Sustentabilidade empresarial; 4 empresas já fazem parte desse movimento

sustentabilidade

O olhar para o meio ambiente e conceitos como sustentabilidade corporativa tem sido cada vez mais abordados pelas empresas. Sendo assim, é natural que as organizações busquem por maneiras de se diferenciarem a partir de novas práticas.

Já faz algum tempo que a sustentabilidade deixou de ser vista apenas como um movimento e passou a ser enxergada como uma necessidade urgente. Não à toa, essas ações são uma preocupação das empresas que desejam crescer e se manter competitivas no mercado. Para tanto, é preciso adotar práticas que promovam o desenvolvimento dos negócios ao mesmo tempo em que asseguram a proteção do meio ambiente e tragam impactos positivos para a sociedade.

No setor varejista, algumas ações de sustentabilidade se popularizaram bastante nos últimos tempos. Entre elas, é válido destacar o uso de materiais reciclados na produção e na comercialização de produtos, a eliminação de plásticos e a chamada “alimentação ecológica”, ou seja, que não causa impacto negativo no meio ambiente.

Mas afinal, o que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações adotadas por companhias com o objetivo de operar de maneira mais consciente. São negócios que levam em sua essência, metas sustentáveis e socialmente responsáveis, aliadas às melhorias da sociedade e de acordo com o cenário corporativo em que estão inseridas.

Soluções efetivas e coletividade

À medida que esses cenários serão reproduzidos na próxima década, as empresas provavelmente também se tornarão mais responsáveis, adotando abordagens proativas relacionadas aos dilemas não-sustentáveis que afetam o planeta. O pensamento sobre “resolver rapidamente um problema” será deixado de lado. Esse é o momento em que as indústrias passam a investir em ações efetivas a longo prazo e não provisórias.

Além disso, um movimento de aliança entre lideranças pode surgir para resolver essas questões coletivamente. Permitindo que as empresas se unam a uma só voz, em vez de um debate competitivo. O espírito de colaboração deve acelerar o desenvolvimento de ferramentas, estruturas e metodologias para alcançar bons resultados.

Sendo assim, estamos falando de tendências baseadas em estratégias sustentáveis. Quando falamos de sustentabilidade nas empresas, intuitivamente estamos falando sobre empreendedorismo e sobre os novos negócios que farão parte do nosso futuro. Então cabe a nós entender como aplicar de fato, essas estratégias, considerando a preservação ambiental e a inclusão social. A responsabilidade social e a empresa sustentável andam juntas.

Vantagens .

  • Melhora significativa no valor de marca. …
  • Desenvolvimento da motivação nos colaboradores. …
  •  Adoção de processos eficientes graças à sustentabilidade. …
  •   Expansão das oportunidades de negócios. …
  •   Aumento da competitividade no mercado
Exemplos de empresas que já implementa o meio da sustentabilidade
Banco do Brasil

Classificado em 9º lugar no Top 100 empresas mais sustentáveis do mundo, o Banco do Brasil tornou-se pioneiro como instituição bancária a ser abastecida por meio de energia solar.

Em Porteirinha, no norte de Minas Gerais, foi construída uma usina solar com capacidade de geração de 14 GWh para realizar o abastecimento de 100 agências do banco, somente no estado mineiro, viabilizando uma economia de R$ 80 milhões em 12 anos.

Natura

Em 30º lugar no ranking mundial de empresas mais sustentáveis, a Natura, empresa brasileira de cosméticos, já realiza ações de uso sustentável de recursos naturais da Amazônia, portanto, 80% dos seus produtos são de origem vegetal.

Além disso, a empresa desenvolve e substitui substâncias usadas em seus produtos, como o polietileno convencional por polietileno verde, que é composto por cana-de-açúcar, contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais.

Em 2017, a linha “Ekos” foi distribuída em embalagens reaproveitadas de 6 milhões de garrafas PET e cerca de 48 mil toneladas de papel, produzindo, assim, um menor volume de plástico.

 

L’Oréal

A multinacional francesa, também em operação no Brasil, criou um centro de extração de polpa de cupuaçu, que é uma importante fonte de renda para famílias da região. Além disso, foi criado o programa “Fornecimento Solidário”, em que mais de 180 famílias são ajudadas com a instalação de equipamentos e capacitação profissional.

Ainda assim, a L’Oréal está trabalhando para que nenhuma de suas produções causem impactos negativos ao meio ambiente depois de 2020. Com isso, a empresa já utiliza 98% de óleo de soja sustentável, originado em áreas sem risco de desmatamento.

Nestlé

A Nestlé é uma gigante suíça especializada na produção de alimentos. Suas marcas são reconhecidas nos mais diversos países, além de serem sinônimos de responsabilidade socioambiental.  Com um escore geral de 92/100 (pdf, 600 Kb), a Nestlé recebeu os melhores escores da indústria em todas as três dimensões: Econômica, Social e Ambiental.

O Índice elogiou a empresa por suas “medidas extraordinárias” para inserir os direitos humanos em suas políticas de gestão de fornecedor, bem como por sua liderança em saúde e nutrição.

Recuperação energética, reciclagem e compostagem são algumas das alternativas encontradas, dando novos usos a materiais que antes eram descartados em aterros sanitários ou incinerados. No Brasil, já se atingiu a marca de zero resíduo em cinco fábricas – Araçatuba, Araraquara, Carazinho, Jataí e São Lourenço.

com as mudanças climáticas, o aumento no número de desastres naturais, a possibilidade de extinção de espécies da fauna e da flora e o esgotamento dos recursos do planeta, todos decorrentes de processos humanos, investir em sustentabilidade passou a ser uma necessidade não apenas para as pessoas, mas também para as empresas.  Não se trata apenas de realizar ações pontuais, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou trocar copos descartáveis por canecas de porcelana, mas, sim, de adotar um comportamento ambientalmente responsável. Isso envolve pensar no antes, no durante e no depois do ato de produzir e consumir, de modo a reduzir os impactos na natureza e tornar mais harmônica a convivência com o meio ambiente.

Chegou a sua vez de entrar para o time das empresas sustentável!

Entre em contato com a Help e veja maiores informações!

E-mail: Marcela.rodrigues@helptechnology.com.br

WhatsApp: Marcela Rodrigues

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 591 5517 (demais localidade)

 

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *