Como fazer a Campanha ideal para seu público alvo
Campanhas publicitárias são estratégias completas de marketing que são úteis em uma série de momentos, de acordo com o que se pretende divulgar. Por isso, entender o que são e quais os seus objetivos é essencial para manter uma comunicação afinada com o seu público. A divulgação de um produto exige muito planejamento, estratégia e criatividade
Uma campanha é uma ação específica que tem como objetivo gerar resultados a curto, médio ou longo prazo. Sendo assim, elas são uma ótima forma de mensurar os esforços realizados em uma empresa para que o retorno traga vantagens.
Existem diversos tipos de campanhas diferentes, cada uma com um objetivo e um público distinto. O modelo escolhido depende da intenção da empresa ao desenvolver uma campanha.
Quando você começa a planejar uma campanha, é necessário pensar no público-alvo, na persona, no objetivo principal dela e, principalmente, nos resultados dela para o seu negócio.
Também é necessário estabelecer um budget para toda a ação e o formato: será em vídeo? Patrocinada? Um comercial? Você precisa pensar na melhor forma de atrair novos clientes e fazê-los se encantar com o seu negócio.
As campanhas podem ser ótimas formas de expandir o seu público e fazer com que o maior número possível de pessoas conheçam a sua marca. Você pode optar por fazer campanhas sazonais, como de dia das mães ou halloween, por exemplo.
Muitas marcas que são líderes de mercado hoje em dia começaram com campanhas específicas e se consolidaram como gigantes da indústria. Por exemplo, quando você lê a frase “amo muito tudo isso”, em qual empresa você pensa? McDonald’s, certo?
Porém, quando executada de maneira errada, a campanha pode ser um desastre, como por exemplo a da marca italiana Dolce & Gabbana, que fez uma ação com mulheres chinesas tentando comer pizza com um hashi, e foram acusadas de racismo.
Quais são os tipos de campanhas publicitárias
• Campanha institucional
• Campanha social e educativa
• Campanha de oportunidade
• Campanha de lançamento
• Campanha de sustentação
• Campanha governamental
• Campanha política eleitoral
Dentro das várias nuances de planejamento de marketing, está a definição do tipo de campanha que será executada. Antes, porém, é preciso ter muito claro alguns elementos:
• Público-alvo;
• Objetivo;
• Budget disponível;
• Linguagem da empresa.
Qual a diferença entre anúncio e campanha publicitária?
O anúncio serve para divulgar produtos e serviços comuns do dia a dia, uma promoção, por exemplo. E pode ser trabalhado separadamente, ou seja, sem estar dentro de um conceito ou planejamento extenso de ações.
Já a campanha publicitária envolve processos mais elaborados e um período para acontecer. Ela pode envolver vários anúncios e estratégias com direcionamentos e objetivos pré-estabelecidos a serem analisados durante e após o período de vigência.
Planeje suas campanhas para atingir suas metas anuais de receita e volume. Por exemplo, se você está tentando gerar 100 novos clientes, descubra quantos leads precisará e quando precisará deles. Pense em como você usará mídias diferentes.
Identifique todas as metas de negócios que precisarão de suporte de marketing. Você pode precisar de campanhas para gerar e cultivar clientes em potencial, para vender diretamente e por meio de um canal específico ou até mesmo para comercializar para clientes já existentes.
Portanto, avalie ideias e opções (atividades de vendas tradicionais, marketing na Internet, mídia social, telemarketing, marketing de conteúdo, e-mail, publicidade..) para determinar quais são mais eficazes para atingir uma meta específica.
Se você incluir todos os detalhes sobre sua oferta, é fácil para os clientes em potencial ficarem sobrecarregados. Seja criativo – O mercado atual é bombardeado diariamente com mensagens, e publicidade, então prenda sua atenção e envolva-as.
Se você precisa de ajuda para desenvolver a campanha da sua empresa, entre em contato com a Help: temos especialistas que irão compreender as necessidades do seu negócio e poderão te orientar antes, durante e depois das campanhas.
E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br
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