Quando iniciam suas estratégias de vendas e/ou marketing digital, muitas empresas pensam logo nas redes sociais, em fazer posts patrocinados ou priorizar sua colocação na primeira página do Google.
Claro que tudo isso é ótimo e muito válido! Mas sozinhos e sem planejamento, não conseguem trazer o retorno esperado para seu setor de vendas. É preciso uma ferramenta para complementar sua estratégia. É aí que entra a figura do e-mail marketing!
Se você parar para pensar um pouco, vai ver que usamos e-mail para quase tudo na internet. Nós o acessamos diariamente para os mais diversos fins.
Mesmo assim, muitas pessoas acham que e-mail não funciona, que o público não abre, não lê, que se tornou algo obsoleto… E, acredite, aí está um grande engano!
Segundo levantamentos da área, o e-mail marketing possui um ROI (Retorno sobre Investimento, em português) médio de 3800%. Uma transação originada de um disparo como esse tem até 3 vezes maior valor do que posts de redes sociais.
E os benefícios não param por aí! Por isso, separamos mais cinco motivos para você usar e-mail marketing na sua estratégia de vendas. Vamos a eles!
- Aumento das vendas
Já que o objetivo aqui é vender e ganhar dinheiro, nada mais justo do que começar com todos os benefícios que o e-mail marketing traz para suas vendas.
Com ele, você pode enviar ofertas segmentadas e personalizadas, que significam maior possiblidade de vendas para a sua empresa! Enviar a oferta certa no momento certo é aumentar substancialmente as chances de você ter um retorno satisfatório do seu investimento.
Por isso, o e-mail marketing é uma aposta certa para quem deseja aumentar as suas vendas. Observe as boas práticas da ferramenta e veja os seus lucros aumentarem.
- Excelente custo-benefício
Mesmo com todas as inovações no mundo das vendas e do marketing digital, o e-mail marketing segue sendo a maneira mais econômica de fazer contato com seus clientes em potencial.
Por um valor extremamente acessível você garante que sua mensagem chegue de maneira rápida e eficaz até a caixa de entrada dos seus contatos.
Se você tem alguma dúvida, coloque no papel quanto gastaria para impulsionar posts nas redes sociais, produzir vídeos ou conteúdo, e também o custo de uma consultoria profissional em SEO. O e-mail marketing provavelmente terá o custo mais baixo entre todas essas opções.
- Bom alcance
Devido a sua grande popularidade, a capacidade de alcance do e-mail marketing é enorme! E se compararmos com as redes sociais, isso fica ainda mais nítido.
Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Locowise, no Facebook um post não impulsionado em uma página com mais de 50 mil curtidas pode chegar a 9,62% desse público. Já as páginas que possuem mais de 1 milhão de curtidas têm um alcance de apenas 2,27%.
Por outro lado, um e-mail enviado para uma lista com 100 mil pessoas chega a, em média, 19% dessas pessoas (dados da EMR e Júpiter Research). Com esse comparativo não queremos desmerecer o potencial do Facebook, de maneira alguma, a rede social é uma ótima plataforma, porém, o e-mail costuma ter um alcance maior e consequentemente converte mais vendas.
- Capacidade de mensuração
Outra vantagem do e-mail marketing é a mensuração. Ao enviar um e-mail para sua lista usando uma das ferramentas citadas acima (ou até outras), você consegue ter o controle de todas as métricas referentes as suas campanhas.
Além de saber quantas mensagens foram enviadas, você pode ver quantas pessoas abriram, clicaram, se descadastraram, ou te mandaram para o SPAM.
Você consegue saber onde errou e acertou a cada e-mail que envia e otimizar suas estratégias com o tempo. Não é incrível?
Aqui, citamos quatro dos principais motivos para você usar o e-mail marketing na sua estratégia de vendas, mas ainda tem muito mais e você irá descobrir isso na prática quando ver os resultados incríveis que ele vai trazer para sua empresa.
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