Empresas Multicultural. Veja 5 passos

 Mas afinal o que é uma empresa multicultural?

Empresas que são adeptas ao multiculturalismo respeitam a diversidade e trabalham com a inclusão social. Em um mundo cada vez mais globalizado é necessário seguir esse caminho para alcançar o sucesso.

A pluralidade é a base da multiculturalidade nas empresas, isso significa incluir pessoas de diversas origens, raças, gêneros e oferecer a elas oportunidades iguais de contribuição e crescimento.

Para ser multicultural é necessária a ausência de discriminação e preconceito em relação à raça, religião, etnia, gênero, idade, orientação sexual ou limitação física. As únicas coisas que deverão ser levadas em conta são as habilidades, talento e performance dos colaboradores.

Como criar um ambiente multicultural em 5 passos simples?
1.Selecione um líder competente para o multiculturalismo:

Essas competências vão além do conhecimento técnico. É preciso possuir um alto nível de flexibilidade cultural, forte senso de tolerância e zero preconceito. Combinados com uma vasta experiência de trabalho, esse líder será essencial para garantir que a cultura da empresa seja respeitada e praticada.

2.Construa uma relação de amizade e confiança com os seus colaboradores:

Esse é o elemento central para se obter sucesso. Conheça a sua equipe e garanta que todos dentro dela possam se conhecer também. Seja através de um almoço ou de uma videoconferência, caso não seja possível todos se conhecerem pessoalmente. É importante que a equipe esteja integrada.

3.Entenda as diferenças:

Mesmo que as pessoas do mesmo setor tenham a mesma formação acadêmica, funções parecidas e experiências profissionais similares, isso não significa que todos sejam iguais. Hobbies, cultura, educação, formação social, tudo isso poderá influenciar em novas ideias dentro do local de trabalho e criar soluções criativas para problemas.

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é ainda mais comum sentir os traços da multiplicidade cultural, já que profissionais de diferentes regiões trazem consigo distintos comportamentos e expressões característicos de seus locais de origem. Ainda assim, por falarmos a mesma língua e compartilharmos de uma identidade nacional, os choques culturais tendem a ser menos intensos do que quando a mistura se dá com a presença de pessoas de diferentes países.

Para que o multiculturalismo seja uma vantagem estratégica, é importante que a organização conte com gestores capazes de entender a singularidades de cada colaborador, bem como suas tendências culturais. Com um olhar atento, o gestor poderá intervir para evitar maus entendidos provenientes das diferenças culturais e até auxiliar os profissionais em seu processo de integração.

Inteligência cultural

É fundamental que os gestores tenham inteligência cultural. Saber lidar com as diferenças e ter flexibilidade para mudar o estilo de liderança de acordo com os colaboradores de diferentes culturas são pontos essenciais para construir um ambiente de trabalho saudável para todos.

Interagir com diferentes culturas pode ser um aprendizado diário e muito rico, por exigir empatia, respeito às diferenças e resiliência. Mas não só isso, essa proximidade também demanda alguns requisitos intelectuais que devem ser incentivados e viabilizados pela empresa, como falar inglês ou outro idioma em comum, entender a cultura para evitar erros e direcionar as ações de trabalho de forma estratégica, como num acordo comercial internacional. Esta relação beneficia os profissionais, que ficam mais preparados para adversidades na vida pessoal e para o mercado de trabalho.

Além disso, a estratégia é indispensável para quem planeja a internacionalização de empresas brasileiras. Isso porque um funcionário estrangeiro pode levar para a organização bastante conhecimento estratégico sobre a região pretendida na expansão.

Equipes multiculturais ainda são mais dinâmicas. No geral, as principais vantagens da multiculturalidade são:

• integração de equipes;

    • profissionais mais respeitosos;

    • ambiente mais criativo;

    • colaboradores mais dinâmicos e inovadores;

    • maior produtividade;

    • melhor reputação da empresa.

 

Gostou do artigo?

Temos mais no Blog da  Help!

Entre em contato com a gente para saber os nossos serviços

E-mail: Marcela.rodrigues@helptechnology.com.br

WhatsApp: Marcela Rodrigues

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *