práticas e realmente assertivas para aprimorar seus processos e a gestão da sua empresa.

Veja abaixo as dicas de gestão que você pode começar a implantar hoje mesmo!

1. Gestão de reuniões

As reuniões são fundamentais para uma boa comunicação interna da empresa. Por meio delas você pode alinhar os objetivos, os pontos de melhoria e o que cada colaborador pode fazer para que juntos alcancem o sucesso desejado. 

Também servem para repassar relatórios, avaliar novos projetos, resolução de problemas, metas de tarefas, organizar eventos, etc. 

Um cenário comum em muitas empresas, é o costume de realizar muitas reuniões sem um objetivo definido. De certa forma, as reuniões demandam tempo e horas do dia em que os colaboradores poderiam estar realizando suas tarefas. 

Portanto, existem formas de otimizar o tempo e realizar reuniões realmente produtivas. Veja algumas dicas:

  • Defina pauta;
  • Selecione os presentes;
  • Defina horário de início e principalmente de término;
  • Envie os arquivos necessários previamente;
  • Comece sempre no horário;
  • Eleja um mediador;
  • Seja o mais sinérgico possível.
2. Gestão de e-mails

Outro erro terrível que as empresas cometem frequentemente, é o envio desordenado de e-mails, que lotam as caixas de entrada de todos os funcionários. O envio massivo e desorganizado de e-mails, pode confundir e cansar quem os recebe, podendo até deixar passar assuntos importantes.

Pode não parecer, mas até e-mails precisam de uma estratégia. O ideal é ter uma pessoa responsável por administrar os e-mails corporativos, mas as dicas a seguir servem para te ajudar a organizar inclusive os e-mails pessoais. Confira:

  • Crie apenas pastas necessárias
  • Crie uma pasta padrão para e-mails resolvidos
  • Crie grupos de destinatários
  • Defina horários para “zerar” a caixa de entrada
  • Não ative a notificação de e-mails
  • Gerencie SPAMs
  • Reduza as respostas desnecessárias
  • Só copie quem for necessário
  • Use cópia oculta
  • Não apague e-mails
  • Separação de caixa de entrada entre lidas e não lidas
3. Como delegar

Um bom líder sabe como delegar funções de acordo com o cargo e potencial de cada colaborador. Muitos confundem delegar com ser autoritário, desrespeitoso ou mesmo pedir coisas abusivas e absurdas.

Uma boa gestão não precisa e nem deve ser feita de forma autoritária e impositiva. A autoridade se conquista, e bom líder é aquele que exerce uma influência positiva aos colaboradores. 

No entanto, não tenha medo de se impor quando necessário (sempre de forma respeitosa). Enxergue o potencial da sua equipe e saiba o momento de incentivar e cobrar os resultados que a sua empresa almeja. 

Veja abaixo algumas dicas de como delegar:

  • Valorize sua equipe;
  • Adote a política de feedbacks;
  • Defina as metas e expectativas de cada tarefa;
  • Esteja atento às oportunidades e escolha a pessoa mais adequada para realizar uma tarefa;
  • Esteja aberto a receber sugestões.
4. Gestão de pessoas

Uma empresa de sucesso se faz com equipes de sucesso. São as pessoas que fazem tudo ser possível, por isso é extremamente importante investir na sua equipe e na evolução de cada colaborador para entregar resultados satisfatórios.

O investimento em pessoas nunca é demais. O primeiro passo é adotar essa mentalidade e identificar o que pode melhorar na sua equipe. Está precisando de mais treinamento? É uma equipe comprometida? Está desanimada? O que você pode fazer para melhorar?

Veja algumas dicas de gestão de pessoas:

  • Invista em cursos de especialização para os colaboradores
  • Promova eventos de workshop e palestras
  • Busque melhorar o ambiente organizacional
  • Crie um plano de carreira sólido
  • Comunique-se com a sua equipe
  • Incentive o trabalho em equipe
  • Dê recompensas quando atingirem as metas
5. Gestão de tempo

Um grande desafio dentro das corporações é a otimização constante do tempo. Como produzir mais em menos tempo, sem perder a qualidade do produto ou serviço prestado?

A gestão de tempo vai te ajudar a otimizar os processos, diminuir o estresse e ter mais tempo livre para realizar outras tarefas. Veja como:

  • Elimine distrações – foque no seu trabalho e elimine qualquer distração durante a realização de uma tarefa. Desligue o celular, desligue a televisão e busque um local mais silencioso onde você possa ter mais foco.
  • Defina metas e prazos para as tarefas – dessa forma, você terá controle sobre o avanço da sua atividade, marcando como um checklist sempre que concluir uma etapa do processo. Definir prazos também evita que você fique tempo demais realizando uma atividade, e terá maior incentivo para terminar dentro do tempo estipulado.
  • Planeje o dia seguinte – Faça uma lista de tarefas antes de dormir, com tudo que você precisa resolver no dia seguinte. Use uma ordem de prioridade e urgência, assim você economiza tempo pensando no que deve fazer a seguir.
Técnicas de organização
  • Timeboxing – a técnica de Timebox serve para definir metas para tarefas, dividindo-a em vários processos menores. Na prática do timeboxing, as metas são feitas com prazos definidos, assim você saberá exatamente quanto tempo leva para realizar cada fase do processo até que a tarefa seja concluída.
  • Técnica Pomodoro – outra maneira de organizar as suas tarefas, só que dessa vez atribuindo momentos de descanso entre os processos. Pesquisas apontam que fazer pausas para descansar é muito positivo para a criatividade. Portanto, a técnica Pomodoro te ajuda a se organizar e ainda beneficia sua criatividade. Ao usar esta técnica, é necessário um temporizador para marcar o tempo de cada tarefa.
  • Princípio de Pareto – usar 20% do seu tempo para realizar 80% das suas obrigação, assim você terá só 20% do trabalho final deixado para concluir nos 80% do resto do dia. É uma técnica para aumentar a motivação. Ao realizar primeiro as tarefas rápidas, você sente que está sendo mais produtivo, aumentando sua motivação para concluir as tarefas mais densas e demoradas.

Esperamos que essas dicas de gestão te ajudem a conduzir melhor o seu negócio, com foco na gestão de pessoas e definição de metas. É possível otimizar o tempo com dicas simples e eficazes, que podem ajudar todos os setores da sua vida, não só os negócios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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