Cursos online crescem na pandemia, procura teve aumento de 161%

cursos online

Procura por cursos online aumenta durante a pandemia

 

Com o tempo livre dentro de cada, a busca por cursos online surgiu como uma forma de se atualizar no mercado de trabalho, podendo ser um curso de línguas ou profissionalizante.

Segundo pesquisa realizada Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve um aumento de 20% de matrículas em cursos online EAD no Brasil, fazendo com que tenham mais alunos matriculados em cursos online no que em presenciais.

Os cursos online se tornaram um caminho de efetivação para os jovens, fazendo com que mesmos presos dentro de casa eles ainda pudessem ir em busca de um futuro promissor, adquirindo mais conhecimento.

Conforme levantamento realizado pela HSR Specialist Researchers, empresa especializado em pesquisas, as ferramentas online diminuem sentimento de isolamento social e permitem aumento do consumo entre jovens da Geração Z. O estudo ainda aponta que o ensino à distância está alcançando 56% dos jovens entre 16 e 24 anos.

É claro que o contato humano e a experiência presencial são essenciais pra um aprendizado mais aprofundado, mas com essa nova realidade, novas oportunidades surgiram.

A nova era das aulas remotas

 

Ver a imagem de origem

Uma pesquisa realizada pela Mind & Hearts afirma que o isolamento social estabeleceu diversas adaptações e uma das maiores mudanças foi a educação. Segundo ela somente 8% das pessoas entrevistadas conheciam e estudavam a distância, enquanto 90% somente estudavam em cursos presenciais.

Com uma nova pesquisa realizada pela mesma instituição, é notável o quanto aquela realidade mudou, agora 47% dos entrevistados começaram cursos online, 17% por vídeo-aula, 16% das duas maneiras e somente 3% tem aulas tanto online quanto presencial.

No começo da pandemia era clara a dificuldade de adaptação, mas com o passar do tempo esse problema foi melhorando, citando a pesquisa anterior, no final de setembro de 2020, onde apontava que 14% dos estudantes entrevistados já se acostumaram com a didática à distância, conseguindo assim se concentrar mais.

Cursos online sendo usados como estratégia de qualificação

 

Ver a imagem de origem

Com o desemprego que a pandemia gerou, com isso houve um aumento nas buscas por mais conhecimentos, podendo assim se profissionalizar, fazendo cursos mais tanto na própria área, quanto em outra.

Um exemplo desse crescimento de buscas é a Hotmart, uma plataforma de cursos, que possuía até 2019 20 milhões de usuários e mais de 260 mil cursos, onde em 2020 esse número dobrou. “Apenas esse ano, foram contratadas 270 pessoas em diversas áreas, a maioria durante o período de home-office trazido pela pandemia. Ao todo, temos mais de 750 funcionários no mundo e 170 vagas abertas”, diz a assessoria de imprensa da Hotmart.

Segundo a Hotmart, com o isolamento, a procura por capacitação aumentou muito, principalmente para pessoas que nunca tinham feito cursos online antes, isso se dá pelo fato da facilidade e acessibilidade de se fazer um cursos online, além do tempo de duração que é muito menor comparada com presenciais, dando mais flexibilidade para o estudo de quem se interessa.

Além disso, diversos profissionais começaram a procurar como gerar alguma renda sem precisar sair de casa, criando seus produtos, vendendo online, fazendo home-office em empresas, entre outras.

Tendo tudo isso como exemplo, muitas empresas e profissionais de marketing começaram a ter iniciativa de criar cursos online, sendo alguns mini cursos totalmente grátis, ou com o conteúdo grátis e o certificado pago, ou o curso completo pago, gerando mais marketing para a instituição, trazendo mais clientes e gerando mais interesses em assuntos distintos, podendo ser cursos básicos profissionalizantes, cursos de idiomas ou cursos técnicos.

Por isso, outra coisa que aumentou foi a busca de como criar uma plataforma de cursos, dito isso a Help Technology conta com profissionais capacitados para criar o programa ideal para o tipo de curso oferecido pela sua instituição.

Gostou do post? Entre em contado conosco, aqui na Help Technology você pode contar com a criação da plataforma ideal para seu tipo de instituição 

Para mais informações:

E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br

Whatsapp: Ana Paula Mota 

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *