Conheça 7 benefícios dos Ebooks para o seu negócio

ebook
Muito mais do que livros digitais, os Ebooks abrem portas para o sucesso das empresas que decidem apostar na produção de um conteúdo único e diferenciado que agrega valor à vida dos clientes.

Neste artigo, você vai conhecer os maiores benefícios de criar um Ebook para o seu negócio. Spoiler: são excelentes para a autoridade e relevância da sua marca! Continue acompanhando.

Os Ebooks são uma verdadeira revolução na vida dos leitores atualmente. Antes, para ter um livro era preciso se deslocar até uma livraria ou esperar para receber os livros em casa ao fazer uma compra online.

Com os Ebooks é possível ter quantos livros quiser sem precisar de espaço para armazenar, carregar volumes pesados na mochila ou esperar dias para recebê-los em casa.

ebook
Mas as pessoas realmente gostam de livros digitais? Existe mercado para os E-books?

Antes de tudo, vamos entender o cenário dos Ebooks atualmente e se realmente vale a pena investir neste modelo de produção de conteúdo.

De acordo com a pesquisa Nielsen divulgada pela Câmara Brasileira do Livro, o número de livros eletrônicos vendidos no Brasil cresceu 83% enquanto a venda de livros tradicionais caiu em 18% em 2020. Um dos motivos do aumento das vendas dos livros digitais, é o fato de serem 40% mais baratos que os livros impressos.

Então, sim! Existe mercado para os Ebooks e os leitores estão aí de prova. A demanda por livros digitais só aumenta.

Veja abaixo as principais vantagens para os leitores:

Melhores preços

Os livros tradicionais são mais caros por diversos motivos. O principal é o valor para produção, que envolve a diagramação de todas as páginas, impressão, distribuição e armazenamento.

Os Ebooks são feitos digitalmente e a sua distribuição é feita online, o que permite ter um preço bem mais baixo.

Praticidade

Existe praticidade maior que poder ter inúmeros livros em um só dispositivo? Pois eu digo que sim!

Além do armazenamento ser totalmente virtual, sem ocupar espaços, você ainda pode ajustar o livro da forma que lhe agradar mais. 

Como o tamanho e o tipo da fonte, cor da tela, luminosidade… Além de poder ler com uma mão só, segurando o seu celular e passando as páginas com toques na tela.

Você pode ler nos formatos epub (para dispositivos móveis como celular e tablet) ou mobi (para leitores digitais). Os leitores digitais são uma ótima alternativa para quem quer ter ainda mais conforto durante a leitura.

Eles são leves e permitem ajustar o texto, marcar citações, consultar o significado das palavras apenas clicando em cima delas e uma série de outras vantagens.

Não perde a qualidade

Com o tempo, os livros em papel perdem a sua qualidade. As páginas amarelam e adquirem manchas, além dos riscos de amassar, rasgar, molhar etc.

Já os Ebooks, nunca vão perder a qualidade e podem ser transportados sem a preocupação do livro amassar ou não caber em algum lugar.

Acessibilidade

Livros digitais oferecem recursos de acessibilidade excelentes para pessoas com deficiência. Pessoas com deficiência visual podem usar um leitor virtual para ler o livro em voz alta, por exemplo.

O recurso de aumentar o tamanho da fonte também facilita a leitura para idosos. Esses recursos permitem que mais pessoas tenham acesso ao seu livro e possam conhecer o seu trabalho e são uma grande vantagem para os leitores.

Agora que você já sabe as vantagens para os leitores e o potencial de mercado dos livros digitais, vou apresentar as vantagens para o seu negócio e darei dicas de como criar um bom ebook!

1. Facilidade e rapidez na publicação

Os livros digitais não precisam passar pelas etapas de publicação que os livros impressos enfrentam, como a diagramação página por página. 

Esses processos, como a impressão dos exemplares, tornam o processo de publicação demorado. 

Sem todas essas barreiras, o seu livro digital pode ser publicado (inclusive de forma independente, sem burocracias e contratos) muito mais rápido. Além de não haver custos, pois muitas plataformas publicam gratuitamente. 

2. Alcance global

O livro digital pode ultrapassar fronteiras internacionais sem custo algum! Imagine ter de fazer negociações com editoras internacionais, assinar contratos, desembolsar custos, analisar o interesse dos leitores em cada local que você quiser publicar seu livro…

Complicado, não? Já os livros digitais possibilitam que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo tenha acesso ao seu conteúdo.

3. Baixo custo

Produzir um Ebook é barato e acessível. Você tem muito mais chances de realizar o sonho de publicar um livro. E você publicar mais de um, sem precisar pagar os custos de produção.

4. Liberdade

Estar vinculado a uma editora, dependendo do tipo de contrato que você assinar, pode limitar sua liberdade criativa. Algumas editoras podem preferir que você evite alguns assuntos ou tenha uma abordagem diferente.

E além da liberdade de escrita, você pode escolher como quer distribuir seu livro, quando realizar promoções, quando editar e modificar o seu livro, qual será o preço etc.

5. Autoridade e credibilidade

Ebooks conferem certa autoridade e credibilidade para a empresa, pois mostra que ela domina o assunto e realmente tem algo a agregar.

A imagem da marca ganha credibilidade perante os clientes, que sentem que podem confiar no seu serviço. Isso pode te destacar da concorrência!

6. Benefício entregue ao cliente

Disponibilizar o ebook inclusive gratuitamente, pode trazer grandes resultados no futuro. O valor percebido pelo cliente é ainda maior se ele sentir que está sendo recompensado ou presenteado de alguma forma. Isso pode convencê-lo a adquirir outros produtos da sua marca, ao saber que vai receber um ebook gratuito como benefício.

7. Divulgação

Publicar um livro digital é uma grande oportunidade de vender o seu peixe! E não tenha medo de fazer a propaganda dos seus produtos e serviços, afinal o ebook é seu e foi feito para agregar todos esses benefícios ao seu negócio.

Só atente-se a propaganda excessiva que pode cansar o leitor e até passar uma impressão de desespero e interesse apenas em obter vendas.

Seja sutil e saiba encaixar a propaganda dos seus produtos de um jeito que faça sentido com a proposta do livro.

Tendo visto essa série de benefícios incríveis para o seu negócio, aqui vão algumas dicas rápidas e práticas para criar um ebook de sucesso!

Eduque e informe

Use o ebook para educar o seu público. Você sempre pode agregar conhecimento e informação aos seus clientes. Fale sobre assuntos que realmente agreguem algo à vida do leitor. É um conteúdo de qualidade que vai passar credibilidade ao seu negócio.

Saiba o interesse dos leitores

Você pode escrever assuntos que interessam a um nicho específico. Analise o interesse do público para quem você quer escrever, para garantir que o seu livro digital tenha uma aderência e dê os resultados que você deseja alcançar.

Seja prático, conciso e direto

Adote uma comunicação prática, de fácil entendimento e seja direto. Alguns assuntos podem ser complicados ou densos para um leitor leigo, portanto seja o mais direto possível para que qualquer pessoa consiga entender a mensagem.

Não faça rodeios! Textos prolixos (que usam muitas palavras para comunicar algo) deixam o texto cansativo.

Lembre-se: Prolixo = pro lixo!

Use e abuse de imagens e elementos gráficos para deixar o seu livro mais interessante e divertido de ler.

Conte com a Help para criar o seu Ebook!

A Help Technology pode te ajudar a realizar o sonho de publicar um livro! Conte com a gente para a criação do seu ebook e transforme a imagem da sua empresa! Ficou interessado? Clique aqui para saber mais e entre em contato com um de nossos consultores nos seguintes telefones:

Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *