Promoção: Aprenda 8 dicas para seu negócio

Promoção

Aprenda 8 dicas para fazer promoção seu negócio

 

Algumas dicas ao criar a sua promoção podem fazer toda a diferença para alavancar a sua loja.

As campanhas são as principais responsáveis por trazerem novos clientes, recompensar os mais fiéis e impulsionar produtos que sejam lançamento ou que precisam de fluxo de vendas.

São tantas formas de fazer promoção e pensando nisso, fizemos este artigo com 8 dicas para fazer promoções no seu comércio!

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1. Tenha um objetivo

Fazer uma promoção sem qualquer planejamento, é um erro comum para iniciantes no assunto e que deve ser evitado.

Colocar a promoção em prática não é uma tarefa fácil e nem se restringe no ato de reduzir os preços dos produtos.

Ter um planejamento, um objetivo deixa tudo mais simples. É preciso saber questões como:

  • Você está organizando uma campanha promocional com qual finalidade?

  • Vender os produtos que estão virando o ano no estoque?

  • Chamar novos clientes?

  • Lançar uma nova coleção de algo?

  • Ganhar publicidade?

  • Alavancar a venda de outros produtos que não estão na promoção?

É preciso pensar no objetivo do seu empreendimento com a ação, podendo determinar quais tipos de estratégias você vai adotar e quais as melhores formas de colocá-las em prática.

Por exemplo: o inverno está acabando e uma loja não vendeu todo o estoque da coleção que passou. A primavera está chegando e ninguém mais quer comprar roupa de frio.

Sabendo disso, apenas as roupas de inverno serão colocadas em promoção, afinal não faz sentido algum abaixar os preços do lançamento.

E são essas questões que fazem com que o objetivo seja tão importante.

2. Defina o público-alvo

Conheça as diferenças entre Persona e Público alvo

Definir e analisar o seu público-alvo é a principal garantia de que a sua campanha atingirá os resultados esperados e de que seu orçamento não será desperdiçado.

Descubra quem eles são, quais os seus hábitos de consumo, em quais redes sociais eles estão e gostariam de ser impactados, como gostam de ser notificados sobre as promoções e que tipo de produtos estão buscando.

3. A persuasão é uma arma poderosa

Não foque apenas no fato de os preços estarem mais baratos, pense que o valor é apenas um detalhe.

Trabalhe com um forte marketing, presença online e boa divulgação a respeito da temática e deixe os preços em segundo plano. Isso tudo envolve a persuasão.

Você deve criar um valor no seu produto que faça com que o consumidor pense “eu realmente preciso disso!” e a promoção seja apenas um bônus, uma espécie de “produto certo, com o preço certo, na hora certa”.

4. Ofereça valor ao cliente

Preço e valor: entenda a diferença entre eles para as suas finanças

Ainda que você tenha como estratégia principal acelerar a venda de um produto que está encalhado, por exemplo, é importante que o cliente não se sinta enganado pela promoção, e que os preços da campanha realmente ofereçam algo positivo.

A melhor forma de fazer isso é descobrir quais mercadorias o cliente busca e oferecer descontos progressivos, mix de produtos ou compras relacionadas, para que assim ele compre dois ou mais itens de uma única vez.

O consumidor só perceberá valor em uma promoção caso ela seja realmente relevante para os seus interesses.

5. Tenha os Prazos Corretos

A essência de uma promoção está na sensação de urgência que ela provoca na vida do cliente.

Toda promoção, para ser considerada uma promoção, precisa ter um prazo.

Caso as ações durem por muito tempo, a urgência será perdida e as pessoas não a enxergarão com tanta seriedade.

Fixe um prazo e cumpra-o, mesmo se as vendas estiverem como você sonhou.

Defina de início um calendário referente à promoção e faça questão de divulgá-lo. Não é preciso expor certinho a data limite, porém deixe claro que o período é limitado e que é preciso correr para conquistar aquele produto.

6. Fique atento ao calendário do varejo

Todo mundo espera por promoções em grandes datas comemorativas, o que impacta em um aumento nas vendas durante esses períodos.

Tenha sempre em mãos um calendário de datas comemorativas e utilize aquelas que estejam relacionadas ao seu ramo de negócio, mesmo que de forma indireta, para ativar novas promoções.

7. Faça uma ótima divulgação

Saiba como divulgar as promoções da sua loja de forma eficiente - Zettle  Blog

Não adianta nada fazer uma promoção se as pessoas não vão ficar sabendo delas, talvez este seja o ponto mais importante de como fazer promoções.

Por isso, é importante investir pesado em canais de divulgação tanto na mídia on quanto em mídia off.

Quando você consegue atingir o público e fazer com que eles descubram a campanha, raramente terá poucas visitas no seu site.

Gastar com alguns tipos de anúncio é uma opção cara e inviável na realidade de inúmeras empresas ao redor de todo o país, então pense em estratégias digitais.

