Na era digital, é quase impossível ter um negócio de sucesso sem estar presente de alguma forma na Internet. 63% da população global está conectada, e com isso, as empresas passam a construir a sua presença online para expandir ainda mais.
Mas engana-se quem pensa que para ter sucesso na Internet, basta criar uma loja virtual e esperar os clientes chegarem. É preciso ter planejamento e estratégia. Para isso, existe o marketing digital.
Um conjunto de estratégias que visam expandir o seu negócio na Internet, desde a captação de clientes até a fidelização e consolidação da marca no meio digital.
Ferramentas do Google
Existem milhares de estratégias de marketing digital que você pode aplicar no seu negócio, como marketing de conteúdo, Inbound, Outbound, SEO, mídia paga, redes sociais etc.
Independente da estratégia que você elaborar para o seu negócio, sempre haverá uma série de softwares e ferramentas que você precisará utilizar para otimizar os processos e medir o sucesso das suas ações de marketing.
Neste conteúdo, separamos as 4 principais ferramentas e serviços oferecidos pelo Google para melhorar a sua estratégia de marketing digital e aumentar as vendas. Continue acompanhando!
Google Ads
O Google Ads ou Google Adwords é um serviço de publicidade oferecido pelo Google, e hoje representa a maior fonte de renda da empresa. Com ele, é possível criar anúncios para um público segmentado e gerar tráfego para o seu site.
É possível ranquear melhor o seu site nos resultados de busca usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que é uma estratégia para gerar tráfego orgânico. No entanto, leva tempo e consistência para apresentar um resultado satisfatório.
Mas se você está em busca de resultados a curto prazo, o Google Ads é a solução ideal para você.
Essa ferramenta é bem simples de usar e funciona com base nas palavras-chave. A palavra-chave é a palavra que o usuário utiliza para buscar um produto ou serviço nos motores de busca. Se você vende ecobags, é melhor utilizar a palavra-chave ecobag em vez de bolsa, por exemplo.
Assim, quando o consumidor pesquisar ecobag, terá mais chances de encontrar o seu site e obter exatamente o produto que está procurando.
Leilão do Google Ads
O objetivo é estar entre os primeiros resultados de pesquisa relacionados à uma palavra-chave, uma vez que os usuários costumam clicar nos primeiros que aparecem.
Os anúncios costumam aparecer primeiro, seguidos dos resultados orgânicos. No entanto, a posição em que o seu anúncio aparecerá pode variar, já que é um espaço altamente disputado por diversas empresas e endereços eletrônicos.
A forma que o Google encontrou de determinar a ordem dos anúncios, é a partir de um leilão. Cada anunciante escolhe o valor do seu lance e quanto maior for o lance, maiores são as chances de obter uma boa posição nos resultados de busca.
Índice de Qualidade do Google Ads
Outro fator que determina a posição dos anúncios, é o índice de qualidade da própria plataforma, que serve para medir o nível de relevância dos anúncios.
É composto de uma nota (em escala de 1 a 10) que a plataforma dá para o seu anúncio, levando em conta 3 fatores. São eles:
- Taxa de cliques (CTR) que se espera que seu anúncio atinja, considerando a qualidade das palavras-chave escolhidas;
- Relevância do anúncio com relação à intenção de busca das pessoas usuárias;
- Experiência oferecida pela página de destino assim que as pessoas clicarem nos anúncios.
Google Analytics
O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google que realiza uma análise completa dos sites e informa as estatísticas aos donos dos sites.
Ao analisar as estatísticas apresentadas pelo Google Analytics, você pode otimizar o seu site para fazer campanhas de marketing.
O sistema é muito simples. Ele utiliza códigos de javascript em cada página de um site. Os códigos enviam as informações para o Google, que por fim, os envia para o dono do site.
O Google Analytics é uma ótima ferramenta, pois com ela você pode entender o desempenho do seu site e saber os resultados das suas campanhas. Os principais recursos oferecidos são:
- Avalia para quais termos de busca o seu site recebe mais visitas
- Informa quais termos geram menos visitas e se podem ser otimizados
- Taxa de exibição e hit de uma página
- Localização geográfica dos visitantes
- Como os visitantes encontraram o seu site (pesquisando o endereço, através de outros sites, buscador etc)
- Gerenciador de tags
- Relatórios dos dados
Google Search Console
O Google Search Console, antes chamado de Google Webmaster Tools, é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar e resolver problemas na presença do seu site nos resultados de pesquisa do Google.
O Search Console oferece ferramentas e relatórios para as seguintes ações:
- Confirmar se o Google pode encontrar e rastrear seu site.
- Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado.
- Visualizar os dados de tráfego da Pesquisa Google para seu site: com que frequência seu site aparece na Pesquisa Google, quais consultas de pesquisa mostram seu site, com que frequência os usuários clicam nessas consultas e muito mais.
- Receber alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas no seu site.
- Mostrar a você quais sites têm links para seu site.
O Search Console é indicado para qualquer pessoa que possui um site, desde um usuário comum até um especialista. Para o marketing digital, é uma excelente ferramenta, pois possibilita monitorar o tráfego do site e o seu desempenho como um todo na Internet.
Com os dados e relatórios fornecidos pelo Search Console, a sua equipe de marketing pode otimizar as páginas do site e tomar decisões técnicas que melhorem a experiência do usuário e, consequentemente, os resultados do site.
Google Optimize
O Optimize é uma plataforma criada pelo Google para otimização de sites. Muito utilizado por webdesigners e profissionais do marketing para testar variantes de páginas Web, a fim de melhorar as conversões do site. Com ele, é possível testar diferentes versões do seu website, como cópia do corpo, imagens e cabeçalho.
É uma plataforma integrada ao Google Analytics, uma tentativa do Google de diminuir as funções do Google Analytics para facilitar a usabilidade dos profissionais de marketing. Ele permite utilizar os públicos-alvo do Google Analytics para segmentar quais usuários serão incluídos na sua experiência.
Na versão gratuita do Google Optimize, cada usuário pode fazer até 5 experimentos ao mesmo tempo no seu site, o que já dá uma boa base para pequenas e médias empresas.
Esta é uma ótima ferramenta de marketing para otimizar o site de acordo com o público-alvo e com isso, gerar leads. Além de testar o desempenho do site na versão mobile e desktop e qual a melhor cor do botão da call to action.
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