Confira 7 dicas de Saúde Bucal para usar no dia a dia

saúde
Confira 7 dicas de ouro para ter um sorriso digno de comercial, um hálito puro e uma verdadeira saúde bucal! 

Cuidar da saúde bucal traz benefícios para toda a saúde como um todo. Não só oferecem uma boa aparência, mas auxiliam na fala e mastigação correta dos alimentos. Além de prevenir a perda dentária, diversas doenças bucais e sistêmicas como cáries, candidíase oral e tártaro.

Os principais benefícios de cuidar da saúde bucal são:

  • Dentes limpos e sem resíduos;
  • Hálito puro;
  • Gengivas saudáveis que não sangram ao escovar os dentes, se alimentar e passar fio dental;
  • Prevenir doenças e problemas bucais;
  • Mastigação correta e melhor processamento dos alimentos;
  • Alívio da sensibilidade dental;
  • Prevenir aftas.

Mais que escovar os dentes após as refeições, cuidar da saúde bucal envolve uma série de cuidados que você pode incorporar na sua rotina. Lembrando que se você apresenta um hálito muito forte ou dores e sangramentos na gengiva, procure um dentista. 

Veja abaixo os principais cuidados que você deve adotar para garantir uma boa saúde bucal.

1. Escovar os dentes após todas as refeições

Escovar os dentes após as refeições elimina os resíduos do alimento evitando a fermentação do alimento e a proliferação de bactérias. Evite aplicar uma força excessiva ao escovar os dentes, pois pode prejudicar o esmalte do dente.

Espere em torno de 30 minutos para escovar os dentes após realizar a refeição. Esse é o tempo ideal para que a saliva equilibre o PH bucal, já que os alimentos e bebidas ingeridos podem alterar o PH natural da cavidade oral.

Lembre-se de escovar a língua e as bochechas suavemente, pois estas também acumulam resíduos de alimentos. Você pode utilizar a própria escova de dentes ou uma haste de limpeza. 

O ideal é escovar os dentes pela manhã, após as refeições e antes de dormir. Antes de dormir é ainda mais importante, pois durante o sono a produção de saliva (que age como um limpante natural) diminui.

2. Use o fio dental em cada escovação

O fio dental deve ser usado após a escovação, já que ele alcança a linha da gengiva e os espaços entre os dentes, fazendo a remoção completa dos resíduos que a escova sozinha não é capaz de eliminar. 

Muitas pessoas não possuem o hábito de utilizar o fio dental todos os dias, mas se quiser se ver realmente livre de cáries e possíveis problemas bucais, o fio dental é um poderoso aliado. 

3. Tenha uma alimentação saudável

A alimentação tem um papel muito importante na saúde bucal. O consumo de alguns alimentos pode desencadear lesões bucais como a erosão e o surgimento de cáries.

Evite o consumo exagerado de açúcares, como balas, chicletes e refrigerantes. Ingerir refrigerante com muita frequência pode causar erosão dentária, uma vez que este alimento possui um teor muito alto de acidez. 

Outros alimentos que causam erosão dentária: água com limão, energéticos e sucos cítricos. 

Ao consumir estes alimentos, principalmente doces que grudam nos dentes, recomendo que beba água para ajudar a eliminar e dissolver esses alimentos mais rápido até você poder fazer a higienização adequada. 

Busque ter uma alimentação equilibrada, consulte um nutricionista e fale com o seu dentista para encontrar a melhor dieta para você. 

4. Troque a escova de dentes a cada 3 meses

Escovas de dentes podem acumular bactérias, fungos e até vírus. Por isso, para uma higienização bucal realmente eficaz, procure trocar de escova de dentes a cada três meses, quando as cerdas estiverem desgastadas e após ter tido gripe e resfriados.

Você também pode adotar alguns cuidados para garantir maior durabilidade e qualidade da sua escova, como:

  • Não deixar a escova perto do vaso sanitário
  • Não deixe sua escova perto de outras escovas (guarde separadamente)
  • Não encape a escova se estiver com as cerdas úmidas
  • Lave bem a escova com água corrente após o uso
  • Troque sua escova após gripes e resfriados

5. Faça bochechos antes e depois de escovar os dentes

Fazer bochechos ajuda a eliminar os resíduos de alimentos e soltar placas acumuladas nos dentes e na gengiva. Você pode utilizar o um enxaguante recomendado pelo seu dentista ou água mesmo. 

6. Utilize produtos de higiene bucal que contém flúor

O flúor é um mineral que protege os dentes de bactérias e cáries. Prefira utilizar um creme dental que contém flúor, e evite exagerar na quantidade de creme dental, afinal o que garante uma limpeza eficaz é o movimento certo com a escova de dentes.

7. Visite o dentista regularmente

Os cuidados de rotina são essenciais para manter a boa saúde bucal. Mas é imprescindível fazer as visitas ao dentista para se certificar de que os seus cuidados estão sendo realizados corretamente e poder identificar qualquer problema previamente.

O recomendado é fazer visitas de seis em seis meses, mas você pode marcar uma consulta quando sentir algum sintoma ou desconforto bucal.

Quer ter acesso aos melhores dentistas e convênios odontológicos? Faça seu plano com a Help!

Convênios Help

A Help Technology oferece os melhores convênios odontológicos para garantir que você tenha uma saúde bucal excelente! Conheça alguns dos nossos convênios:

 

 

 

 

 

 

 

Ficou interessado? Entre em contato com um de nossos consultores no WhatsApp (11) 4746 8556.

Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *