O Tik Tok é uma plataforma de publicação de vídeos fundada em 2012 por Zhang Yiming em Beijing, China, inicialmente focada em vídeos curtos de comédia, entretenimento e pessoas fazendo lipsync. Tornou-se mundialmente conhecida em 2017, quando passou a ter apps tanto para Android quanto para iOS, permitindo que os usuários criem pequenos vídeos musicais com duração de 3 a 15 segundos.
Depois de 9 anos o Tik Tok deu início ao Tik Tok World, projetado para ajudar marcas e profissionais de marketing a abraçar a experiência da plataforma e reimaginar como eles se conectam com suas comunidades. A plataforma apresentou novas soluções criativas, de branding e de comércio para ajudar marcas de todos os tamanhos a gerar um impacto real em seus negócios.
Entenda como funciona o Tik Tok World
• Tik Tok Creator Marketplace: este portal de autoatendimento torna mais fácil para as marcas encontrarem uma grande variedade de criadores que melhor se alinham com seus interesses.
• API Tik Tok Creator Marketplace: esta API permite o acesso aos nossos dados de mercado primários para especialistas em marketing de criadores, incluindo Captiv8, Influential e Whalar, para fornecer às marcas serviços de luvas brancas para ajudar a gerenciar todo o processo de ponta a ponta do marketing de criadores em TikTok.
• Campanhas de inscrição aberta: as marcas podem postar resumos de campanha para criadores no TikTok Creator Marketplace para que eles possam se inscrever e participar.
• Alternância de conteúdo de marca: esta ferramenta permite que os criadores marquem vídeos e divulguem conteúdo comercial sem interromper seu fluxo criativo.
• Página instantânea personalizada: as marcas podem criar páginas de destino que carregam em segundos – 11 vezes mais rápido do que as páginas para celular padrão – para permitir que os usuários mergulhem mais fundo na mensagem de uma marca assistindo a vídeos ou passando por diferentes conteúdos
Com tudo isso em mente, a execução do Tik Tok World foi só uma consequência. A plataforma busca ajudar os profissionais de marketing das marcas a se conectarem com a comunidade de criadores de uma maneira diferenciada. O lançamento traz soluções criativas, de comércio e branding, que aprimorarão a experiência com as marcas na rede social – isso envolve como o público se conecta e como elas são descobertas pelo usuário.
Em junho de 2020, a plataforma de vídeos curtos lançou o Tik Tok For Business com o objetivo de trazer mais marcas e profissionais de marketing para a rede social. A novidade, porém, nunca chegou no Brasil.
Nela, os criadores do TikTok podem receber convites de parceiros de negócios diretamente do aplicativo e escolher livremente as oportunidades de colaboração nas quais estão interessados. Atualmente, as marcas conseguem alcançar mais de 35.000 criadores em mais de 20 países e regiões com a ferramenta.
Vale a pena anunciar sua marca no TikTok?
Pesquisas recentes apontam que, no mercado norte-americano, o TikTok já tem tempo de consumo de vídeo maior que gigantes como o YouTube, uma média mensal de 24 horas e 38 minutos para cada usuário, ante 22 horas e 40 minutos por mês do serviço de vídeo do Google.
De acordo com a própria empresa em comunicado, mais de 71% dos usuários acreditam que as maiores tendências começam no TikTok, o que mostra o potencial do aplicativo para o e-commerce.
Para o TikTok, a dica é abrir uma conta
Caso o seu público seja o público da plataforma em questão começar a criar conteúdos e analisar se eles têm uma boa performance.
As principais métricas são:
• engajamento de posts;
• visitas no site;
• visualização de marca.
◦ Vantagens do TikTok para seu negócio
Vender no TikTok não é tão simples quanto nas outras plataformas. Não basta apenas jogar o seu produto na rede. Ainda assim, ele tem algumas vantagens:
• divulgar sua loja no TikTok é uma boa forma de aumentar a visibilidade dela;
• pode fazer um conteúdo seu viralizar e atrair muitos clientes em potencial;
• conta com um público bem segmentado em termos de idade, o que permite a elaboração de ações mais certeiras;
• está ganhando cada vez mais popularidade.
Uma ressalva do TikTok Ads é a necessidade de realizar uma inscrição e conseguir uma aprovação para realizar anúncios dentro da plataforma. Algumas das marcas que já conseguiram se inscrever são Magalu e Amazon.
Na Black Friday de 2020, por exemplo, a Magalu investiu em peso no TikTok para divulgar promoções e alcançar um crescimento de 60% apenas nesse ano. Já a Amazon foca seus investimentos em anúncios de abertura, que aparecem aos usuários assim que eles abrem o aplicativo.
Agora que você viu que o Tik Tok está crescendo chegou a hora de engajar seu conteúdo.
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