Atualmente, os meios mais utilizados para a divulgação na internet são o Google AdWords, páginas no Instagram e Facebook banners na Rede de Display do Google e e-mail marketing promocional.

Além disso, nos casos de lojas físicas, invista pesado em visual merchandising. Capriche na vitrine e pense na possibilidade de trabalhar com panfletagem.

Nada impede de mesclar todas as técnicas ou de selecionar apenas algumas. Desde que o objetivo esteja bem definido e a campanha tenha um planejamento de execução adequado, o retorno do investimento estará a um passo de acontecer.

8. Valorize os clientes fiéis

Manter um consumidor é muito mais barato do que conquistar novos. E a melhor parte disso é que o cliente que é fiel à sua loja voltará a fazer compras periodicamente, sempre em busca de novos produtos ou para substituir os antigos.

Há sempre aqueles consumidores que se interessam por sua loja, mas não compram nela há algum tempo, seja por desconhecimento, por falta de oportunidade, ou por alguma outra razão pessoal.

Mas que tal aproveitar essa devoção indo além do simples relacionamento, fazendo com que esses consumidores se sintam exclusivos e tornem-se verdadeiros promotores da sua marca?

Soluções como programas de fidelidade baseados em volume de compras, brindes e promoções exclusivas são uma excelente forma de manter o relacionamento com quem sabe reconhecer o valor da sua marca e contribui para o seu crescimento.

Outra coisa que pode ser feita para reativar a conversa com esse público, vale a pena o envio de um e-mail oferecendo um vale-presente ou um cartão de desconto como incentivo, mostrando que a loja sentiu sua falta e que ele é um cliente importante.

Tipos de promoção a fazer

Existem basicamente quatro tipos de promoções:

  • progressiva;

  • cupom de desconto;

  • descontos/promoções;

  • descontos na compra em atacado.

Você sabe qual usar e como usar? Cada oferta é focada em um objetivo ou público diferente e é isso que vamos explicar agora.

– Promoção progressiva

Esse tipo de promoção trabalhará com o aumento das vendas do seu público.

Por exemplo, existem aproximadamente 100 pessoas que compram um produto na sua loja e poderiam comprar três. Para maximizar a quantidade de compras de cada cliente, você utiliza o desconto progressivo.

Esse desconto consiste em que a cada X quantidade de produtos, o desconto aumenta (três itens: 6%; cinco itens: 10%; 10 itens: 20%).

– Cupom de desconto

É utilizado para conseguir novos clientes, já que será fornecido, normalmente, por terceiros.

Sites que fornecem/divulgam cupons de descontos de lojas costumam ter milhares de acessos, e ao criar uma parceria com um deles para oferecer cupons direcionados para a sua loja, você garante que parte desse tráfego possa ser seu.

– Descontos/promoções tradicionais

Elas podem ser utilizadas em quase todos os casos.

Podemos citar, por exemplo:

  • quando uma mercadoria não oferece a circulação desejada e encontra-se encalhada;

  • quando se tem o objetivo de aumentar a taxa de conversão do seu site;

  • quando se deseja divulgar um lançamento de uma marca;

  • quando se deseja divulgar uma categoria específica de produtos etc.

– Descontos na compra em atacado

Geralmente é feito via revenda para lojistas. Essa modalidade pode ser menos “lucrativa”, mas, ao mesmo tempo, render mais dinheiro para a empresa.

Na maior parte do tempo o lojista tende a fazer esse tipo de compras de forma periódica, o que lhe trará uma certa estabilidade, quase um rendimento fixo.

Como fazer uma promoção preservando a margem de lucro?

Para qualquer tipo de venda é importante ter uma margem de lucro, mesmo em promoções.

Os vendedores usam estratégias sutis para fazer o cliente acreditar que está fazendo um ótimo negócio.

Do ponto de vista da empresa, qual é mais vantajoso:

  • Pague 2, leve 1 Grátis ou

  • Pague 2, leve 3?

A verdade é que ambas são exatamente iguais, mas a primeira pode atrair mais consumidores que a segunda, por parecer mais atraente, em termos de custo.

Cálculo do ROI

ROI: Como calcular o retorno sobre investimento de novos produtos?

O retorno sobre o investimento (Return on Investiment, ROI) é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido e a quantidade de dinheiro investido.

Ou seja, no caso de promoções, é preciso dividir o valor de vendas realizadas pelo total de dinheiro investido.

Direito do consumidor ao fazer uma promoção

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor tem sempre direito de escolher livremente a quantidade que deseja adquirir de um determinado produto.

Portanto, se a empresa violar esse direito, pode ser enquadrada como praticante de venda casada.

Por isso, é aconselhável que os produtos que fizerem parte de ofertas desse tipo estejam disponíveis, também, para aquisição em embalagens unitárias.

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